Desenvolvimento Profissional

Produtividade no trabalho: 6 técnicas para bater suas metas semanais sem se esgotar mentalmente

9 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

Para começar, preciso saber se você realmente sabe o que é produtividade no trabalho.

o que é ter produtividade no trabalho?

Muitos imaginam que ser produtivo no trabalho é conseguir executar um certo número de tarefas por dia, número esse que deve ultrapassar a média de uma pessoa normal, mas isso com certeza não chega nem perto do verdadeiro significado de produtividade no trabalho.

Então, afinal de contas o que é ter produtividade no trabalho?

Segundo a Wikipédia, é quando você trabalha cumprindo tarefas importantes de modo consistente e ainda obtém resultados em pouco tempo e com menos esforço.

Eu sei que essa resposta encheu você de vontade. Imagina só conseguir conciliar tudo em apenas 24h e ainda ter grandes resultados.

Seria incrível se todos nós soubéssemos a maneira certa de alcançar esses resultados, mas se não existissem desafios, não haveriam propósitos de vida.

Há um ano atrás, alguém me falou que eu deveria ser versátil ou multitarefa, porque eram esses profissionais que as empresas valorizavam. E o pior, eu acreditei.

Perdi muito em tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Quando você é multitarefa não consegue ser produtivo no trabalho, porque além de se atolar em serviços, os resultados vão simplesmente sumindo.

A correria é tanta, que dar tudo de si, se torna praticamente impossível. Então, eu finalmente entendi que não devo agir como uma máquina para agradar os outros, mas sim aprender a gerenciar o meu tempo para ter os melhores resultados.

Acredite em mim, todas as pessoas que você tem uma profunda admiração, já se sobrecarregaram e se cansaram sem saber lidar com os compromissos do dia a dia.

Mas eu também sei que é difícil assistir na plateia, empreendedores e líderes exibirem resultados extraordinários e você sem conseguir trazê-los para a sua realidade.

Por isso, continue lendo o conteúdo para encontrar hacks que podem abrir os seus olhos para novos horizontes e fazer com que você vire a chave da sua produtividade no trabalho.

Vem comigo!

Produtividade no trabalho: As 6 melhores técnicas para bater metas semanais sem se esgotar mentalmente (a 3ª é a minha preferida)

Aumentar a produtividade no trabalho com esses passos simples

Se você chegou até aqui, é porque está quase pronto.

Essas 6 técnicas nada mais são do que pequenos passos que dependem exclusivamente de você e da sua força de vontade.

Ao terminar essa leitura você tem duas opções:

1.Fechar o conteúdo e agir como se nada tivesse acontecido.

2.Tentar aplicar no seu dia a dia e observar os resultados obtidos.

Não preciso nem dizer que a escolha de alguém que deseja mudar o rumo das coisas é a segunda, não é?

Como sou muito observador, ouço comentários de vários tipos de pessoas, mas existe um que é recorrente e muito usado para quem deseja justificar a sua falta de ação.

“Não posso começar agora, vou esperar ter mais tempo para conseguir conciliar as coisas, isso exige muito de mim.”

Ao ouvir isso, sempre me vem à mente uma frase de Richard Branson: “Se alguém lhe oferecer uma grande oportunidade e você não tiver certeza que consegue executar, diga sim e aprenda a fazer depois.”

O amanhã não existe sem os pequenos passos dados hoje, então vamos as técnicas para você conseguir aumentar a sua produtividade no trabalho e começar agora mesmo. Prepare-se para mais um dia de aprendizado valioso.

1. Você precisa de energia para caminhar durante toda a jornada

Como ter energia e motivação para conseguir ser produtivo no trabalho

É aqui que você entende que a base de qualquer meta ou objetivo é a motivação.

Não há como ter força de vontade para enfrentar os obstáculos sem ter ao menos um plano traçado. É nisso que a motivação pode ajudar.

Ela é aquele pequeno senso de direção que orienta por onde você deve andar, por quais caminhos optar e quais decisões tomar.

Você pode ser um dos melhores da sua área ou ter a melhor equipe do mercado, mas se não houver motivação, terão os piores resultados.

É satisfatório observar que pessoas motivadas fazem o trabalho parecer cada vez mais fácil, simplesmente por estarem entusiasmadas e com a carga de energia positiva em alta.

Então, se você deseja encontrar a motivação verdadeira, recomendo fortemente que comece pensando na razão de desejar aquela meta, o que ela pode proporcionar a você?

A partir de agora, antes de questionar a sua produtividade no trabalho, procure analisar como anda o seu estágio de motivação, ele mostrará a você a verdade sobre o propósito ao qual você persegue.

2. O processo não é o seu maior obstáculo, a zona de conforto é

A zona de conforto te impede de ter produtividade no trabalho

A maioria esmagadora sabe exatamente o que fazer para chegar ao sucesso.

É difícil, ter essa verdade jogada assim sem nenhum cuidado, mas acredite em mim, você precisa disso. Está na hora de finalmente parar de contar histórias a si mesmo e de tentar justificar o motivo de tantos fracassos.

Você quer estar confortável, todos querem, afinal pense comigo! É mais fácil saber o que está por vim, do que arriscar no desconhecido. E é justamente por isso que o processo é tão demonizado em nossas vidas.

A mudança é desconfortável, aceite. Mas se você deseja resultados, precisa aprender a nadar com os tubarões ou simplesmente estará sendo levado pelas ondas e ofuscado pelos grandes.

