Empreendedorismo

6 lições de empreendedorismo que você só aprende na prática

8 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

Quem quer apostar todas as fichas no seu próprio negócio possui um desejo gigantesco de fazer acontecer.

Para iniciar um negócio no empreendedorismo você precisa apostar suas fichas

Mas acontece que o medo e a ansiedade costumam paralisar, ainda mais se é o começo.

Pode ficar tranquilo, esse mix de sentimentos é completamente normal no empreendedorismo. Aliás, muitos até dizem que é o charme do ofício.

Se você quer iniciar o seu negócio, a principal lição que você deve ter consigo é que passar pelas piores experiências, antes de passar pelas melhores é algo típico do empreendedorismo.

Você vai sentir medo, vai se desesperar em muitas situações, você vai achar que tudo está perdido, e vai pensar em desistir muitas vezes. Mas, depois desse caminho de pedra, as melhores experiências vão vir, e é por isso que você está lutando.

Que graça teria se você pudesse trabalhar de onde quiser, no que gosta e ainda contar com todas as regalias do mundo, sem ao menos passar por uma dificuldade? Ou poder dizer orgulhosamente “eu mereci”?

Acredite, não teria nenhuma graça. Seria apenas mais uma coisa, nada com tanto valor.

O empreendedorismo não funciona assim, já que você só é “premiado”, se passar por todos os “testes” e continuar firme e forte, fazendo o possível e impossível para progredir.

Com essa lição já anotada, agora é só continuar lendo o conteúdo e conferir mais seis lições de empreendedorismo que você só aprende na prática. Porém, o processo pode ser bem mais simples se você já iniciar o seu negócio sabendo de cada um deles.

Vamos lá?

6 Lições de empreendedorismo que você só aprende na prática (a 4° é a mais importante)

Nós aprendemos várias lições de empreendedorismo ao longo da nossa jornada

Não é incomum, portanto, não se culpe se você conferir todas essas seis lições, mas só absorver mesmo o aprendizado quando sentir na pele o que é passar por todas elas.

É verdade! São inúmeras as lições que escutamos no decorrer da nossa vida, mas o aprendizado que carregamos conosco são apenas aqueles que vivenciamos, que sentimos na pele suas consequências.

Um bom exemplo é o próprio dinheiro.

A maioria das pessoas reclamam que não possuem dinheiro suficiente para tudo que desejam realizar na vida, e quando conseguem todo o dinheiro que precisam, eles percebem que o dinheiro nunca foi o problema.

Não acredita? Bom, existem diversas formas de te provar, como, por exemplo, inúmeras pessoas famosas e ricas, internacionais e nacionais, declarando publicamente que sofrem com a depressão.

Outro bom exemplo é um estudo da Organização Mundial da Saúde apontar que países mais ricos têm maiores taxas de depressão, como a HipeScience, comenta em um conteúdo dedicado ao assunto.

Parece que acreditar que o dinheiro não é tudo é uma boa lição para se ter, mas muitas pessoas, posso dizer que é a maioria, acreditam que não existe felicidade sem que tenha dinheiro. Tá vendo? É só sentindo na pele que a lição começa a fazer sentido.

Porém, como a letra de uma música antiga costumava dizer: “Quem avisa amigo é” melhor conferir as seis lições de empreendedorismo abaixo e já se preparar para absorver muito aprendizado.

1. Você não sabe o que precisa para conquistar o sucesso

Algumas lições de empreendedorismo você só aprende na prática

Essa não é a primeira por acaso. Afinal, se existe uma lição de empreendedorismo que você só aprende na prática, sendo que, na maioria das vezes, você acaba ficando frustrado, é essa.

Não que isso seja ruim, pois não é. Mas se puder evitar o sofrimento, né? Melhor.

A verdade é que eu não sei em qual pé você está aí do outro lado, mas se estiver iniciando uma empresa e for jovem, com certeza você acredita que sabe exatamente o que é necessário para conquistar o sucesso.

Quando você pensa dessa forma, é uma demonstração clara que acredita no seu potencial, na sua verdade e no negócio que está apostando suas fichas.

O problema nisso é que por acreditar demais, você acaba desconsiderando a opinião e os conselhos valiosos de pessoas que iniciaram bem antes de você.

Errar é um aprendizado, mas acreditar que sabe o que precisa para conquistar o sucesso, e desconsiderar os conselhos valiosos no decorrer da sua jornada é burrice.

Não deixe de lado as dicas de pessoas mais experientes. Pode ser útil, como pode não ser. O importante é estar sempre com os ouvidos bem abertos, sem deixar de lado suas certezas.

2. Falhar rapidamente é o melhor que pode acontecer para o seu negócio

A melhor maneira de aprender com os erros no empreendedorismo é com as falhas

A verdade é que se você é um empreendedor, você quer mais é que o seu negócio cresça e tenha sucesso.

Mas, antes que isso possa acontecer, é importante que você valide sua ideia, procurando entender se o seu produto/serviço será aceito da forma que deseja pelo mercado.

Se for bem aceito, você pode investir tempo e capital no projeto sem medo. Agora, se mostrar que não está indo bem, pelo menos você falhou rápido o suficiente para evitar o prejuízo.

Se quiser falhar, torça para que seja rápido. Dessa forma, você não conta com prejuízos gigantescos e pode realizar as mudanças que precisa para seguir em frente com seu negócio.

