Desenvolvimento Profissional

As 6 melhores estratégias para ter proatividade no trabalho e atingir o sucesso

9 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

É como dirigir no escuro, mas consciente dos seus atos.

Infográfico Proatividade no Trabalho - Loop de Sucesso

A proatividade no trabalho nada mais é do que pensar em soluções, antes mesmo que exista um problema.

É ser ousado ao ponto de criar estratégias criativas e inovadoras para solucionar problemas e se mostrar ativo no ambiente em que estiver.

A grande verdade é que os profissionais precisam acompanhar a evolução do mercado e procurar se aperfeiçoar, constantemente, para serem cada vez melhores.

As empresas passaram a exigir alguns requisitos na hora da contratação, como proatividade no trabalho, a ideia é que assim, as demandas sejam atendidas com uma maior velocidade, potencializando e atingindo grandes resultados.

Pessoas que possuem proatividade no trabalho, demonstram um alto nível de autorresponsabilidade, ao tomarem para si, tarefas e situações complexas, sem dar lugar ao medo de se arriscar a sair da zona de conforto.

São profissionais ávidos por conhecimento e evolução em suas carreiras, procuram sempre se atualizar e se manterem engajados com as empresas e organizações.

Além disso, conseguem manter um estado positivo ao lidar com determinadas situações, facilitando a descoberta de soluções.

Quer saber mais? Vamos então, as características de alguém que desenvolve a proatividade no trabalho:

Características de alguém que desenvolve a proatividade no trabalho

  • Profissionais proativos se dedicam ao trabalho tratando o projeto como seu, tendo mais cautela nos detalhes.
  • Possuem uma visão aguçada, sempre trabalhando no presente, mas com o olhar no futuro.
  • Entendem a importância de prioridade, importância e urgência em suas tarefas.
  • São criativos e enxergam maneiras peculiares e inovadoras de solucionar problemas.
  • Eliminam as distrações e voltam sua atenção para o que o projeto necessita naquele momento.

Percebeu como essas características são valiosas?

Muitos profissionais as almejam e constantemente estão em busca de respostas para uma pergunta em especifico: como ser proativo no trabalho?

E, meu amigo, eu preciso ser sincero.

Procurar como ser mais proativo é fácil, mas conseguir manter a determinação de tentar seguir os passos para desenvolver essa habilidade tão desejada é que é difícil.

Muitos líderes e empreendedores desejam a fórmula mágica para montarem uma equipe com proatividade no trabalho.

O que eles não sabem é que existem sim, maneiras de criar uma equipe com iniciativa e eliminar de vez a dúvida de: como ser proativo, do ambiente de trabalho.

Vamos conhecer agora, as formas de desenvolver a proatividade no trabalho entre seus colaboradores, se você for um líder:

Formas de desenvolver a proatividade no trabalho entre seus colaboradores

  1. Não force a proatividade aos seus colaboradores, estimule-os a se autoconhecerem, apenas eles podem identificar seus pontos fracos e fortes e como aperfeiçoá-los.
  2. Motive e envie sinais a sua equipe de quais aspectos eles podem melhorar, assim desenvolverão cada vez mais as suas potencialidades.
  3. Valorize a organização na sua empresa e estimule os profissionais a se planejarem e organizarem bem as suas tarefas.
  4. Distribua o maior número de informações possíveis sobre determinados projetos aos seus colaboradores, assim eles aguçarão as suas visões e poderão enxergar problemas e soluções futuras.
  5. Comece a utilizar treinamentos para estimular o desenvolvimento de habilidades e potencializar o foco, a produtividade e a gestão de tempo no trabalho.
  6. Construa um ambiente de tranquilidade para reconhecer os esforços dos seus colaboradores e motivá-los a progredirem cada vez mais.
  7. Estimule os funcionários a tirarem a atenção dos problemas e focarem em soluções.
  8. Comece a recompensar novas ideias e iniciativas que agreguem valor a sua empresa.

