Autoconhecimento

Desencorajado?! Aprenda como vencer o desânimo usando essas 8 técnicas simples

9 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

Você não é o único que sente desânimo em um certo ponto da jornada.

Você não é o único que sente desânimo em um certo ponto da jornada

Os maiores empreendedores, conhecidos hoje em dia, pensaram por alguns minutos como alguém que estava desanimado.

É, meu amigo, essa é mais uma fase na sua trajetória de empreendedor.

Nós seres humanos vivemos em ciclos de energia, que oscilam entre o pico e a queda. Por mais que você seja produtivo e proativo, uma hora sua energia irá cair drasticamente e você vai se sentir sem forças para continuar.

Quando o Loop de Sucesso foi criado, meu objetivo como todo empreendedor iniciante, era ganhar muito dinheiro. Não foi isso que aconteceu.

Mas acredite, não é que o objetivo seja ruim, o problema estava na minha visão imediatista das coisas.

Eu tinha metas grandes e pouquíssimo tempo, adivinhe o que aconteceu? Isso mesmo, comecei a me desanimar com o projeto.

Apesar de tudo, consegui perceber que o problema maior estava na minha forma de pensar e enxergar as coisas, deixei os pensamentos sabotadores tomarem de conta ao ponto de quase afundar mais um sonho.

Não sei se existiu uma virada de chave, a gente geralmente não percebe essas coisas, mas com o tempo eu fui vendo aquilo como o projeto da minha vida, é como um filho, e a gente não abandona um filho. Hoje, eu me sinto inteiramente motivado e com forças para seguir dando o meu melhor.

É isso que você deve começar analisando, o sucesso do seu projeto é algo que você realmente deseja com todas as suas forças?

Se você respondeu com um sim, então continue lendo o conteúdo para driblar as dificuldades no empreendedorismo e voltar a se animar com o seu objetivo.

Como vencer o desânimo: 8 maneiras de se animar nos dias difíceis [A 4° é a minha favorita]

1. Encontre a fonte do problema

Encontre a fonte do desânimo

Você já tirou algumas horas do seu dia simplesmente para refletir sobre o que está acontecendo?

Eu sei que é difícil, a correria, as exigências, não permitem que você tenha tempo sobrando para ficar em silêncio consigo mesmo e analisar o que está faltando.

Mas nunca é tarde para começar e eu vou te ajudar com isso.

Você tem sentido prazer em realizar as suas metas diárias?

O prazer é o antídoto mais poderoso contra o desânimo. É aqui que você percebe, realmente, que o problema é na forma como você pensa.

Você precisa que a sua energia esteja no pico para vencer e ela muda de acordo com os seus pensamentos no momento.

Portanto, se você tem um projeto sólido e quer que ele dê certo, faça um acordo consigo mesmo para encontrar o prazer no processo. Não há como progredir se você não consegue estar satisfeito e feliz com o que está fazendo.

2. Expectativas em excesso podem frustrar seus planos

o que acontece quando ficamos com desânimo?

Sim, eu sei que é praticamente impossível iniciar um projeto e não imaginar toda a trajetória de sucesso repleta de conquistas e coisas extraordinárias.

Eu lamento realmente, mas é nessa hora que você pode estar formando um monstro: a sua futura frustração.

A intensidade que você coloca na expectativa é equivalente a decepção que você vai ter.

E não, não estou querendo piorar a situação para você, mas quando você imagina coisas quase impossíveis de serem realizadas em um certo contexto, sem pensar nos imprevistos, se frustrar é algo previsível de acontecer.

O que significa que para solucionar essa situação, é necessário que você traga o seu sonho para a realidade.

Vivemos de forma que tudo gira em volta do passado ou futuro, mas nada é construído no presente, tudo o que fazemos nos puxa para cada vez mais longe do agora.

Por isso, você precisa parar de imaginar, e começar a agir no presente, a única coisa que você pode conseguir construindo o seu sonho no futuro é frustração. Fique no presente e pense no que deve ser feito nesse exato momento.

Lembre-se: “Excesso de expectativa é o caminho mais curto para a frustração.”

