Mentalidade de sucesso

Como ter autoconfiança para destravar a conquista dos seus objetivos

8 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

O poder da autoconfiança se destaca a muito tempo no mundo corporativo.

O poder da autoconfiança nos negócios

Não importa o tamanho da empresa, provavelmente, existe alguém lá com essa qualidade especial.

Pessoas autoconfiantes são determinadas, empoderadas e encaram os desafios sem medo algum, inspirando os outros a agirem como elas.

Eu conheci várias pessoas assim em minha jornada e no fundo, sempre quis me tornar alguém parecido, até que consegui.

A autoconfiança é construída em parte na infância, e nessa época, eu não expressava minhas opiniões sobre assunto algum, meu comportamento era um só: calado e observador.

Eu admirava muito os meus amigos que eram desenrolados e conseguiam resolver qualquer situação que aparecia, sem hesitar.

Eles falavam bem, sem nervosismo, e arriscavam-se para expressar suas opiniões com convicção, algo que eu nem tentava fazer por medo.

Durante algum tempo, alimentei a crença limitante de que nem todos são confiantes e apenas alguns nasceram com esse dom, mas isso nunca foi verdade.

A autoconfiança é uma prática constante que deve ser estimulada todos os dias.

O autoconhecimento me trouxe esse entendimento e eu finalmente consegui mudar e trazer para a minha vida uma característica que sempre almejei: a confiança em mim mesmo.

Depois que fixei isso na mente, minha rotina nunca mais foi a mesma.

Tenha uma rotina produtiva aplicando o poder da autoconfiança

Trazendo para a vida profissional, muitos se questionam diariamente como ser uma pessoa mais firme, com decisões assertivas e mais segura de si.

Mal sabem eles que essas são características de pessoas autoconfiantes e que a raiz do problema pode ser a insegurança dos seus atos.

Pessoas inseguras dependem mais de acontecimentos externos para serem felizes, logo, essa felicidade não é duradoura e eles voltam, rapidamente, à estaca zero.

É daí, que muitas vezes aparece aquela fixação por objetivos de curto prazo e prazeres imediatos. Por isso, meu amigo, encontre onde está enraizado o problema ou ele não será solucionado.

Ter autoconfiança pode não ser um processo tão fácil, você precisa cicatrizar e curar os sintomas, antes de erradicar uma doença, mesmo assim é com a mente e o seu modo de agir.

Em alguns casos, como por exemplo, a perda de confiança na carreira, a solução pode ser bem mais simples.

Houve uma época da minha vida que eu não me sentia capacitado o suficiente para estar no mercado de trabalho sabendo que existiam inúmeras pessoas talentosas ao meu redor.

Naquele tempo, eu não tinha definido ainda um nicho especifico em meu ramo de atuação e o trabalho geral não estava me agradando mais.

Minha confiança estava diminuindo drasticamente e eu percebi que era por falta de capacitação e que eu tinha que encontrar a minha singularidade.

Foi exatamente o que eu fiz, me engajei em vários cursos e ao invés de focar no geral da minha profissão, procurei ser um dos melhores designers em identidades visuais.

Aperfeiçoando as habilidades com criatividade

A partir desse momento, vários caminhos se abriram para mim e eu não perdi mais a confiança em minhas habilidades.

Se esse for o seu caso, procure se capacitar cada vez mais para sair na frente em meio aos seus concorrentes, a confiança aparecerá conforme os resultados forem sendo conquistados.

É importante que você esteja ciente que a falta de confiança prejudica os seus resultados, caso se torne um hábito fixo em sua mente.

O que você pensa sobre si, reflete no seu comportamento, do lado de fora. Afinal, a realidade nada mais é do que a materialização da sua mente.

Se você é daqueles que ensaia várias vezes o que deve falar em apresentações, ligações, entre outros, e imagina que vai se sair péssimo, realmente se sairá.

A sua perspectiva de ver o mundo impulsiona suas atitudes e a forma como você age.

Então, se você vai passar por alguma situação que desperta a sua insegurança, respire fundo e imagine como uma versão autoconfiante sua reagiria nesse momento.

Quais atitudes ele tomaria? Será que estaria inseguro ou agiria de forma ousada para enfrentar mais um desafio? Pense sobre isso.

A sua mente tem um poder inimaginável e sem que você perceba, ela pode fazer com que aos poucos você vá perdendo a autoconfiança, enviando pensamentos de medo e pavor para que você deixe de tentar coisas novas por receio de uma mudança.