É importante lembrar, que um líder de sucesso não cobra os seus colaboradores, ele os estimulam para que melhorem, gradativamente, e passem a executar o seu trabalho da melhor forma possível, por vontade própria.

A proatividade no trabalho é um grande facilitador para a entrada de profissionais em empresas, organizações e corporações.

Ora, mas porquê?

Simples, quem não quer um profissional ativo e que se dedique a sua empresa com o cuidado que teria se fosse dele?

Essa dedicação pode se transformar em mais produtividade, desempenho melhor de habilidades e validação de novas ideias que atribuem vantagens as empresas, fazendo com que os resultados sejam cada vez mais conquistados.

Eu percebi, que você pode dobrar os seus resultados se enfrentar os desafios com otimismo e confiança, sem dar lugar ao medo e aos sentimentos vitimistas que buscam culpados, o seu foco deve estar nas soluções.

Vou falar algo sobre mim.

Eu sempre fui aquele integrante observador dos grupos de amigos, meio introvertido, mas que quando surgia uma situação difícil, logo se destacava.

Imediatamente, colocava a minha mente para funcionar e encontrar as melhores saídas para o momento e isso pode ser visto por grandes líderes como um passo de iniciativa.

Acredito que você já tenha entendido, mas para desenvolver a proatividade no trabalho é preciso bastante conhecimento em sua área e procurar adquirir cada vez mais, para aperfeiçoar suas capacidades.

Dessa forma, você antecipa os seus passos e percorre caminhos essenciais, evitando imprevistos.

Existe um fator estimulante para aqueles que desenvolveram a proatividade no trabalho, continuarem em seus objetivos com afinco: os novos desafios.

Sabe aquela vontade que você sentia na infância de fazer algo, quando alguém dizia que você não deveria?

Essa força de vontade surge nos proativos quando eles se deparam com novos desafios.

Por isso, eu costumo dizer que a maior inimiga de alguém que tem proatividade no trabalho é a falta de desafios diários, pois a rotina tende a tornar-se enfadonha sem o combustível que eles trazem para esses profissionais.

Houve uma época, em que eu trabalhava fixo para uma agência de publicidade e no início eu me sentia muito motivado em trabalhar.

A motivação precisa ser trabalhada diariamente para que não se esgote

Praticamente, todos os dias, eu recebia novos desafios, em geral tarefas que eu não possuía muito costume de executar.

Eu me sentia com um gás a mais, pois todo dia tinha algo novo a aprender.

Mas com o passar do tempo, tudo começou a mudar.

Sem novos desafios, a rotina foi ficando desgastante e enfadonha, eu sentia que aquilo não estava mais agregando valor a minha carreira, então resolvi sair.

E, pra falar a verdade?

Foi a melhor coisa que fiz para o meu desenvolvimento profissional.

Você sabia que a proatividade anda de mãos dadas com a produtividade?

Inclusive, muitas pessoas tendem a confundir o significado das duas, por isso vamos entender agora, a relação entre proatividade e produtividade:

Relação entre proatividade e produtividade: profissional produtivo

  • Uma pessoa produtiva não é aquela que executa o maior número de tarefas, mas sim, aquele profissional que sabe fazer bom uso das suas habilidades, utilizando uma melhor gestão de tempo e desempenhando o seu papel com eficiência para entregar o seu melhor nas atividades diárias.

Relação entre proatividade e produtividade: profissional proativo

  • Já um profissional com proatividade no trabalho, é aquele que consegue antecipar os seus passos com sabedoria e cuidado para não entrar onde não é solicitado, visando desenvolver soluções criativas para os problemas da empresa.

Entendeu a diferença?

A proatividade no trabalho, nos dias de hoje, não é mais um simples destaque para o profissional e sim, uma obrigação para quem almeja sucesso em sua carreira.