3. Não seja imediatista, dê um passo de cada vez

O imediatismo pode trazer desânimo

Quem nunca começou um projeto pensando apenas nos resultados que poderia ter no curto prazo? Se tornar um Warren Buffet da vida ou colocar uma ideia em prática e ela performar melhor que a Amazon do Jeff?

E esse é um dos grandes erros que você pode cometer na vida. Ao comparar sua trajetória com a de grandes players do mercado, sua faísca de força de vontade pode se apagar antes mesmo dela se tornar uma chama.

O imediatismo requer constantemente que você tenha resultados equivalentes aos de outra pessoa, mesmo que você não tenha a estrutura necessária para alcançá-los.

Essa nova cultura é como um padrão de comportamento onde tudo tem que ser imediato, agora, não há como esperar. A paciência tem se tornando cada vez menos vista, as conquistas têm que “ser para já”.

Então, se você deseja resultados consistentes, precisa agir como se estivesse cultivando uma árvore, plante, semeie, regue, espere que ela floresça e comece a colher os frutos.

Quando você é imediatista, passa acreditar automaticamente que não consegue realizar metas mais ousadas, porque não há tempo suficiente.

Isso pode te custar muito caro e afundar o seu projeto que tinha tudo para ser um sucesso em alguns anos.

4. Tudo que é sucesso hoje, há anos atrás era apenas mais um projeto como o seu

A paciência para combater o desânimo

É normal imaginar que algo que viralizou ou está sendo reconhecido hoje, não teve muito esforço por trás, ou que levou muitos anos sendo construído.

Isso acontece porque você nunca vai ser capaz de enxergar os bastidores do outro, você não estava lá nas dificuldades, quando parecia que ia dar errado e nos problemas financeiros que provavelmente surgiram com aquela pessoa tão admirada por você hoje.

A única coisa que você consegue pensar é: “ele teve muita sorte”.

Eu estou aqui para dizer que não, ele não teve muita sorte. Ele se esforçou como você está se esforçando agora.

De todas as métricas e estratégias, essa é a única que você não deve usar. Jamais use o palco do outro para comparar com os seus bastidores, são circunstâncias distintas, com pessoas e cenários diferentes.

Vou usar como exemplo as redes sociais, ninguém posta uma foto chorando ou desanimado, as pessoas querem mostrar conquistas e momentos felizes.

Se comparar com o outro, meu amigo, é uma crueldade com você mesmo e com seu objetivo que mal começou e está sendo hostilizado pela sua forma de pensar.

Use a história daquela pessoa de sucesso da maneira certa, para motivar, inspirar e te dar forças para seguir em frente.

5. Se o líder é pessimista, a equipe ficará sem direção

O líder não pode desanimar sua equipe

Você pode não ser um líder com uma super equipe agora, mas é preciso que saiba disso para o futuro.

 Muitos líderes, por falta de desenvolvimento pessoal, acabam prejudicando a sua própria equipe por não saberem lidar com as dificuldades no decorrer do caminho.

Se você é empreendedor com certeza sabe do que estou falando, nem tudo são flores, infelizmente, e sempre vão existir dificuldades.

Entenda que a energia e a atitude que você transmite têm o poder de motivar ou desmotivar pessoas, principalmente se você está liderando um negócio.

Talvez seja um pouco complicado, mas é catastrófico quando você transmite insegurança a sua equipe, as coisas realmente podem virar um caos a partir daí.

Para ser um bom líder você deve motivar e direcionar a equipe nos caminhos adequados, se demonstrar que as coisas estão fora do controle, eles ficarão sem saber como devem agir e não irão performar bem, prejudicando gravemente o desempenho da sua empresa.

Se você refletiu sobre isso e deseja fortalecer a energia do seu time, recomendo celebrar as pequenas conquistas juntamente com eles, implemente uma rotina de trabalho agradável, dê aquele gás que a sua equipe precisa.

Se o seu desânimo é em parte por esse motivo, acredite que a partir de agora com essas dicas, você vai conseguir resolver o ponto onde está errando.

Afinal, liderar não é impor responsabilidades, mas sim despertar nos outros a vontade de fazer.