Portanto, veja agora quatro benefícios da autoconfiança para uma carreira de sucesso:

Benefícios da autoconfiança para uma carreira de sucesso

  1. Quando você acredita nas suas habilidades, suas chances de atingir altos níveis são potencializadas.
  2. Pessoas autoconfiantes passam a imagem de competência e alcançam maiores resultados aos olhos do mercado.
  3. Agir com confiança deixa a sua mente positiva e motivada para enfrentar grandes demandas.
  4. Aumenta a sua concentração, fazendo com que você desempenhe melhor e seja mais produtivo.

Entendeu agora porque a confiança em si mesmo é tão importante?

Como citei acima, é na infância que é construída uma parte da confiança, com base na autonomia que era dada a você, pelos seus pais.

Por isso, as histórias de vida possuem um impacto altíssimo sobre a autoconfiança das pessoas e só através do autoconhecimento você vai conseguir identificar os fatores que podem contribuir para sua perda de confiança.

Afinal, acreditar em si mesmo abrirá uma porta para novas oportunidades e poderá dar um grande impulso em sua carreira profissional.

Pessoas autoconfiantes possuem mais chances de alcançar o sucesso, pois são proativas e estão dispostas a enfrentarem desafios, solucionarem problemas e se aperfeiçoarem cada vez mais para o mercado de trabalho.

Mas é preciso lembrar que a confiança não deve ser um esforço diário, mas sim algo natural do seu interior, e que não há como conseguir isso sem passar pelo processo completo.

Não tem atalho ou caminho mais rápido, é como eu sempre falo: se fosse fácil, todos conseguiriam.

É preciso uma prática constante para fixar essa nova mentalidade e tirar a energia negativa de pensamentos sabotadores, direcionando-a para a execução de tarefas, afim de trazer grandes resultados.

Afinal, você não estaria aqui se não tivesse um objetivo a ser conquistado, não é?

A autoconfiança é acreditar de forma sincera em suas habilidades, pontos de vista e pensamentos, é com ela que você se sente cada vez mais preparado para enfrentar os desafios da vida.

Então, entenda agora a forma como pessoas autoconfiantes agem:

Como pessoas autoconfiantes agem

  1. Pessoas autoconfiantes não escolhem prazeres imediatos, suas felicidades vêm do interior.
  2. Não desvalorizam pessoas para se sentir bem, sabem que cada um tem algo a oferecer.
  3. Se sentem confortáveis ao negar algo a alguém e procuram priorizar as suas tarefas diárias.
  4. Não tentam provar nada a ninguém, por isso preferem ouvir mais do que falar, acreditam que dessa forma conseguirão aprender muito mais.
  5. Não têm medo de estarem erradas, expressam suas opiniões mesmo assim e aprendem com os seus erros.
  6. Não se sentem fracas ao pedir ajuda a alguém, estão cientes das suas qualidades e habilidades.

Uau, que pessoas incríveis, não é?

Elas passam longe da soberba e prepotência, são pessoas que descobriram o seu lugar no mundo e fazem de tudo para cultivar o seu propósito.

Sei que você pode estar pensando: E agora? Como age aquele que não possui confiança em si mesmo?

Então vamos lá!

Saiba agora os cinco comportamentos predominantes em pessoas que possuem déficit de confiança:

Como as pessoas que possuem déficit de confiança agem

  1. Pessoas sem autoconfiança possuem pensamentos e falas vitimistas.
  2. Medo predominante de desafios.
  3. Tendem a atrair pessoas âncoras que só afundam mais você.
  4. Se comparam muito com os outros, em todas as áreas da vida.
  5. São carentes e se ofendem facilmente com críticas.

E aí, em qual dos dois tipos de pessoas você se encaixou?

Ser autoconfiante é ter clareza de ideias, opiniões formadas e seguir com determinação em uma direção especifica.

É muito comum, que pessoas confiantes demonstrem uma tendência a liderar equipes, e algo que favorece muito é a postura corporal.

Isso tudo pode levar você a refletir, mas pense comigo, se você não confia em si mesmo, como espera que alguém confie?

Algumas pequenas atitudes podem fazer com que os outros percam a confiança em você, e em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, você precisa que os seus clientes acreditem que suas habilidades trarão bons resultados.

