Mentalidade de sucesso

Como ser bem-sucedido: o significado da palavra resiliência no empreendedorismo

Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

A resiliência, de acordo com o Wikipedia, é um conceito psicológico emprestado da física, onde é definido como a capacidade de alguém lidar com os problemas, superar obstáculos e ser mais resistente à pressão em situações difíceis.

O significado de resiliência é ser mais resistente à pressão em situações difíceis.

Já no caso de um outro site em algumas buscas no Google, o significado de resiliência é a capacidade que você possui de responder de forma mais consistente tanto aos desafios quanto as dificuldades, lidando com flexibilidade e desenvolvendo a superação diante dos obstáculos.

Confesso que são boas explicações, mas para mim, ser resiliente significa entender o que é necessário para chegar no seu objetivo e não parar, mesmo que você precise mudar, desafiar, superar obstáculos e acabar com os problemas ou objeções.

Resiliência é entender que o caminho é árduo, mas que você está lutando pelo resultado, então, nada fará você parar, desenvolvendo uma flexibilidade rara para reagir ao que vier.

É sinônimo de força, vontade, desejo e oportunidade, mesmo que isso não conste no dicionário.

Em simples e curtas palavras: a resiliência é uma combinação fortíssima de fatores que fazem com que o você crie as “ferramentas” necessárias para entender, enfrentar e superar todo e qualquer problema que apareça entre você o seu objetivo.

Muito provavelmente você já deve fazer ideia, mas vale a pena deixar claro que a resiliência é uma característica que está sendo cada vez mais valorizada, ainda mais quando o assunto é empreendedorismo.

O que não é difícil de entender o motivo, já que um profissional, para que consiga progredir com seu negócio, precisa saber como lidar com os problemas de maneira racional, solucionando-o de forma séria, mas sem perder a calma e o otimismo.

Sem a resiliência… Bom, sem ela não existe evolução, afinal, dificilmente você conseguirá resolver algum problema, já que ficará facilmente estressado, desesperado e responderá de forma negativa quando acontecer algo inesperado.

O segredo para que você progrida é tornando-se um bom profissional, sendo que, para isso, você precisa desenvolver algumas características, como a resiliência.

Portanto, siga com a leitura, entenda melhor sobre o assunto e descubra como isso pode ser um divisor de águas no seu negócio!

Por que é necessário ter resiliência para ser um empreendedor bem-sucedido?

O empreendedor precisa saber o significado de resiliência para passar por desafios

 

Se você já empreende, sabe que é uma tarefa que pode ser desgastante, afinal, o caminho até o sucesso conta com inúmeras surpresas, sendo, sinceramente, muito mais “negativos” do que positivos.

O empreendedorismo é uma corrida onde o seu adversário é você mesmo, então, ganhar ou perder depende única e exclusivamente de como você vai se comportar.

Na verdade, para ser mais específico, de como você lida com os desafios, se a frustração te consome facilmente e até onde você vai sem querer desistir de tudo.

Os benefícios são incríveis? Sim, de fato, encantam os olhos de qualquer pessoa, mas não se pode negar que o caminho é árduo.

Se você está pensando em empreender, é importante, além de apenas se deslumbrar com os resultados, pensar sobre todos os obstáculos e desafios que vão vir, mesmo que você tenha um planejamento detalhado.

Para driblar tudo, é essencial que você tenha a plena consciência de que empreender é uma luta diária, assim, muito provavelmente, desenvolver a resiliência não será uma tarefa tão difícil, já que você estará esperando uma batalha todos os dias.

Sem a resiliência, como já foi dito, será completamente impossível evoluir e vencer os desafios, prejudicando o seu negócio.

Por esse motivo, inclusive, ter essa característica é necessária para que você consiga tornar-se um empreendedor bem-sucedido.

Independente de qual seja seu gênio, crenças e até mesmo personalidade, seja racional e utilize a razão como aliado, deixando de lado o hábito de tomar decisões no calor da emoção.

Assim, você irá ganhar a resiliência de pouco a pouco, além de garantir que não vai perder a cabeça em situações que são tão problemáticas, que parecem não ter fim, solução ou qualquer outra coisa que resolva.