6. Lembre-se do motivo de ter começado

O desânimo é o resultado da falta de força de vontade

Se você sente desânimo é porque não tem mais a força de vontade que tinha no início de tudo.

Vamos refletir juntos agora.

Pense no seu propósito e me responda: o que te impulsionou lá no começo?

Independência financeira? A vontade de realizar um sonho? Uma pessoa para dar um futuro melhor? Viagens? Conhecer novos lugares? Resolver problemas difíceis?

Você acha que se desistir agora, vai conseguir cumprir com as metas que estipulou? Não, porque um desistente realmente nunca irá conseguir realizar nada, mas um persistente irá realizar o que muitos nem sequer imaginaram, mesmo que demore anos.

Agora pense sobre os motivos que fizeram você vencer o desânimo e todas as situações difíceis até agora, eles serão histórias a serem contadas quando você finalmente conseguir atingir o sucesso.

7. Use sua mente ao seu favor e seja grato

A gratidão é o antídoto para o desânimo

Você pode estar se concentrando nas coisas erradas.

Muitas pessoas desanimam no começo da trajetória porque focam apenas em metas não conquistadas, dificuldades e problemas.

Se você entende minimamente sobre a lei da atração, sabe que isso só tende a levar você ladeira abaixo, sem chances de voltar.

Quando você foca apenas no que não possui, sua vida carrega altos níveis de negatividade, acarretando em energias ruins e te deixando desanimado o tempo todo.

E como você vai usar negatividade para realizar tarefas? Não tem como isso acontecer, você precisa estar positivo para que as coisas fluam bem.

Por isso, meu amigo, falo com toda sinceridade que você precisa ser grato, só assim obterá grandes resultados e a mudança ocorrerá de forma rápida e eficaz.

Para vencer o desânimo, lembre-se dos seus avanços na carreira, das pequenas conquistas e principalmente as oportunidades que surgiram no seu caminho.

Nada chega até você sem uma lição, analise tudo que aprendeu até agora, tenho certeza que muitas coisas que você tinha bastante dificuldade antes, hoje em dia consegue resolver com mais facilidade.

Não seja ingrato, se olhar com atenção os pequenos detalhes, encontrará mais coisas para agradecer do que para reclamar.

8. Pergunte a si mesmo como é a pessoa que você deseja ser

o desânimo é um sinal de que você precisa ser persistente

Talvez você ainda não tenha entendido, mas o desânimo pode ser um sinal de que algo precisa mudar e esse algo pode ser você.

Tudo é questão de perspectiva, de como você escolheu enxergar a situação.

Você pode por exemplo estar ampliando milhares de vezes um problema, quando deveria se concentrar em uma solução.

Ou pode estar imaginando que a qualquer momento vai acontecer algo desastroso e inesperado que fará com que você vá a ruína.

Percebe que tudo é você?

A sua mente pode estar te sabotando nesse exato momento e você está simplesmente facilitando o trabalho dela.

Foque naquilo que você precisa fazer agora, foque em você.

Pergunte a si mesmo: Como é a pessoa que eu quero ser? O que ele conseguiu realizar? Quais objetivos alcançou?

Desenhe-o em sua mente com precisão e riqueza de detalhes.

Agora o mais importante: Você tem feito algo para se tornar essa pessoa? O que ela faria agora no seu lugar?

Conclusão: Vença o desânimo vivendo o AGORA!

O poder do agora pode combater o desânimo

Viu como não é tão difícil assim?

Desprenda-se do passado e se disponha a estar aberto para novas possibilidades, aceite que coisas boas estão vindo em sua direção a partir de agora.

O que passou não merece mais a sua atenção, mas o que está por vir é fundamental para novas experiências e aprendizados.

Agora que você não está mais desanimado e disposto a fazer valer a pena o seu propósito, queremos que saiba que estamos aqui para ajudar no que você precisar, por isso fique por dentro também dos nossos conteúdos no Instagram oficial.

Coloque as maneiras de vencer o desânimo e driblar as dificuldades no empreendedorismo em prática e não deixe de compartilhar esse conteúdo com pessoas especiais que precisam de motivação para continuar progredindo! Agora é com você!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.