3. Investir em bens materiais é como queimar seu dinheiro

Uma lição de empreendedorismo importante é você não gastar tudo o que ganha

Se você conquistar o sucesso, sabe que pode ter o que sempre sonhou. Seja uma casa confortável, o carro do ano, roupas caras e tudo mais que brilhar seus olhos.

O dinheiro não será mais um problema e você, agora, pode desfrutar de tudo que sempre sonhou.

E qual é o problema com isso, afinal? Nenhum.

Você pode comprar o que quiser e quando quiser, mas vai chegar um momento em que você irá perceber que o que realmente faz diferença na vida das pessoas são as experiências e não um amontoado de bens materiais.

O melhor é que você invista seu dinheiro em viagens, projetos que você sempre sonhou em dar andamento, ações para ajudar outras pessoas e até mesmo em ideias que engrandecem a alma, antes do bolso.

Bens materiais passam, já as experiências duram para a vida inteira.

 4. Se quiser ir longe, vá acompanhado

Criar networking é uma lição importante para ter sucesso no empreendedorismo

Com toda certeza você já deve ter ouvido, ou visto essa frase. Esse provérbio africano é uma das lições que os grandes empreendedores mais falam quando o assunto é empreendedorismo.”

Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”.

 Faz sentido para você? Se não, saiba que você, além de estar deixando dinheiro na mesa, está perdendo oportunidades gigantescas de ver o seu negócio crescer.

Construir relacionamentos, ou o famoso “networking”, é uma das formas mais incríveis de você fechar acordos importantes para o seu negócio.

Com o networking, além de você conhecer pessoas que podem agregar no seu negócio, você também possui a chance de conhecer as pessoas que representam seus clientes de maneira muito melhor.

Networking não é a quantidade de pessoas que você conhece, mas quem você conhece. Não adianta construir uma rede de pessoas que não agregam, você deve ter por perto pessoas que realmente são boas no que fazem.

5. Saiba demitir

Saber demitir da forma certa é uma lição de empreendedorismo que você só aprende na prática

As pessoas que colaboram diariamente na sua empresa são a alma do negócio. Acredite, estou falando isso sem o menor exagero.

Você já deve saber que não existe alguém que consiga “levantar” uma empresa sozinho. Mas, o que poucas pessoas sabem, é que a equipe é o espelho de seu líder.

O que significa que você precisa entender como realizar uma boa gestão de pessoas. Saber contratar, e principalmente, demitir é fundamental para que o seu negócio continue progredindo.

Antes de seguir esse tópico à risca e acreditar que é necessário demitir toda sua equipe, saiba que: Ser um líder é completamente diferente de ser um chefe.

Entenda a diferença e escolha como você quer ser visto por seus funcionários. Ou melhor: qual desses posicionamentos possui uma maior chance de fazer seu negócio crescer.

Para finalizar, não esqueça que, como eu disse acima, sua equipe é o seu espelho. Ou seja, quando você olha para sua equipe, você enxerga o seu reflexo.

Se você acredita que são todos incompetentes, amadores e nunca fazem nada de útil para o seu negócio, talvez o problema seja com você, e não com eles.

Lembre-se: um bom líder consegue conduzir muito bem uma equipe para o sucesso. Já um chefe, também consegue conduzir muito bem uma equipe, só que para o fracasso.

6. Humildade SEMPRE

Não deixar o sucesso subir a cabeça e ser humilde sempre é uma lição de empreendedorismo importante

Ter sucesso pode ser o que você precisa para ter uma nova vida, seguindo em frente sempre. Mas também pode ser o que você precisa para tornar-se uma pessoa extremamente arrogante.

Essa é uma lição de empreendedorismo que você só aprende na prática, justamente por todos acreditarem que isso é impossível de acontecer. Só que não é, portanto, não deixe que o sucesso suba a sua cabeça.

Pense em todas as lições dadas neste conteúdo, principalmente sobre networking.

Agora, com essa reflexão, me responde: você acredita mesmo que sendo uma pessoa extremamente arrogante, presunçosa e que aproveita todas as oportunidades para contar vantagem, consegue atrair as pessoas certas, ou manter as pessoas importantes na sua vida?

Não, não consegue.

Conclusão: Empreendedorismo é, mais que qualquer coisa, um estilo de vida

Se você considera o empreendedorismo um estilo de vida então está no caminho certo

Essas seis são só as principais, e saiba que são muitas lições de empreendedorismo que você só vai aprender na prática, afinal, o empreendedorismo ensina muito, e não só sobre negócios.

Quando você empreende, você precisa mudar, o seu círculo de amizade precisa mudar, a sua vida inteira precisa mudar. Para que o seu negócio cresça, você deve crescer.

Considerando os desafios e as mudanças, o empreendedorismo é muito mais do que apenas um trabalho, é um estilo de vida.

Afinal, é com ele que você se livrar de todas as amarras para conseguir evoluir, e isso, meus amigos, vai muito além de 8 horas por dia e cinco dias por semana.

Não acredite que você tenha que saber de tudo antes de empreender, existem lições, como essas que listamos, que você vai ter que aprender na prática, para que tudo faça sentido. Portanto, não se agarre em mais esse obstáculo, se desamarre e ganhe o mundo.

Está mais confiante? Se sim, ótimo, agora é só acompanhar o perfil oficial do Loop de Sucesso e receber uma injeção diária de motivação para continuar seguindo em frente. Afinal, “se quiser ir longe, vá acompanhado”.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.