O profissional proativo passa a ter um maior controle sobre os possíveis cenários da empresa, assim ele consegue se planejar melhor, estrategicamente, para alçar voos maiores, independentemente, de ser apenas um colaborador ou ocupar o cargo maior de uma empresa.

É também importante entender, que proatividade no trabalho vai muito além da empresa em si, é compreender o cliente e os possíveis comportamentos dele, para o manter satisfeito, antes mesmo dele pensar em fazer uma reclamação.

Você já sabe, mas uma característica de destaque nos profissionais com proatividade no trabalho são as soluções criativas.

Por isso, separei algumas formas de encontrar soluções usando a criatividade, vamos a elas:

Formas de encontrar soluções usando a criatividade

  1. Saia da zona de conforto e estimule a sua mente a pensar de forma diferente sobre as coisas do cotidiano, se precisar implemente hábitos diferentes no seu dia para potencializar o efeito.
  2. Procure pensar no problema como se ele não tivesse nenhuma relação com você, já reparou que quando é para dar conselhos aos outros você se torna melhor do que quando precisa resolver algo seu?
  3. Reúna o maior número possível de informações sobre aquele problema e tire alguns minutos do seu dia para pensar sobre ele.
  4. Deixe para resolver problemas quando o seu estado emocional estiver positivo, assim você se torna mais criativo e tem mais chances de encontrar soluções inovadoras.

Você percebeu?

Pensar diferente é uma das inúmeras vantagens de desenvolver a proatividade no trabalho.

É por isso, que os colaboradores proativos se tornam solucionadores natos de problemas, pois sempre acessam a criatividade e conseguem resolvê-los, através de um estado de motivação e positividade.

Certo, mas será que eu sou realmente proativo ou ainda preciso melhorar?

Você mesmo tem essas respostas.

Por isso, elaborei alguns questionamentos que você pode se fazer para descobrir se tem proatividade no trabalho e melhorar as suas ações:

Questionamentos que você pode se fazer para descobrir se tem proatividade no trabalho

  • O que você faz quando surgem imprevistos?
  • Você faz a sua mente pensar ou escolhe ficar passivo?
  • Você toma decisões em momentos urgentes, quando não tem outra saída ou de forma consciente?
  • Você procura recolher o maior número de informações possível antes de resolver um problema?

E aí, qual o seu resultado?

Profissionais que possuem proatividade no trabalho são ousados e não esperam por soluções, eles se movem e vão em busca delas.

Pensar e usar o poder da ação é uma habilidade de destaque em pessoas proativas.

Além disso, são profissionais efetivamente comprometidos com a sua jornada e o lugar em que trabalham, agregando ainda mais valor em suas trajetórias.

Meu amigo, você já ouviu falar em pessoas reativas?

Existem muitas pessoas que não entendem a relação entre proatividade e reatividade, tratando muitas vezes como se tivessem o mesmo significado.

Então, entenda agora a diferença entre proatividade no trabalho e reatividade, e como as pessoas com essas características se comportam no cotidiano:

  • Pessoas proativas procuram oportunidades e brechas, sempre persistindo para conseguir uma solução. Além disso, sabem usar novos conhecimentos para solucionar problemas de forma criativa e inovadora.
  • Pessoas reativas possuem dificuldade de lidar com questões importantes e não procuram oportunidades, logo não conseguem aproveitar as soluções, impedindo que aconteça algo novo.

Entendeu como elas não possuem nada em comum?

Reatividade como o próprio nome já diz, são pessoas que reagem ao que os outros fazem, muitas vezes se deixando levar apenas pelo lado emocional.

Dessa forma, você consegue compreender que proatividade no trabalho difere bastante de reatividade.

Agora, que você já absorveu todo esse conhecimento sobre proatividade e entende a importância dessa característica de destaque em sua carreira, é hora de aprender como ser mais produtivo na prática.

Então, vem comigo!

