Desenvolvimento Pessoal

Poder do foco | Como potencializar seus resultados

9 min de leitura

O Poder do foco é uma das características mais almejadas pelos empreendedores e profissionais de qualquer ramo de trabalho. 

Como ter mais foco

Se você não está focado, todas as suas habilidades serão prejudicadas, não importa se você é um dos melhores em um determinado segmento, é necessário estar atento para que consiga dar o seu máximo nas tarefas que precisam ser executadas. 

Vale mencionar também que a falta de foco é uma das maiores inimigas da produtividade. Se você não consegue manter a sua rotina de trabalho com total atenção, como vai desempenhar em altos níveis como alguém super produtivo?

Além disso, o foco é fundamental para cumprir objetivos de curto, médio e longo prazo, como por exemplo aprender a tocar um instrumento. 

Se você toca ou conhece alguém que toca, então sabe que tudo deve ser feito com muita calma e atenção, é preciso ter força de vontade e realmente se dedicar para ultrapassar todas as etapas com êxito. 

Seja aprender uma língua nova, um instrumento ou até criar o seu próprio negócio, você precisa manter o foco durante toda a sua vida. 

Mas para isso, é necessário que você conheça os três tipos de foco e saiba equilibrá-los dentro de você, são eles:

 

  • Foco interno: Nada mais é do que desconectar-se do ambiente e conectar-se consigo mesmo, entender seus sentimentos, valores e pensamentos para tomar decisões de forma eficiente e rápida. O Flow de pensamentos, faz com que você seja mais resistente a distrações diárias.

 

  • Foco externo: É quando você tem uma visão geral e mais aguçada do ambiente, você deve observar com olhos de águia tudo ao seu redor e traçar estratégias para aumentar os níveis de produtividade, excelência e trazer as melhores soluções para o seu negócio. 

 

  • Foco empático: É muito comum nos empreendedores que desejam uma equipe engajada com a sua missão. É simplesmente ter atenção ao próximo, saber observar o modo de agir e de pensar. Grandes líderes possuem essa habilidade e conseguem extrair o melhor das suas equipes. 

É preciso entender, meu amigo, que tudo o que você deseja conquistar, vai exigir muitas horas de dedicação. É como uma troca: seu tempo x atingir seu objetivo.

O preço é caro e não é fácil, manter o foco é algo que requer muita energia e esforço, mas se você tem metas a alcançar, cada passo é como uma escada e cada realização é um degrau cumprindo o que foi planejado.

O importante é não deixar que seus objetivos sejam esquecidos pela falta de foco, eu sei que são inúmeros fatores no dia a dia que vem para testar a sua capacidade de estar atento às suas tarefas, mas você vai conseguir vencer mais esse obstáculo na sua estrada de sucesso.

Muitas vezes a falta de foco pode ser associada a crenças limitantes. Quando você se depara com uma tarefa muito complexa, a sua mente tende a querer bloquear suas ações através de pensamentos como: você não consegue fazer isso ou você não é bom fazendo isso. 

E então, você se permite entrar em um mar de dúvidas mentais e não se dá conta do tempo que está perdendo.

Steve Jobs em uma das suas inúmeras palestras, deixou uma frase importantíssima em relação ao foco: ‘’Quando você pensa em se concentrar, você imediatamente, concentra-se em dizer: sim. Nas escolhas que você irá tomar. Não. Foco é sobre dizer: não.”

Para evitar as distrações externas, você precisa aprender a dizer: não. 

Não há problema em querer aproveitar o máximo do seu tempo, sem estar lidando com problemas dos outros, aprenda a escolher aquilo que é prioridade. O tempo para nós infelizmente não é infinito, você precisa usá-lo de maneira sábia e proveitosa.

Lembre-se: O foco muitas vezes é uma questão de decidir o que você não vai fazer.

Se você deseja saber como usar o poder do foco em sua vida, então continue lendo para aprender como realizar suas metas sem gastar muita energia

9 dicas que você precisa para conquistar suas metas usando o poder do foco

1. A sua mente diz que você pode fazer tudo ao mesmo tempo, não acredite nela

Parar de ser multitarefa

Eu tenho uma longa história com a falta de foco. Meu cérebro me dizia para pegar todas as tarefas possíveis, importantes ou não, e eu estava sempre lá, a cada cinco minutos trocando de objetivo, isso acabava com a minha energia mental.

Me sobrecarregava e não conseguia entregar todas as tarefas de forma bem-feita, sempre aparecia algo errado ou que eu simplesmente tinha esquecido de fazer, devido à intensa correria. 

E por muito tempo segui agindo dessa forma, até que entendi que quando a minha mente precisa se dividir em muitas tarefas, os erros também vão se multiplicar.