A partir daqui você estará por sua conta e risco, mas se for daqueles que odeiam mudanças, não continue esse conteúdo, os próximos tópicos não são para você.

3. A maneira como você conduz as primeiras horas do dia define todo o restante

Você precisa eliminar a preguiça se quiser ser mais produtivo no trabalho

A manhã é um dos momentos mais importantes do seu dia, embora muitos prefiram atropelar as horas sem nenhum cuidado, por sono, preguiça ou descaso mesmo.

Se você é daqueles que aperta constantemente o botão soneca do celular, meu amigo, encontramos o primeiro erro da sua rotina matinal.

No meu dia a dia, o que me dá energia para alinhar tudo ao acordar, é me exercitar e me aprofundar em um silêncio necessário para um dia mais organizado.

Após isso, finalmente estou pronto para dar tudo de mim e conseguir mais um dia produtivo no trabalho. Entenda, que ignorar as manhãs como se fossem apenas horas inúteis não fará com que você performe bem com as suas tarefas.

Sempre ao acordar, procure fazer com que a base do seu dia seja feita ali, naquele momento, organize, mentalize e incorpore esse novo hábito no seu cotidiano.

Se o que você faz, não te traz resultados positivos, abra a sua mente e faça algo diferente.

4. É mais complexo? Faça primeiro

A chave para ter produtividade no trabalho é começar pelas tarefas difíceis

Vamos começar na raiz do problema.

Se você como eu, queria fazer tudo que era mais fácil primeiro, na infância, então você sabe exatamente do que estou falando.

A questão, hoje em dia, é que a preguiça mental anda impedindo muitas pessoas de realizarem suas tarefas diárias, sem que elas ao menos se deem conta disto. São pessoas que querem atingir objetivos, mas sem pagar preço algum. E lá vamos nós para a colheita do sofrimento pelos nossos atos, ou falta deles no caso.

Para que nada disso aconteça, é preciso que você separe as suas tarefas em listas, de acordo com as dificuldades de cada uma.

Dessa forma, você usará a energia do seu cérebro da forma certa e nas atividades que exigirão muito mais de você. A medida que a sua mente for se esgotando, ficarão as tarefas mais simples e você executará com mais rapidez e facilidade as suas metas diárias, cumprindo tudo que tinha planejado.

5. Diga não, sempre que algo se tornar uma distração

Evite dizer sim para tudo se quiser ter produtividade no trabalho

Uma palavra tão simples, não deveria ser tão desconfortável para as pessoas. Mas, talvez não fosse realmente, se não carregasse um poder tão grande, o de libertar você.

Essa dificuldade que muitos têm dentro de si, pode revelar algo maior, o medo de se posicionar no meio dos outros. Será que você está impondo suas vontades? Será que você sabe como fazer isso?

No mundo empresarial é quase corriqueiro que um colega se aproveite do outro através de pequenos “favores”. Se você diz sim constantemente, vai acabar como uma escada ambulante para o crescimento dos outros, mas você permanecerá pequeno e achatado afogado em tantos “sims”.

É necessário que você entenda a diferença entre ajudar e ser prestativo em excesso, porque a partir do momento em que você diz sim para os outros, pode estar dizendo não para as suas metas e objetivos.

Não existe produtividade no trabalho tendo que estar servindo e agradando o tempo inteiro.

Portanto, a partir de hoje, deixarei uma tarefa para você. Comece a treinar seus “nãos”, se livre das distrações, foque no seu trabalho.

Lembre-se: Quem muito agrada, acaba desagradando a si mesmo.

6. Aproveite o fim de semana para listar suas tarefas semanais

O fim de semana é ideal para organizar as tarefas e ser mais produtivo no trabalho

Começar a semana com tudo desorganizado, já é um passo dado para trás.

Por isso, é importante que com a mente descansada, você tire uns minutos para organizar a sua semana.

Acredite em mim, esses míseros minutos farão com que você economize horas na execução das tarefas. Além de diminuir o possível estresse, já que o seu cérebro se tranquilizará ao ver que tudo está encaminhado, eliminando assim uma ansiedade desnecessária.

E não é só na economia de horas que você é beneficiado, seu desempenho aumenta e o foco na hora de começar também cresce.

Quando as tarefas são colocadas de maneira organizada, não há como perder o entusiasmo e a força de vontade.

Conclusão: A produtividade no trabalho está em fazer coisas que você achava ser irrelevante

A produtividade no trabalho está em fazer coisas que você achava ser irrelevante

Não, esse não é o fim das técnicas, existem várias formas de aumentar a sua produtividade no trabalho.

Mas chegando aqui, acredito que você tenha entendido que uma pessoa produtiva não é alguém que trabalha como uma máquina sem parar. Algo inalcançável.

Não acredite em técnicas mirabolantes, a produtividade no trabalho consiste em fazer coisas simples, que você deixa de fazer justamente porque acha simples demais.

Fazer mais, com menos, não deve ser totalmente o seu foco. Procure antes de qualquer coisa a qualidade e excelência naquilo que você faz.

A produtividade no trabalho depende principalmente da sua motivação em realizar uma tarefa.

Está mais confiante? Se sim, ótimo, agora é só acompanhar o perfil oficial do Loop de Sucesso no Instagram e receber uma injeção diária de motivação para continuar seguindo em frente. Afinal, se quiser ir longe, vá acompanhado.

Produtividade no trabalho: 6 técnicas para bater suas metas semanais sem se esgotar mentalmente 1

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.