6 estratégias para ter proatividade no trabalho e aprender na prática como ser mais proativo e atingir o sucesso!         [ A 5° é a minha favorita ]

1. Comece a analisar os problemas ao seu redor

Profissionais proativos observam os problemas das pessoas a sua volta.

Uma boa maneira de você exercitar a sua capacidade de desenvolver soluções é observar os problemas das pessoas a sua volta.

Eu, particularmente, tenho esse hábito.

Costumo observar como as pessoas reagem quando possuem problemas e penso de qual forma eu resolveria aquele conflito.

Recomendo fortemente, caso você deseje desenvolver a proatividade no trabalho, que use essa técnica no seu local de trabalho.

Com o passar do tempo, você vai desenvolver ótimas soluções e estimular a chegada de novas ideias em sua mente.

Caso você ache relevante e queira, comunique aos envolvidos as suas ideias.

Um problema muitas vezes é solucionado melhor quando é analisado pelos olhos de alguém que está mais distante da situação real.

Procure distanciar a sua mente de problemas e aproximá-la de soluções.

2. Antecipe os problemas e imprevistos

Profissionais proativos antecipam problemas e imprevistos

Você pode começar pelas coisas mais simples.

Comece a observar no seu local de trabalho quais são os padrões, as rotinas e os hábitos que os colaboradores mais utilizam.

Teste afiar a sua visão para enxergar e deduzir problemas que poderiam aparecer através desses padrões.

Além disso, observe quais as razões pela qual se iniciam conflitos por lá e procure eliminá-las antes que aconteçam.

É necessário ser observador e analítico nesses momentos, por isso mantenha um estado positivo e de atenção plena para lidar com os seus objetivos.

Vamos analisar uma situação hipotética, com uma possível solução:

Se na sua empresa, os colaboradores não conseguem entrar em um consenso na realização dos projetos, o que você poderia fazer para solucionar?

Provavelmente, eu iria sugerir que cada um organizasse e definissem as suas tarefas diárias e também, reservassem 1h do seu horário de trabalho para fazer uma breve reunião e apresentarem tudo aquilo que foi feito.

Dessa forma, todos conseguiriam expressar as suas opiniões e trazer novas ideias para ajudar a equipe a desempenhar melhor.

Assim, os conflitos seriam mais escassos e o objetivo da empresa seria atingido com sucesso: resultados em maior escala.

3. Assuma o controle dos desafios

Profissionais proativos assumem o controle dos desafios

Eu sei que é difícil se impor, principalmente se você for introvertido.

Mas a proatividade no trabalho não é algo vindo por um milagre, todos nós precisamos nos esforçar, diariamente.

Você pode achar que não, mas estamos no mesmo barco.

Para se impor e assumir o controle dos desafios, você precisa antes desenvolver a autorresponsabilidade.

É com ela e o autoconhecimento, que você começa a trazer para si as responsabilidades e desempenhar melhor o seu trabalho, potencializando os seus resultados.

Assim, você consegue entender a origem dos seus maiores medos para driblá-los e se manter mais engajado em qualquer ambiente de trabalho.

Entenda que não há problema algum em você sentir medo do desconhecido ou de ter algumas atitudes mais ativas.

A mente pode ser a sua maior fortaleza, mas também é carregada de crenças limitantes, por isso, esteja atento.

A melhoria constante é resultado de várias tentativas frustradas.

4. Tome decisões conscientes

Profissionais proativos tomam decisões conscientes

Quando você toma decisões?

Será que somente quando há uma necessidade ou quando você realmente é forçado a isso?

As decisões conscientes são tomadas quando você está focado no presente, elas são definidas a partir do momento que você analisa o cenário atual, considerando também o futuro e entendendo o andamento do processo.

