Desenvolvimento Pessoal

Mudança de mentalidade: 6 Hábitos para obter grandes resultados

10 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

Sabia que o seu crescimento, tanto na carreira quanto no pessoal, está ligado diretamente à mentalidade que você possui?

A mudança de mentalidade não serve apenas para o desenvolvimento pessoal

O seu comportamento é o resultado da sua mentalidade e o mais interessante disso é que para que você consiga reprogramar sua mente, é necessário apenas desenvolver os hábitos certos.

A mudança de mentalidade não serve apenas para o desenvolvimento pessoal e profissional, como também é por meio dela que você consegue construir uma nova vida.

Por esse motivo, inclusive, os hábitos são tão importantes. Afinal, não adianta pensar diferente e não agir de forma diferente, a ação é fundamental no processo da sua mudança de mentalidade.

Mesmo que você acredite que um puxa o outro, por exemplo, se você pensa diferente, irá agir da mesma forma, saiba que nem sempre. Na verdade, a maioria das pessoas sabem o que estão fazendo de errado, mas de qualquer forma, a ação não aparece.

É aquele famoso: “Faça o que eu digo, mas não o que eu faço”.

Se você quer saber quais são os hábitos capazes de fazer você conseguir uma mudança de mentalidade em tempo recorde e está disposto a entender o poder da ação neste processo, continue lendo o artigo!

Mudança de mentalidade: 6 Hábitos para obter grandes resultados (O hábito #5 é o mais relevante)

saber qual hábito precisa para uma mudança de mentalidade é simples

Talvez entrar neste conteúdo e escolher lê-lo até o final seja o estalo que você precisava para entender que a hora de agir é agora, ou talvez não.

A grande verdade é que você está aqui para entender como ter uma mentalidade de sucesso, ou seja, o seu interesse é no resultado. Porém, antes de obter o resultado, é necessário que você entenda o caminho.

O problema é que a maioria das pessoas realizam leituras como essa, fecham o navegador e continuam cometendo o mesmo erro. Afinal, saber qual hábito precisa para uma mudança de mentalidade é simples, já entender a importância do poder da ação e persistir na construção de um novo hábito, não.

Posso listar milhares de hábitos no decorrer deste conteúdo, porém, se você não quiser, realmente, uma mudança, não vai colocar absolutamente nada em prática.

Apenas continue se você realmente está comprometido com o seu sucesso e vai fazer o máximo para conseguir ter a mudança de mentalidade que precisa.

Já adianto que o poder da ação, assim como o próprio termo sugere, necessita de ação. Portanto, continue, mas completamente ciente que todos os hábitos vão precisar que você saia da sua zona de conforto e aja.

1. Tenha consciência

Tenha consciência de onde você está e onde quer chegar.

Tenha consciência de onde você está e onde quer chegar. Esse primeiro hábito, mesmo que não pareça, já vai fazer com que você tenha uma enorme mudança de mentalidade.

Ao invés de esperar que aconteça um problema, como uma falência ou demissão, para começar a ser consciente, o melhor é que você “acorde para vida” o quanto antes e reflita sobre onde você estava, onde está e onde quer chegar.

Isso precisa ser um hábito, ou seja, você não vai parar para refletir sobre a sua vida apenas uma vez, é necessário que isso seja feito todos os dias.

Separe cinco minutos assim que acordar para refletir e ter consciência sobre o que você fez no dia anterior e o que fará hoje para que o seu amanhã saia como o planejado.

Para tornar sua construção de hábito mais simples, faça as seguintes perguntas enquanto reflete:

• “Em qual etapa estou para conseguir alcançar meus objetivos?”

• “Quais foram as atividades do meu dia anterior que, mesmo que pouco, me aproximou dos meus objetivos?”

• “Quais são as atividades que preciso realizar hoje para me aproximar ainda mais dos meus objetivos?”.

Mesmo que seu objetivo esteja programado para acontecer no próximo ano ou daqui há cinco anos, se você o separou em pequenas metas para facilitar a realização, seu trabalho precisa começar agora.

O que você irá fazer hoje, amanhã ou até mesmo na semana seguinte vai fazer diferença no seu resultado, ou melhor, na realização do seu objetivo. Portanto, separe apenas cinco minutos todas as manhãs para ter consciência de onde quer chegar, mas, principalmente, de onde estava e está neste momento.