Se você chegou até aqui, então já entende melhor os benefícios que a autoconfiança pode trazer para a sua vida e carreira profissional.

Continue lendo o conteúdo para saber como implementar a autoconfiança na prática em seu dia a dia.

Vem comigo!

7 fatos que podem ajudar você a ter mais autoconfiança e destravar a conquista dos seus objetivos [A 4° é a minha favorita]

1. Será que você sabe olhar para si mesmo?

Olhar para si mesmo é uma maneira de encontrar autoconfiança

A autoconfiança é algo que você alimenta no seu interior. É preciso saber olhar, verdadeiramente, para si e enxergar seus pontos positivos.

Algumas pessoas quando se olham no espelho não conseguem encontrar nada pelo que agradecer, geralmente elas têm mais reclamações do que pontos positivos na concepção delas.

Mas essa não é a verdade.

Você provavelmente tem várias habilidades com potencial para o aperfeiçoamento e não pode diminui-las com pensamentos sabotadores e negativos.

É necessário trocar os óculos do pessimismo e colocar de vez os óculos do otimismo.

A confiança ou falta dela surge em sua mente, por isso você deve enaltecer suas habilidades e se sentir, verdadeiramente, grato por elas.

Dessa forma, a confiança vai crescendo no seu interior, através da sua mudança de percepção do mundo.

2. A luta entre a percepção e a realidade

A luta entre a percepção e a realidade

Sim, muitas vezes a sua mente cria um monstro, mas na realidade ele é só um coelho fofinho e raivoso.

Aconteceu algo parecido comigo e o primeiro trabalho que precisei entregar para um cliente.

Era algo muito simples, mas minha mente começou a ativar o alarme de pânico e eu mesmo criei vários obstáculos para mim, mas depois que recebi o feedback do cliente, percebi que não era nada do que tinha imaginado.

No início do ano, li um livro que me abriu os olhos em vários sentidos, ele se chamava: O ano em que disse sim, da Shonda Rhimes.

Nele ela relatava que tinha uma vida perfeita, mas estava infeliz e não conseguia descobrir o real motivo.

Até que alguém a fez entender que ela dizia não para tudo com medo de arriscar, medo do novo e do desconhecido.

E tudo mudou quando ela fez um acordo consigo mesmo que ia dizer sim para todas as propostas desafiadoras.

Recomendo muito a leitura e para não dar mais spoilers, irei apenas dizer que foi o melhor ano da vida dela, onde ela se libertou do medo e de todas as amarras que a prendiam de viver coisas novas.

Portanto, diga sim ao novo e deixe de lado quando a sua mente te disser que você não vai conseguir.

A coragem é um passo a mais para a conquista da autoconfiança.

3. Se sua opinião é forte, você demora a se ofender

Mentes autoconfiantes possuem opinião formada sobre diversos assuntos

Uma das características que mais se destacam em mentes autoconfiantes é a opinião formada sobre diversos assuntos.

É como se libertar e hoje eu sinto essa sensação.

Eu já fui aquele tipo de pessoa que se importa com a opinião dos outros e que mudava de pensamento conforme as pessoas emitiam suas opiniões.

Eu não tinha voz e era uma pessoa extremamente nula em questão de confiança, para tentar argumentar em alguma situação.

Hoje, depois de muito livros e informação conquistei minha autoconfiança e não consigo mensurar o tamanho da liberdade que recebi como recompensa.

Consigo ouvir mais a opinião e as críticas dos outros, sem me ofender e sem alterar o meu ponto de vista.

Assim, aprendo mais sobre a forma que as pessoas enxergam diversos assuntos e não me altero de nenhuma forma negativa em relação a elas.

4. Fortaleça a sua inteligência emocional

Fortalecer a sua inteligência emocional ajuda no processo de autoconfiança

Se você tem uma inteligência emocional forte, será capaz de acreditar no seu potencial para atingir suas metas.

É aqui onde você assegura a sua capacidade e aumenta a autoconfiança.

Faça essas quatro perguntas a si mesmo, até enraizar em sua mente:

  1. Em que você é bom?
  2. Quais são suas maiores habilidades?
  3. Qual é a sua singularidade?
  4. Quais habilidades em você podem te ajudar a realizar seus sonhos?

 

Pense sobre todas as oportunidades que você não agarrou por medo. Está disposto a deixá-las irem novamente?