Elaborei, algumas formas de você tomar decisões conscientes e ter um melhor aproveitamento na sua jornada de trabalho, vamos a elas:

  • Analise os efeitos a curto, médio e longo prazo das suas decisões.
  • Observe como anda o processo, se ele está satisfatório, os resultados também serão.
  • Procure analisar os problemas utilizando várias formas de enxergar, assim você identifica razões diferentes e trabalha melhor para solucioná-los.
  • Observe como está o seu estado emocional, não tome decisões se estiver com a predominância de sentimentos negativos.
  • Pondere sobre as razões de você implementar aquela decisão e quais melhorias ela vai trazer.

A partir de agora, tenho certeza que suas decisões serão bem mais conscientes e você dará um passo em relação a proatividade no trabalho.

5. Reagir não significa engajar

Pessoas reativas esperam a opinião do próximo para concordar ou dar a sua própria.

Lembra que nós falamos em reatividade um pouco mais acima?

Ela é bastante confundida quando diz respeito a estar ativo e engajado nos projetos de uma empresa.

Reativo é aquela pessoa que espera a opinião do próximo para concordar ou dar a sua própria.

Ela se torna dependente das atitudes dos outros e acaba se anulando, sem dar as suas considerações sobre determinados assuntos.

Quando você engaja, o jogo realmente começa.

Você procura informações e novos conhecimentos, estimulando a sua mente a ser cada vez mais criativa, pois você passa a dominar aquele assunto e pode trabalhar com ele utilizando muitas vertentes.

Após a busca de informações e o desenvolvimento de ideias, você começa a contribuir verdadeiramente com os projetos.

Entendeu agora, a diferença entre reagir e engajar?

6. Estimule a sua criatividade

A criatividade é estimulante para a sua proatividade no trabalho.

Esse é um assunto que eu sou bastante suspeito para falar.

Se você já conhece o Loop, provavelmente, já notou que ele se sustenta a base de constância e muita criatividade.

Ela é simplesmente uma das maiores habilidades que um profissional pode desenvolver.

Além de ser um fato estimulante para a sua proatividade no trabalho.

Eu recomendo que você tenha um bloco de notas especifico para as suas ideias.

Anote absolutamente tudo que lhe vier a mente, você pode não dar nada por uma ideia hoje, mas acredite, uma hora ela pode evoluir e se moldar para ajudar você.

Se você é daqueles que têm muitas ideias e, é bastante criativo, procure validá-las para descobrir se realmente são boas para que você prossiga em sua jornada.

Uma ótima chance que você tem de implementá-las, é na hora de desenvolver soluções alternativas.

Esteja atento, para saber a hora certa de utilizar as suas ideias, elas são valiosas.

Comece a validar essas estratégias ainda hoje e observe os seus resultados!

Conclusão: Você não sabe? Essa é a hora de agir!

Proatividade no trabalho pode ajudar você a crescer em sua carreira.

Se você chegou até aqui, então sabe mais sobre proatividade no trabalho do que imagina.

Esse compilado de estratégias que eu elaborei para você, foram testados por mim na prática e me trouxeram muitos resultados, tenho certeza que acontecerá a mesma coisa com você.

Ao longo desse conteúdo, você entendeu porque é importante ser proativo, e como a proatividade no trabalho pode ajudar você a crescer em sua carreira, ganhando cada vez mais.

E aprendeu também a relação entre proatividade e sucesso em sua carreira profissional.

É notável que pessoas com proatividade no trabalho possuem mais chances de serem bem-sucedidas e garantirem os seus melhores resultados.

E aí, você sente que pode desenvolver a proatividade no trabalho também?

Não esqueça, a melhoria constante depende exclusivamente de você e do seu esforço.

Você é o grande protagonista da sua vida.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre proatividade no trabalho, acompanhe o Loop de Sucesso no Instagram e no Telegram para receber motivação diária e atingir os seus maiores objetivos.

Mas, só se você estiver comprometido com o sucesso, ok?

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos e colegas que gostariam de aprender um pouco mais sobre proatividade e aumentarem as suas chances de progresso em suas jornadas.

Vamos juntos ao topo! 😀

 

Clique aqui para baixar o infográfico valioso em alta resolução.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.