2. Foque apenas no seu trabalho

trabalhar seu desenvolvimento pessoal e ter uma mudança de mentalidade“Não foque nos resultados, foque no processo”.

Essa frase, mesmo que simples, carrega uma mensagem que você deve guardar consigo para sempre, ainda mais se você quer trabalhar seu desenvolvimento pessoal e ter uma mudança de mentalidade em tempo recorde.

Na verdade, essa frase explica exatamente o que é o poder da ação.

Se você, agora, levantar e pegar um café, estará agindo. O que não significa que terá resultados grandiosos, afinal, você fez uma ação simples.

O cenário muda completamente quando você emprega esforço planejando todos os passos de uma atividade e executa-os, já que o resultado, sem sombra de dúvida, será como o esperado ou muito próximo disso.

Entende? O segredo está no processo.

Ter como hábito focar no seu trabalho, ao invés de ficar pensando no resultado, pode fazer com que, além de evitar a frustração, decepção e estresse, você “colha frutos” melhores.

É importante pensar onde quer chegar, mas o seu foco deve ser no melhor que você pode fazer e não no quanto irá receber.

Possuindo como hábito focar no seu trabalho, você irá desenvolver uma mentalidade de maior controle do seu sucesso, já que ele é um subproduto do processo em contraste com o resultado que, na grande maioria das vezes, está fora do nosso controle.

Em poucas palavras: Você possui controle do trabalho que realiza, mas não do resultado. Sendo assim, saiba qual é o resultado que deseja, mas foque exclusivamente no trabalho a ser feito, buscando entregar sempre o melhor.

3. ZERO distrações

Eliminar distrações é completamente fundamental para sua mudança de mentalidade,

Não é novidade para ninguém que, na era da tecnologia, estamos repletos de distrações.

O problema é que estar rodeado por distrações acaba ficando muito difícil de se concentrar e a procrastinação é quase algo inevitável. O jeito é aprender a dizer “não”.

Podia dizer que você precisa tentar mil e uma maneiras de eliminar a distração ou ficar longe da tecnologia durante o dia, mas a verdade é que você precisa apenas ter o hábito de dizer “não”.

Assim que surgir uma distração que parece ser muito boa, mas que você sabe que vai atrasar seu dia, diga não e continue focado. Não deve existir exceções, ou seja, mesmo que pareça ser uma oportunidade imperdível, tenho certeza que um dia de trabalho vale muito mais.

Esse hábito é completamente fundamental para sua mudança de mentalidade, já que a partir do momento que você entender que o seu processo é mais importante do que ficar horas rolando o feed de uma rede social ou deixando tudo de lado para atender uma ligação de amigo, seus objetivos serão alcançados.

Experimente deixar de lado as distrações e testar o poder da ação. Acredite, priorizando o que é importante para você hoje, não terá chance de ter frustrações amanhã. Afinal, não adianta aproveitar todas as distrações agora, mas depois viver lamentando por não ter alcançado absolutamente nada que planejou, certo?

4. Faça perguntas

Tenha o hábito de perguntar. Questione sobre tudo e todos.

Crescemos aprendendo a pedir o que quisermos. Porém, muito mais importante e valioso que pedir algo, é saber como fazer uma boa pergunta.

Ouvimos sempre: “Seja cara de pau, que a vida será sua!” ou “O não você já tem, só lhe resta buscar o sim”.

Além de pedir, é importante que você saiba questionar. Na verdade, são as perguntas bem feitas que guiam você na sua jornada, esclarecem situações complicadas e mostram que, por vezes, nem tudo está perdido.

Tenha o hábito de perguntar. Questione sobre tudo e todos.

Assim como para pedir, você precisou perder a vergonha e/ou o medo, para fazer as perguntas também. É só fazendo as melhores perguntas que você irá ouvir as melhores respostas.

Você chegou neste conteúdo, muito provavelmente, fazendo perguntas. Viu? Não é difícil de entender, você já conhece o poder da ação, basta que você desenvolva os hábitos corretos.

5. Seja responsável por tudo na sua vida

A autorresponsabilidade é essencial para uma mudança de mentalidade

De tudo que você já viu até agora, o hábito mais relevante é a autorresponsabilidade.

Não que os outros não sejam, mas se fosse para escolher um primeiro para começar sua mudança de mentalidade em tempo recorde, seria esse.

