Empreendedorismo

8 maneiras realmente boas de ter ideias geniais para o seu negócio

9 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

Ter ideias geniais não é uma questão de sorte, mas de método.

Ter ideias geniais não é uma questão de sorte

É, eu sei, parece muito bom para ser verdade. Porém eu tenho que confirmar, afinal, é impossível existir alguém que tenha ideias geniais num estalar de dedos.

O segredo ou a fórmula é apenas uma série de maneiras que estimulam o seu lado criativo e sua imaginação para que você consiga ter ideias geniais.

É importante colocar o pé na realidade e entender que o sucesso só irá aparecer com o trabalho árduo, desenvolvimento e melhora das suas habilidades.

Não existe mágica, sorte ou qualquer outra coisa.

Agora, se você está convencido de que ter ideias geniais para o seu negócio é uma tarefa que precisa ser trabalhada e construída, continue lendo e confira as oito maneiras mais eficazes que separamos para você.

Dica extra: Uma das maneiras de ter ideias geniais é absorvendo conteúdo de valor, então, não deixe a leitura para depois. 😀

8 Maneiras REALMENTE BOAS de ter ideias geniais para o seu negócio ( Muitos esquecem de fazer a 6ª)

1. Anote tudo

Anotar tudo que precisa ser feito no seu dia é uma ótima maneira de ter ideias geniais

Parece algo completamente inútil e bobo, mas anotar tudo que precisa ser feito no seu dia, principalmente os insights que aparecem quando você menos espera, (eu mesmo quase caio da escada do apartamento no meio de um insight que tive pro Loop) é fundamental para que você comece a ter ideias geniais para o seu negócio.

Além de ser uma maneira incrível de fazer com que você grite “eureka!” mais vezes, anotar absolutamente tudo que vier na mente costuma melhorar a produtividade e criatividade.

Se você não anota sua semana ou seu dia seguinte de trabalho, é bom iniciar seu processo trabalhando esse hábito.

Afinal, se você não consegue anotar todas as suas tarefas do trabalho, acredita mesmo que quando alguma ideia genial aparecer do nada, irá lembrar de anotar?

Eu aposto todas as minhas fichas que não. Portanto, anote tudo que vier na sua cabeça, seja o mais bobo ao mais incrível.

Para facilitar esse hábito, deixe blocos de anotações perto de você, onde quer que você esteja.

Mesmo que anotar no celular seja mais prático, usar blocos fará com que a sua mente entenda que ele serve única e exclusivamente para isso, assim você terá uma ideia e logo pensará no bloco, facilitando o processo.

2. Aproveite as ideias já existentes

Realizar um brainstorming visual vai te ajudar a ter ideias geniais

Não existe mais nada para ser inventado. Muitas pessoas dizem isso, mas será mesmo que não existe? Será que esta afirmação está mesmo correta?

Não, não está.

Mesmo que você pense que sim, inúmeros produtos e serviços aparecem diariamente nos mostrando o contrário.

Afinal, muitos deles apresentam necessidades que nem sequer nós desconfiamos ter, fazendo com que o pensamento “Nossa! Eu não fazia ideia do quanto precisava disso até agora” venha com uma enorme frequência.

O que significa que sim, existe muito para ser inventado.

O difícil mesmo neste processo de ter ideias geniais para o seu próprio negócio é que não temos a possibilidade de escolher quando iremos tê-las. Só aparece e, na maioria das vezes, não é imediatamente.

Neste caso, o que você pode fazer é aproveitar as ideias já existentes, deixando de limitar sua imaginação.

Existem inúmeras práticas para aproveitar as ideias já existentes e fazer com que a sua imaginação continue fluindo, como, por exemplo:

• Realizar um brainstorming visual. Crie uma lista de ideias e atualize constantemente. Essa prática irá te ajudar a enxergar seu processo criativo como um todo.

• Estar em contato com outras pessoas do seu nicho. O mais interessante é que você não precisará sair de casa, é só começar a participar de grupos no Facebook.