Se tem erros, precisa existir um tempo para corrigi-los e lá se vai por algo abaixo a minha boa gestão de tempo.

Pessoas multitarefas são naturalmente distraídas e possuem grande dificuldade de armazenar novas informações. 

Naquele período que passei sendo multitarefa, notei que a minha mente não conseguia processar a chegada de novas pessoas, em apenas alguns minutos, eu já havia esquecido o nome das mesmas. 

Esse é um sinal excelente para você analisar em si mesmo. 

Se você não consegue se concentrar no presente, então está apenas sobrevivendo. Dedique-se a uma tarefa de cada vez e invista o seu melhor nelas, de forma separada. 

O hábito de ser multitarefa não prejudica seu objetivo só no agora, mas também no futuro. Cuidado com as ações que você está plantando hoje, os resultados podem não ser satisfatórios lá na frente.

2. Encontre a ideia principal do seu propósito e a persiga

definir propósito e ter foco

Aposto que você já ouviu alguém falando: Fulano, está atirando para todos os lados!

Essa é uma ação clara de alguém que não sabe o que quer. Se você atira para todos os lados é porque ainda não conseguiu definir o seu objetivo

E esse, meu amigo, é o item mais importante de todos.

Para encontrar os melhores caminhos, soluções e metas, você precisa ter um objetivo claro e mensurável, não há como andar em uma trilha sozinho sem enxergar absolutamente nada. 

Por isso, encontre o seu objetivo e faça valer a pena, o importante é dar tudo de si, para não se arrepender depois. 

Traga essa confiança que mora no seu interior, para fora e mostre que está preparado para as realizações que estão a caminho para a sua vida.

3. Assuma a direção e desvie das distrações perigosas

Assumir controle da vida

Um fator que estimula bastante a falta de foco são as distrações. 

Seja a troca que você faz das suas tarefas por atividades banais, até pessoas pedindo favores. 

O importante é aprender a dizer: não. 

Sei que esse método decisivo é muito difícil para algumas pessoas, mas acredite em mim, é necessário.

Não queira agradar a todos para se prejudicar. Às vezes você imagina que negar algo para alguém vai magoá-lo, mas no fim a pessoa entende normalmente.

Comunique os seus motivos e aprenda a ter uma atenção seletiva no seu trabalho.

O nosso cérebro está constantemente sendo bombardeado por informações e ao se sobrecarregar, quem vai sentir os efeitos é você, como por exemplo: cansaço, estresse, ansiedade e pressão emocional.

Sua mente é mais preciosa do que você imagina, cuide bem dela.

4. Você tem uma relação mais próxima com o seu objetivo ou com as redes sociais?

Como evitar distrações

Durante um certo período da minha vida, eu gastava diariamente todas as minhas forças me segurando para não checar os e-mails e as mensagens que chegavam na hora de cumprir com as minhas tarefas diárias. 

Se você não sabia disso, vai entender agora. A força de vontade é algo limitado e você precisa focar nas tarefas mais complexas. Não era o que estava acontecendo comigo, eu usava minha força de vontade para me controlar e não sucumbir aos encantos das redes sociais. 

Quando finalmente conseguia me concentrar, não era o suficiente. Acabava procrastinando de alguma forma. 

Foi aí que me fiz a pergunta que mudou tudo: Eu estou mais perto do meu objetivo ou das redes sociais? O que vai me trazer mais satisfação a longo prazo? 

É como diz aquele ditado popular: Menos é mais.

O excesso nunca fará bem para ninguém, por isso encontre o equilíbrio nas suas ações e se aproxime cada vez mais daquilo que você mais almeja conquistar.

5. Imagine sua vida: Sem foco X Com foco

Como parar de procrastinar

Será que você vai se sentir satisfeito com os resultados?

É aqui que vou estimular sua autorreflexão, como seria sua vida se você apenas procrastinasse? Se deixasse a falta de foco vencer? Se não desse o seu melhor em cada tarefa?

Provavelmente não iria muito longe, afinal o preço a ser pago pelo sucesso não estaria sendo quitado.

Agora se imagine conseguindo tudo que deseja. Sua mesa de tarefas cumpridas, cada uma sendo entregue de forma excelente. O tempo sobrando, pois não existiriam muitos erros para serem corrigidos. 

É quase a visão do paraíso, não é?

Você pode trazê-la para sua realidade, continue visualizando, dando um passo de cada vez, vencendo a falta de foco e a procrastinação.

O seu objetivo está apenas esperando o tempo certo para chegar em suas mãos. Esteja pronto para quando essa hora chegar. 

6. Reserve alguns minutos do seu dia para responder mensagens

Como evitar distrações no trabalho

Como eu já mencionei acima, as redes sociais são uma forte e encantadora distração aos nossos olhos.