A autorresponsabilidade permite que você consiga alcançar o desenvolvimento pessoal com mais facilidade, afinal, ele é um gatilho poderoso na obtenção dos outros cinco hábitos.

“Não estou conseguindo crescer por causa da crise” ou “Se o país não fosse tão ruim, eu teria muito mais sucesso”.

Aposto que você já ouviu e/ou usou essas frases em alguma situação.

Esse é um exemplo claro do quanto as pessoas preferem terceirizar a culpa dos seus problemas, buscando uma forma “simples” de se consolar e justificar seus erros e fracassos.

É verdade, existem épocas de crise, mas várias empresas cresceram por conta dela, algumas conseguiram gerar mais de dois milhões de empregos.

No caso do Brasil ser um país ruim, realmente possui muitas limitações e até foi considerado, por uma pesquisa feita em 2016, um dos piores lugares do mundo para um estrangeiro viver. Porém, o Brasil já ocupou o 1º no ranking de empreendedorismo e o 5º no ranking de empreendedores mais determinados.

Quando me deparo com esses dados, sempre me pergunto: como eles conseguiram e você não?

Você é o único responsável pela vida que possuindo, sendo ela boa ou ruim. O mérito é todo seu, meu amigo.

Mesmo que você esteja discordando e pensando sobre as ações que não estavam no seu controle, acredite, todas as decisões feitas de forma consciente e inconsciente são culpa sua.

Isso significa que você vai viver uma vida ruim? Não, na verdade, isso significa que você pode ter uma vida ruim, mas pode ter uma vida boa, depende exclusivamente da sua vontade.

Para mudar a forma com que você pensa e praticar a autorresponsabilidade, te proponho um exercício: coloque um elástico (o mesmo que usa para prender dinheiro) no seu pulso e puxe, de forma leve, sempre que pensar em terceirizar sua culpa.

“Nossa, meu dia está tão estressante! Ah, mas também o trânsito estava tão engarrafado…”

O trânsito pode estar parado e isso está fora do seu controle, mas estava dentro do seu controle acordar um pouco mais cedo e antecipar sua ida ao trabalho, deixando qualquer possibilidade do horário de pico atrapalhar seu percurso.

Está vendo? Não adianta querer terceirizar a culpa, apenas puxe o elástico e tente melhorar da próxima vez.

O elástico, nesses casos, serve como um “alerta”, pois estamos tão acostumados a culpar os outros que nem sempre nos damos conta disso. Porém, não precisa puxar com força, é apenas um alerta e não um castigo.

Aproveite o poder da ação para colocar em prática esse exercício ainda hoje, desenvolver esse hábito e tomar o controle da sua vida com a autorresponsabilidade.

6. Você pode

É completamente possível mudar sua mentalidade desenvolvendo os hábitos corretos.

Creia! Desenvolver o hábito de crer é bom não só para o seu desenvolvimento pessoal, como também é completamente favorável quando você possui um propósito.

Na verdade, sua vida inteira gira em torno das suas crenças. O resultado do que você vive hoje foi determinado pelo que você crê.

Se você deseja uma mudança de mentalidade, é óbvio que sua programação mental não está da forma que você gostaria.

O que não significa que seja para a vida toda, como você leu no decorrer deste conteúdo, é completamente possível mudar sua mentalidade desenvolvendo os hábitos corretos.

Nunca deixe de crer em você e nas mudanças que você quer para sua vida. Creia sem se importar com sua situação atual, apenas coloque os hábitos em prática, foque no que você deve fazer para mudar sua situação e aja.

Conclusão: Use o poder da ação para sair da zona de conforto e ter uma mentalidade de sucesso!

O poder da ação é importante para sua mudança de mentalidade

Independente de qual hábito você queira desenvolver primeiro, algo que não pode deixar de ser falado é do quanto o poder da ação é importante para sua mudança de mentalidade.

Do que adianta chegar até aqui e não agir? É só perda de tempo e mais uma frustração para a bagagem!

Os seis hábitos são apenas para que você comece sua mudança, já que o interessante é que você viva em constante aprendizado, buscando sempre eliminar hábitos que atrapalham na sua jornada e adquirir outros que ajudam.

Lembre-se: se você quiser uma vida diferente, precisa de hábitos diferentes.

Agora que você está pronto para começar a agir, não deixe de acompanhar o perfil oficial do Loop de Sucesso no Instagram para mais dicas sobre mentalidade e conteúdos de valor como esse!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.