4 técnicas de meditação que farão você ter mais foco e direção

Escrito por Loop de Sucesso

A meditação não é apenas o ato de fechar os olhos e respirar fundo.

Para conseguir meditar da forma correta, é necessário saber mais sobre as técnicas de meditação. 

Meditação é um estado de relaxamento para se conectar com o interior, atingir tranquilidade e gerir melhor as emoções.

Através das técnicas de meditação, os profissionais conseguem melhorar os seus desempenhos e lidam mais facilmente com imprevistos ou momentos de pressão.

As técnicas de meditação são responsáveis por auxiliar no foco e voltar a atenção para emoções positivas, reduzindo a ansiedade, o estresse e outros fatores prejudiciais na vida pessoal e profissional. 

A meditação funciona como uma ponte, para que ocorra uma conexão profunda e segura com o interior.

Por isso, ela é tão recomendada para eliminar crenças limitantes e deixar de lado as energias absorvidas ao longo do dia.

As técnicas de meditação foram um divisor de águas para mim, eu consigo perceber, claramente, a diferença de quem eu era, para a nova versão que construí. 

No entanto, a maior mudança que notei, após aprofundar o conhecimento nas técnicas de meditação, foi o desaceleramento dos pensamentos.

Minha mente era inquieta e na maioria das vezes, a insônia persistia, fazendo com que eu acordasse diversas vezes com os pensamentos surgindo de forma incontrolável. 

Por isso, eu comecei a utilizar algumas estratégias de meditação que me permitiam continuar nos meus afazeres, enquanto as seguia, veja quais foram:

  • Meditar enquanto caminho ou me desloco para algum lugar: O ideal é se abrir para as sensações que vierem de encontro ao corpo e enxergar o maior número de detalhes ao longo do caminho.
  • Ativação do paladar: Parar de viver no automático e permitir-se sentir os sabores. Essa é uma atividade com o propósito de diminuir a ansiedade e focar no presente.
  • Desligar e silenciar: Deixar de lado os aparelhos eletrônicos alguns minutos antes de dormir, pode melhorar a qualidade do sono. Pois, o silêncio e a pouca claridade do ambiente diminuem, consideravelmente, os efeitos da mente acelerada.

Você já experimentou esse ritual ao longo do seu dia?

A meditação também é conhecida pelos benefícios de manter uma conexão com o presente, driblando a ansiedade, o estresse e a falta de produtividade, que podem impactar negativamente a saúde física e mental.

O objetivo é aumentar o potencial do cérebro, para que ele se mantenha ativo, enquanto realiza as tarefas do cotidiano. 

No entanto, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a meditação não é uma prática religiosa e, é testada, constantemente, por especialistas, através de experimentos científicos para validar os seus efeitos.

Os benefícios das técnicas de meditação são inúmeros, conheça agora os principais:

  • Aumento da inteligência emocional;
  • Melhoria na qualidade do sono e no pensamento acelerado;
  • Aumento do foco e concentração;
  • Foco no presente e crescimento da produtividade;
  • Maior autocontrole em situações de estresse;
  • Melhoria no humor durante o dia.

Você já pensou em como isso é relevante?

Porém, como foi citado no início, há algo que você precisa retirar da sua mente: Meditação não é apenas respirar profundamente.

E, é por isso, que se aprofundar nas técnicas e estratégias de meditação, deve ser o seu foco no momento. 

Nenhuma das técnicas de meditação que você conhecerá aqui será eficaz, se forem reproduzidas de maneira errada.

Ao meditar, a mente precisa conseguir cumprir os seguintes passos:

  • Limpar, trazer clareza e organização de pensamentos;
  • Promover o autoconhecimento;
  • Abrir a mente para a criatividade e o surgimento de ideias;
  • Entender os sentimentos, emoções e as suas causas.

Compreende agora como funciona o processo de meditação?

Nos últimos anos, as técnicas de meditação têm sido cada vez mais buscadas por diferentes tipos de pessoas, independentemente das suas faixas-etárias. 

E, um fato se tornou perceptível: Quem medita, possui um objetivo.

Seja ele relacionado a saúde, bem-estar ou a carreira profissional, a verdade é que as técnicas de meditação têm feito a diferença na vida de milhares de pessoas. 

Além disso, esse treino mental, feito a partir das técnicas de meditação, pode ser encaixado em poucos minutos do seu dia, deixando para trás o argumento de que para meditar, é necessário bastante tempo disponível. 

Logo, entenda que é possível meditar em qualquer lugar, seguindo o tempo que você tem disponível em sua rotina.

Porém, é preciso saber que no início, essa tarefa não será tão fácil, já que ainda não será um hábito enraizado, mas com a prática, o tempo será otimizado e as técnicas de meditação serão executadas facilmente. 