• Observar sua concorrência. Esse é um ótimo jeito de identificar necessidades que a sua concorrência está deixando de atender e, com isso, ter ideias geniais para seu negócio.

• Absorva conteúdos de outros idiomas. O que faz sucesso lá fora, irá fazer sucesso aqui. Não preciso nem explicar, né?

3. Pessoas com pensamentos semelhantes ao seu

Fazer networking com pessoas parecidas te ajuda a ter ideias geniais

Se comunicar mais, porém com pessoas com pensamentos semelhantes ao seu.

Parece esquisito, né? Como se comunicar pode fazer com que você tenha ideias geniais para o seu negócio?

Bom, vamos lá…

Imagina que você identifica um problema no seu negócio e você não consegue resolver de forma nenhuma.

Passa um dia, dois e quando você se dá conta, já passou um mês desde que descobriu esse problema.

No meio do desespero, confusão e uma enorme vontade de arrancar os cabelos, eis que aparece um amigo e de forma simples, sem nem sequer precisar de mais de cinco minutos, resolve o problema para você.

Seu amigo, que quer te ajudar ainda mais, te explica passo a passo como resolveu o problema. Se sentindo um idiota por não ter pensado antes nisso, você agradece a ajuda com um enorme sorriso no rosto.

Entendeu?

Se relacionando e conversando com pessoas que partilham dos mesmos pensamentos que você, além de ser um aprendizado gigantesco, faz com que você consiga ter outros pontos de vista.

Quem sabe você não precisa de um amigo que te ajude a solucionar algum problema aí dentro? Um ponto de vista mais favorável talvez seja exatamente o que você precisa para ter uma ideia genial para o seu negócio.

4. Hábitos e estratégias

As ideias geniais vão vir com a necessidade de fazer o seu negócio crescer

Não é uma grande novidade que nutrir hábitos e traçar estratégias faz bem tanto para o seu desenvolvimento pessoal e profissional como para o seu negócio, certo?

Neste caso, a pergunta que vale um milhão de reais é a seguinte: qual é a relação de hábitos e estratégias com ideias geniais?

É mais simples do que você pensa…Trabalhar para nutrir bons hábitos e traçar estratégias para que você consiga avançar com o seu negócio é uma maneira incrível de ter ideias geniais.

Se os seus dias estão moldados para pensar e agir a favor do seu negócio, então, meu amigo, é claro que você terá ideias relacionadas à ele.

O que fazer, neste caso?

Colocar a mão na massa e começar a organizar seus dias de trabalho para construir bons hábitos (eliminar a procrastinação, iniciar o trabalho mais cedo) e traçar estratégias de acordo com os seus objetivos (crescer X% em Y dias, dobrar o faturamento em X dias).

As ideias geniais vão vir com a necessidade de fazer o seu negócio crescer. É só dedicar seu tempo, atenção e esforço.

5. Faça “A Pergunta”

Você pode estimular sua criatividade para conseguir ter ideias geniais

“… Mas qual é a pergunta correta?”

 Você terá que descobrir qual é a pergunta correta, caso não saiba.

Para facilitar seu trabalho, existe uma técnica interessante e simples para descobrir sozinho:

Pense em uma questão que você queira solucionar. Feito isso, busque diferentes pontos de vista.

Talvez seja um pouco complicado e você só consiga pensar em apenas uma solução ou duas, no máximo. Se isso acontecer, você pode estimular sua criatividade formulando as perguntas de forma diferente.

Exemplo: Se você quer uma ideia genial para tornar uma ratoeira mais eficiente, ao invés de se perguntar como fazer uma ratoeira mais eficiente, questione de uma forma mais criativa, como:

“Como fazer meu jardim ficar mais atrativo que minha casa?”, “O que existe na minha casa que está faltando no jardim?” ou “O que os ratos gostam de comer e só estão encontrando na minha casa?”

Dessa forma, você consegue olhar o problema de diversos pontos de vista e ainda irá descobrir a solução para o problema de forma mais simples.

Não deixe de fazer as perguntas certas para ter ideias geniais para o seu negócio.