6 Características marcantes de pessoas resilientes

As principais características de alguém com resiliência

Para mim, a frase “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, é uma verdadeira balela. Afinal, apenas saber como ser resiliente ou bem-sucedido, por exemplo, é fácil, mas viver isso na pele é muito mais difícil.

Você só aprende vendo, na prática, como funciona, certo?

Como na escola, onde você ouvia milhares de vezes seus professores falando, porém, só aprendia, de fato, quando resolvia um exercício, desenvolver a resiliência funciona do mesmo jeito.

Por esse motivo, e para que você realmente consiga ser resiliente, confira abaixo as características marcantes de pessoas que já desenvolveram a resiliência.

Dessa forma, você consegue entender melhor como funciona e vê, com seus próprios olhos, como não é um bicho de sete cabeças o significado de resiliência.

1. O final será sempre bom

Alguém com resiliência busca otimismo para superar adversidades

Lembra que foi falado sobre o otimismo? Bom, se sim, ótimo, afinal, uma característica completamente marcante de quem é resiliente é justamente o otimismo.

O que, é importante ressaltar, não significa que as pessoas neguem a realidade ou preferem fechar os olhos para as situações difíceis, muito pelo contrário, ser otimista é entender o que está acontecendo de negativo, mas procurar saber o que pode ser feito para fazer com que isso tenha um final bom.

Ser otimista faz com que as pessoas sejam mais tolerantes para os desafios e até mesmo às incertezas, conseguindo se manter mais estável e calmo diante de das decisões complicadas e circunstâncias problemáticas.

2. Fácil adaptação

Um empreendedor resiliente ultrapassa obstáculos com menos pressão emocional

Pessoas que dominam a resiliência possuem uma flexibilidade mental e emocional muito grande, o que faz com que tomar uma decisão difícil ou ter que lidar de uma forma diferente não seja lá uma tarefa tão custosa.

Ser flexível, ou melhor, de fácil adaptação, é uma característica incrível, já que a pessoa possui uma facilidade enorme em “caminhar” por tudo que precisa, sem sofrer com isso.

Por exemplo, é possível ser sério e bem-humorado, assim como ser lógico em umas horas e intuitivo em outras, ou até ser forte, mas gentil quando precisar… Enfim, ser o que a situação demandar.

3. Defesa bem estruturada

Pessoas resilientes possuem uma maior defesa mental

No empreendedorismo e em qualquer outro ambiente, é normal que o seu caminho cruze com um profissional que pode agir de má-fé. Porém, discutir, gritar, se desestabilizar e partir para cima do profissional não são atitudes de pessoas resilientes.

A realidade é que quem domina a resiliência, pode até ser vítima e se prejudicar com o que acontecer, mas consegue manter a calma, evitando estragos maiores por bloquear as possíveis ações.

Além disso, é muito comum que, nestas situações, ao invés de agir sozinho, busque apoio de terceiros, como aliados, ferramentas e recursos valiosos para resolver da forma menos dolorosa possível.

Não existe discussão, gritaria e bate boca, pessoas resilientes conseguem abstrair melhor a raiva e frustração, se comunicando de forma inteligente para evitar estragos maiores, mas sem perder a oportunidade de mostrar seu ponto de vista.

4. Experiência de vida valiosa

Uma pessoa resiliente costuma enfrentar desafios de forma mais otimista

Se perguntar qual é a “moral” da história vivida é uma prática normal para quem é resiliente, afinal, dominar a resiliência é conseguir entender de forma rápida a experiência que viveu, mesmo que tenha sido algo inesperado ou negativo, retirando as lições e aplicando na vida, para garantir duas coisas:

  1. Não cometer o mesmo erro duas vezes;
  2. Saber que possuem mais chances de ter um resultado positivo, já que com a experiência ruim, é como se uma alternativa fosse eliminada, sobrando outras para testar.

Empreendedor bem-sucedido acha graça das crises que passa, sendo inundado por emoções boas.