A meditação para iniciantes pode ser praticada com a ajuda de um instrutor ou até mesmo sozinho, seguindo as técnicas de meditação que disponibilizaremos ao longo desse conteúdo.

Agora que você já conheceu mais profundamente sobre a meditação e os seus benefícios, é hora de descobrir qual é a técnica de meditação ideal para você progredir em sua jornada. 

Ficou curioso (a) para saber mais sobre esse assunto?

Então, vem comigo!

4 técnicas de meditação que irão auxiliar você na conquista dos seus objetivos [ A 4° é a minha favorita ]

1. Foco na respiração

É uma técnica de meditação bastante conhecida e praticada, além de ser recomendada para iniciantes.

Através da respiração, é possível driblar a ansiedade e atingir um estado de relaxamento, a fim de aumentar a sensação de bem-estar.

Para executar bem essa técnica de meditação, você precisa de um ambiente tranquilo, posição confortável e se desligar do mundo exterior fechando os olhos.

A partir disso, a concentração deve se voltar para o ritmo da respiração, lentamente e frequentemente, levando a mente a alcançar os pontos mais íntimos do seu interior.

Para quem está iniciando a meditação agora, eu recomendo assistir esse vídeo de Respiração Guiada, ele foi de grande ajuda para mim no início. 

A medida que o hábito for sendo enraizado, o corpo vai se adaptando e os resultados positivos irão aparecer. 

2. Repetição de mantras

Essa técnica de meditação pode ser executada ao longo do dia, entre as tarefas, sem atrapalhar o desempenho.

Mantras são palavras e frases que possuem uma frequência capaz de mudar as suas emoções e como você se sente em relação a vida. 

As três principais formas de fazer um mantra são as seguintes:

  • Murmurando: É considerada uma forma poderosa de recitar mantras.
  • Voz mental: Quando se recita apenas mentalmente. É vista como mais poderosa do que apenas murmurando.
  • Voz alta: Seria a menos eficiente de todas. 

Qual delas você prefere?

O principal benefício dos mantras é a sensação imediata de paz e bem-estar, a pessoa praticante se sente pronta para enfrentar qualquer desafio.

Para ajudar você a executar essa técnica de meditação, eu separei um aplicativo chamado: Lojong – Meditação & Mindfulness (Disponível para IOS e Android). 

Através dele, você tem acesso a uma longa jornada de meditação, com ações focadas em um propósito e de forma intuitiva. 

3. Atenção plena

A atenção plena ou mindfulness consiste em uma técnica de meditação que tem como objetivo promover o foco no presente.

Se você sente dificuldades para ser produtivo e ter uma alta performance no trabalho, essa técnica de meditação pode ser a ideal para você.

Praticar a atenção plena através de experiências é o grande desafio dessa técnica. 

É possível meditar enquanto faz uma caminhada ou se desloca no trajeto para o seu trabalho.

Mas, é preciso estar atento aos detalhes, sensações, toques e ao paladar.

A ideia é não deixar a vida no piloto automático e aproveitar cada momento focando no presente.

Dessa forma, o foco, a concentração e a produtividade tendem a aumentar. 

Durante a minha jornada, quando resolvi executar e aprender mais sobre atenção plena, houve um aplicativo que me auxiliou bastante.

O Fabulous (disponível para IOS e Android), é um aplicativo utilizado para registrar hábitos, com ações para atingir metas e medidores de progresso.

Além de lições, exercícios e uma nova maneira de planejar o seu dia, você terá acesso a meditações e treinamentos para melhorar também o seu condicionamento físico. 

O Fabulous tem como objetivo manter você sempre conectado ao presente. 

4. Meditação guiada

Essa técnica de meditação é, sem dúvidas, a minha favorita.

A meditação guiada é ideal para quem busca potencializar a criatividade e desenvolver soluções inovadoras para os desafios do dia a dia.

Ela é feita com a ajuda de um instrutor ou através de vídeos e áudios, contendo todo um passo a passo.

Além de aumentar a concentração, ela também aprofunda o aluno no mundo da meditação, a fim de entender um pouco mais e progredir no novo hábito. 

Se você tem interesse nessa técnica de meditação, recomendo assistir esse vídeo sobre Meditação Guiada, para entender em poucos minutos como ela funciona e conseguir dar os seus primeiros passos como iniciante.

Existe um mundo inteiro dentro de você e, é possível desbloqueá-lo através das técnicas de meditação. 

Conclusão: Uma conexão valiosa consigo mesmo!

Se você chegou até aqui, então, já compreendeu o quanto as técnicas de meditação são poderosas para a saúde mental e o seu bem-estar.

E o mais importante, descobriu que é possível meditar em qualquer lugar e de acordo com o tempo que você tem disponível.

Caso você queira uma playlist bem tranquila para executar as técnicas de meditação por um longo período de tempo, vou deixar aqui a nossa Playlist de Foco, repleta de sons tranquilos e relaxantes.