Mas isso não quer dizer que você precisa aboli-las totalmente, não seja extremista. No mundo tecnológico em que vivemos, não é nem recomendável que você tente se isolar totalmente, até pelo bem dos seus negócios.

Por isso, o que faço e recomendo, é que você estipule alguns minutos por dia para responder e-mails e mensagens que chegam até você. Dessa forma, o seu tempo será otimizado e você não estará deixando nada importante passar.

Lembre-se que o mais importante é conseguir ter foco e concentração nas suas tarefas, gerenciando o tempo da melhor forma possível.

7. Mentalize suas metas diárias cumpridas

Atrair abundância no trabalho

Se você conhece um pouco sobre a lei da atração, sabe que esse passo é importantíssimo. 

Alguns anos atrás, eu deixava a minha mente sabotadora definir o que eu conseguiria ou não fazer, provavelmente por isso permanecia estagnado em uma determinada situação, não muito boa, vale ressaltar.

Com isso, desistia de inúmeros projetos e objetivos porque não me sentia apto ou capaz o suficiente. 

Então, um certo dia li sobre o poder do agora.

A nossa sociedade é viciada em fazer planos para o futuro e focar apenas no que há por vir, mas esquecem de que o futuro é construído no agora. E que é necessário dar o primeiro passo hoje, para colher algum resultado depois.

Me senti inspirado e comecei a enfrentar meus medos, fazer coisas que antes julgava não saber e dar meus primeiros passos em algumas habilidades. 

Percebi e entendi, finalmente, que ninguém nascia sabendo tudo, e que para fazer algo incrível que consigo hoje, foi preciso fazer algo muito básico no passado.  

A partir desse momento, sempre que aparecia algo complexo na minha frente, mentalizava aquela tarefa finalizada e bem-feita. 

Para minha surpresa, funcionava. E ao finalizar, notava que tinha me saído melhor do que imaginava.

E o medo? Ficava para outro dia, afinal nosso combate é diário e eu sempre venço. 

 8. Mostre-se responsável, comprometido e pontual

Como ser pontual e ter foco

Para dar vida a um grande projeto, é preciso um comprometimento exorbitante.

Escrever a lista de tarefas, colocar o tempo que gasto em cada uma e ir por ordem de dificuldade, dando prioridade as mais difíceis, foi algo que diminuiu muito a minha vontade de querer fazer tudo de uma vez.

Se você quer realmente atingir um objetivo final, precisa agir como se já o tivesse, por isso se mostrar comprometido e pronto a dar o seu máximo é essencial.

Além disso, definir um horário de produtividade acelerada de mais ou menos duas ou três horas, em que você está totalmente focando apenas nas metas diárias, também foi muito importante. 

Sua mente entende que nesse período você precisa se concentrar, é como quando você deseja acordar às seis horas da manhã e de tanto enviar esse comando para o seu cérebro, ele começa a fazer você acordar minutos antes do alarme tocar.

É como um gatilho de coerência, se você acredita que conseguirá conquistar algo, a sua mente faz de tudo para que você consiga ser coerente com as suas atitudes e sem que você perceba, vai moldando tudo de acordo com o propósito que você designou.

Por isso, é muito importante ter um objetivo claro e bem definido, afinal, a sua vida naturalmente irá se moldar de acordo com o que você acredita.

9. Fuja do piloto automático, esteja consciente

Falta de foco e concentração

A falta de foco e concentração podem levar você a um estado de dormência.

Se a sua mente vagueia constantemente pelo futuro, passado ou situações aleatórias, então você pode estar no piloto automático e isso é muito perigoso para o seu objetivo.

Se você não se concentra no presente, seus atos não o levarão a um futuro de conquistas. A semente do sucesso precisa ser plantada agora.

Não deixe que suas ações sejam inconscientes e sem percepção nenhuma, você precisa das ações do seu cérebro para se manter em vantagem estratégica e desempenhar suas habilidades de forma gratificante e bem-sucedida. 

Conclusão: O tempo que você dedica está diretamente ligado ao seu sucesso

Poder do Foco

Não existe sucesso de forma rápida e sem sacrifícios.

É preciso saber lidar com os inúmeros obstáculos que poderão aparecer em sua jornada. 

Nesse conteúdo você aprendeu como conquistar suas metas usando o poder do foco para otimizar o seu tempo, assumir a direção do seu propósito e sumir com as distrações indesejáveis que podem impedir a chegada do seu sucesso.

Se você deseja estar sempre com o mindset afiado e pronto para enfrentar seus obstáculos, atingindo os seus maiores objetivos, então está na hora de dar um novo passo rumo ao seu Sucesso, com o Loop Club.

Mas só entre se estiver comprometido com o sucesso, ok?

Vamos juntos ao topo! 😀