Parece loucura, mas isso é completamente inteligente, tanto por liberar substâncias de bem-estar que podem ajudar a lidar com momentos difíceis quanto por saber que não precisa se desesperar, já que no final, uma lição valiosa será retirada.

Um pouco mais avançado, levar as experiências dessa forma é uma mistura de otimismo, flexibilidade e até mesmo saber como se defender.

Está vendo? A resiliência é, de fato, uma grande união de características extremamente importantes.

5. Networking saudável

O networking está ligado à resiliência por meio do apoio social

A resiliência não seria possível sem um apoio social de peso.

Talvez, para quem é mais tímido, isso seja um verdadeiro “tiro no peito”, mas a questão é que ter pessoas que você pode contar é essencial para o seu crescimento.

Não significa que você precisa ter centenas de relacionamentos.

Na verdade, um networking saudável, está mais relacionado à qualidade do que quantidade, então, não se preocupe em falar com todos que puder, se relacione apenas com quem se sentir confortável.

O importante é se relacionar, mas se você conseguir fazer um filtro, buscando ter uma amizade com quem complementa o seu negócio é mais interessante ainda.

Antes que você pense que isso seria um ato de interesse… Bom, você está certo, as pessoas falam umas com as outras por interesse, seja na forma de conversar, no conhecimento (como é o seu caso), na beleza e até mesmo no poder aquisitivo.

Não significa que você deve estabelecer uma relação apenas com quem você possui interesse, já que a ideia é que você se relacione com pessoas que, além de te ajudar a crescer, você goste. Portanto, não precisa se sentir desconfortável!

No empreendedorismo, falar com as pessoas e até mesmo cogitar contratar um mentor vai diminuir consideravelmente os seus problemas e também irá ajudar no desenvolvimento da resiliência.

Afinal, você acaba se sentindo muito mais confiante por ter a possibilidade de conversar com pessoas que entendem do assunto profundamente.

6. Utilizam o tempo de forma inteligente

O tempo é valioso para uma pessoa resiliente

Trabalhando a resiliência de forma contínua, a tendência é tornar-se cada vez mais resiliente, com mais facilidade em resolver os problemas e viver o agora.

Com tantos anos trabalhando esse conjunto de características, você deixa de se preocupar em sobreviver e passa a viver cada minuto do agora, sem ficar pensando como será o amanhã ou quais serão os problemas.

Se resiliente, depois de algum tempo, passa a ser algo normal, então, de tanto tentar, ou estimular o famoso “Finja até que se torne real”, você não sente mais a necessidade de se esforçar em pensar diferente, você apenas pensa, age e resolve.

O seu presente tende a ser melhor do que o seu passado, e o seu futuro… Bom, você já entendeu, né?

Felizmente, ser resiliente ensina que você nunca deve se contentar com suas conquistas atuais, o que faz com que você sempre tente ir além, conquistando ainda mais.

Para o resiliente, o tempo é um aliado poderoso, utilizando-o de forma inteligente, para nutrir suas experiências e fazer com que o crescimento seja ainda mais notável.

Conclusão: É possível desenvolver a resiliência, afinal?

Como desenvolver as características de um profissional resiliente

É claro! Todas as características que conferiu acima, são completamente possíveis de serem adquiridas, basta que você se esforce, deixando de lado hábitos ruins para dar lugar à disciplina.

Você já possui uma mente empreendedora e sabe qual é o significado de resiliência, então, agora é só aproveitar a oportunidade para desenvolver as características necessárias e ser um profissional bem-sucedido.

Se você acompanha a Loop de Sucesso no instagram ou no nosso canal do telegram , sabe bem que você encontra dicas e insights poderosos focados em desenvolvimento pessoal.

Portanto, se você quer garantir uma vida elevada, não deixe de buscar sua injeção de motivação diária por lá.

Para finalizar com chave de ouro, deixe nos comentários qual é a sua maior dificuldade na caminhada para ser uma pessoa mais resiliente e estimule a troca de experiências.

Afinal, esse é um dos segredos, lembra?

Como ser bem-sucedido: o significado da palavra resiliência no empreendedorismo 1

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.