Você precisa ter consciência do seu talento e do poder quem tem em mãos se usar ele de forma correta.

Pare de supervalorizar as pessoas e se deixar para baixo, no nosso mundo não existe super-homem ou mulher-maravilha, existem pessoas que dão o seu melhor e se esforçam todos os dias.

Por fim, se livre das crenças limitantes que você direciona a si mesmo, desfaça essa teia de aranha que você monta todos os dias para não alcançar o sucesso.

A inteligência emocional é a única capaz de abrir os seus olhos para enxergar além do que você vê atualmente, procure fortalecê-la.

5. Imagine-se como alguém autoconfiante

Imagine-se como alguém autoconfiante

Já mencionei algo sobre isso.

Imagine que existem duas versões de você: uma que é insegura e outra que é autoconfiante.

Quando estiver em uma situação em que não se sente confortável, pense como cada um reagiria, quais atitudes cada um tomaria?

Agora escolha como mentor, a sua versão autoconfiante e aja conforme o que você imaginou sobre ele.

Dessa forma, você escolhe ser autoconfiante ao invés de simplesmente fugir.

É um ótimo exercício para se fazer a longo prazo, logo, sua mente entenderá que você está fixando novos hábitos e suas atitudes confiantes começarão a acontecer naturalmente.

6. Não pense demais, aja

Pessoas autoconfiantes são ágeis e prontas para encontrar soluções

Pessoas autoconfiantes são ágeis e prontas para encontrar soluções.

A autoconfiança é abalada quando você se fecha e não usa a sua visão para enxergar atitudes que podem trazer a resolução de problemas.

Se omitir é assumir a derrota sem ao menos tentar ou entregar o prêmio na mão de alguém por imaginar que a pessoa poderia resolver aquilo melhor que você.

Esse é mais um daqueles pensamentos vitimistas que podem limitar as suas ações, enquanto você observa de uma janela alguém tendo resultados e você não.

A zona de conforto nunca foi a melhor escolha para alguém que deseja alcançar o sucesso dos seus objetivos.

Por isso, não pense, aja.

Pessoas autoconfiantes não têm medo de falhar, elas sabem que podem aprender com os seus erros.

Entenda isso e estará fortalecendo a sua mente para atingir a coragem e a confiança de alguém de sucesso.

7. A autoconfiança pode transformar você em autoridade

A autoconfiança pode transformar você em autoridade

A linguagem corporal conta muitos pontos para uma pessoa autoconfiante.

Você já parou para analisar a forma como as pessoas de sucesso se comportam?

Talvez não, mas é algo para estar atento a partir de agora.

Eu analiso bastante e elas nunca estão curvadas, desanimadas e cabisbaixas. Sempre estão entusiasmadas, não importa a situação, pois sabem que a solução vai aparecer em algum momento.

A mente é onde nasce a autoconfiança, mas é o corpo que se encaminha para uma ação, será que você tem agido com confiança?

Ser autoridade em algo é ser referência em algum tema ou assunto.

Você não precisa ser referência em algo para ter autoconfiança, mas pode usá-la para ser visto como autoridade.

A forma como você se comporta, seu tom de voz, postura, velocidade de fala e naturalidade, vão ser o conjunto que formarão a sua primeira impressão em outra pessoa.

Com isso, você entende que é importante trazer o que está no seu interior para o seu exterior da forma correta.

Lembre-se: Autoconfiança não é ser soberbo e prepotente, é se comportar de forma condizente com o que a sua mente acredita, sem medo ou intervenções.

Conclusão: Qual a forma como você vai pensar sobre si a partir de agora?

A autoconfiança é um requisito essencial de uma pessoa de sucesso

Se você chegou até aqui, então já sabe que a autoconfiança é um requisito essencial de uma pessoa de sucesso e que a confiança pode interferir diretamente nos seus resultados.

Entendeu também o papel da sua mente e corpo no processo da autoconfiança e como você pode aperfeiçoar as suas qualidades e habilidades para ter sempre mais confiança em sua carreira.

Acredito que você esteja mais confiante agora e disposto a implementar todas as dicas no seu cotidiano, então para mais conteúdos como esse nos acompanhe no nosso Instagram oficial ou Telegram e compartilhe esse conteúdo com os seus colegas de trabalho e amigos.

Agora nos conte nos comentários: Você é uma pessoa autoconfiante? O que você faz diariamente para estimular a confiança em si mesmo? Até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.