6. Seja um especialista

Se tornar um especialista em algo te ajuda a enxergar ideias geniais que outros não enxergam

Não sei se você já viu alguma, mas existem diversas pesquisas que apontam que para que você se torne um especialista em alguma coisa, você precisa praticá-la por muitas horas.

Infelizmente, não funciona praticar vez sim vez não, é necessário que você pratique incansavelmente.

Faz todo sentido, não acha? Se você trabalha para se tornar um especialista no nicho do seu negócio, é óbvio que as ideias geniais irão aparecer, afinal, você respira o seu nicho de atuação.

Para se tornar um especialista, além de praticar exaustivamente, você pode assistir palestras de referências na área, estudar para dominar o assunto e até ter um mentor para te ajudar no processo.

7. Aberto e atento

Networking e conexões para ter ideias geniais de negócio

Treinar a criatividade é uma tarefa que necessita que você dedique atenção e observe as situações ao seu redor. E sim, essa última parte é real.

Se manter aberto e atento para possíveis conversas, oportunidades que surgem e até mesmo leituras é a chave para que você comece a ter ideias geniais para o seu negócio.

Não é difícil de entender.

Na verdade, se você parar um momento para analisar, irá perceber que o networking é isso, estar aberto e atento para novas conexões, relacionamentos e conversas.

O ponto alto, no entanto, é não ser receptivo e atencioso apenas quando estiver no local de trabalho. Isso é um erro.

As ideias mais geniais que nós temos no mundo como exemplo, apareceram para as pessoas quando eles menos esperavam. O episódio da maçã de Isaac Newton é uma belíssima prova de que estar aberto e atento às situações ao nosso redor pode ser algo extremamente positivo.

Se sua escolha foi o empreendedorismo como fonte de renda, é fundamental que você passe a observar com mais atenção o que acontece ao seu redor e diga mais “sim” para as possibilidades que aparecem de surpresa.

Essa pode ser a única coisa que está faltando para que você tenha mais ideias geniais para o seu negócio. Já pensou?!

8. Apenas relaxe

Relaxar te ajuda a ter ideias geniais para novos negócios

Sabe quando você está com um problema ou alguma questão mal resolvida, no ápice do estresse e decide largar o assunto de mão até se sentir melhor?

Parece mágica, mas quando você faz isso, momentos depois – geralmente no banho – você acaba encontrando a solução.Já aconteceu isso com você? (Comigo, várias vezes) Se sim, você muito provavelmente deve ter pensado algo como: “Mas putz, eu nem estava pensando nisso, como pode?”.É uma alegria enorme.

Isso, mesmo que pareça algo misterioso e muitos confundem até com mágica, é apenas seu subconsciente funcionando mais relaxado. Ele sabe que você precisa da resposta, mas não quer funcionar sob pressão.

É por esse motivo, inclusive, que existem empreendedores que dizem que o tempo fora do trabalho é tão importante quanto o tempo no trabalho.

Sabe, relaxar não é difícil.

Logo, se você quer ter ideias geniais para o seu negócio, tente pensar sobre o seu futuro, comece um hobby novo ou deixe algo inacabado para o dia seguinte, aposto que você levantará com inúmeras ideias e mais facilidade para finalizar o trabalho.

Conclusão: O segredo para ter ideias geniais

A paciência em buscar ideias geniais de negócio para o longo prazo

Não existe segredo nenhum, como você mesmo conseguiu comprovar.

Na verdade, num resumo breve, para que você tenha ideias geniais para o seu negócio, é só se dedicar, trabalhar arduamente no seu negócio e relaxar quando sentir que precisa.

Confesso que esse conteúdo ficou extremamente denso, mas completamente útil e transbordando informações valiosas para que o seu negócio avance com ideias incríveis.

Nós do Loop de Sucesso sabemos que você já sabe, mas vale lembrar que temos vários conteúdos como esse tanto no blog quanto no Instagram oficial.

Coloque as maneiras de ter ideias geniais para o seu negócio em prática e não deixe de compartilhar esse conteúdo com a galera da sua equipe ou até amigos que estão precisando de uma luz para continuar progredindo! Agora é com você!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.