Empreendedorismo

8 formas de como ser criativo e inovador nos negócios

8 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

É como devolver as cores ao mundo.

A criatividade é o processo de desenvolver algo novo

A criatividade é o processo de desenvolver, criar e produzir algo novo, além disso, também é o ato de transformar o que já existe em algo inovador, autêntico, único.

Agora imagine você descobrindo como ser criativo e ter mais resultados com o seu negócio?

Muitas pessoas possuem uma crença limitante de que a criatividade é um dom e que elas nunca irão descobrir como serem criativas.

Mas a verdade, é que qualquer pessoa pode ser criativa e alcançar a inovação em seus projetos, basta apenas estimulá-la e desenvolvê-la.

Eu sei, talvez você tenha entrado nesse conteúdo desanimado porque ainda não entende como ser criativo nos negócios, mas persista, mais a frente você encontrará as respostas que precisa.

Então, vamos conhecer agora alguns fatores que podem acabar ou interferir na criatividade dos profissionais, são eles:

Alguns fatores que podem acabar ou interferir na criatividade dos profissionais

  • Medo do desconhecido. Talvez de receber críticas ou de enfrentar novos desafios.
  • Soluções rápidas podem encurtar o seu caminho na resolução dos problemas, mas não deixam a sua criatividade trabalhar, fazendo com que você tenha atitudes e soluções óbvias.
  • Esperar as ideias caírem do céu. Se você resolve ser passivo e não se engaja, então não irá ter as informações necessárias para ativar a criatividade diante do projeto.
  • Resistir ao processo de mudança. Quando você decide manter uma ideia fixa e não experimenta novos métodos, escolhe então, um cotidiano que não estimula a inovação e o enfrentamento de desafios, como a zona de conforto.

E aí, você já conhecia alguns desses fatores?

Para ser criativo, você precisa ter armazenada em sua mente uma grande lista de experiências passadas, para ir conectando as peças e criar algo novo.

É como ter em suas mãos peças de lego, você não pensa em como ser criativo ao usá-las, você simplesmente vai movendo-as e quando se dá conta, criou um castelo de forma abstrata.

A questão é que muitos profissionais, principalmente aqueles que possuem um alto número de tarefas diárias, se conformam com uma rotina monótona e sem grandes mudanças.

E isso, faz com que a criatividade se torne escassa, sem que você encontre formas de como ser criativo e atingir resultados inovadores.

É importante destacar que a inspiração é um dos fatores essenciais para uma mente criativa encontrar soluções inovadoras e resolver os problemas e desafios que aparecerem em sua trajetória.

Talvez você já tenha ouvido falar que as crianças são mais criativas do que os adultos e essa ideia não é, necessariamente, verdade.

Se você está procurando aprender como ser criativo, precisa saber que a única verdade tirada dessa frase tão popular, é que as crianças são naturalmente mais curiosas e por isso, tendem a ser mais criativas.

Além disso, descobrir como ser criativo é um processo de libertação dos seus medos, para que você deixe de pensar em como as pessoas vão interpretar as suas ideias.

Um grande exemplo dessa atitude, aconteceu com os criadores da Torre Eiffel.

Quando a torre dos apaixonados foi entregue a França, ninguém a valorizava o suficiente pelo seu formato tão diferente, a frente do seu tempo.

As pessoas simplesmente acreditavam que ela seria demolida em um curto período de tempo, talvez em um ano.

Mas os seus criadores não se importaram nenhum pouco com as opiniões ao redor de sua criação tão autêntica.

E até os dias de hoje, a Torre Eiffel já foi visitada por mais de 244 milhões de pessoas, sendo um dos monumentos mais visitados do mundo.

E se os seus criadores tivessem dado ouvidos as opiniões dos outros sobre ela?

Para ajudar você a descobrir como ser criativo, separei algumas dicas de como criar soluções inovadoras para o seu negócio e atingir mais resultados, vamos a elas:

Algumas dicas de como criar soluções inovadoras para o seu negócio

  • Comece identificando os problemas corretos, dessa forma você não foca em detalhes superficiais e concentra a sua energia no que realmente precisa ser resolvido.
  • Analise como está o seu estado mental no momento, uma mente negativa não consegue ser criativa, utilize a atenção plena para observar o cenário com cautela.
  • Engaje com a equipe e não seja rígido, sendo empático você consegue todas as respostas de que precisa para solucionar os problemas.
  • Procure lembrar-se do seu propósito final para encontrar a direção correta das suas atitudes.
  • Tire um tempo apenas para pensar e anotar as suas ideias, soluções rápidas geralmente não são nada criativas.

E aí, você já utilizou algumas dessas dicas no seu dia a dia?

Para descobrir como ser criativo, é preciso ter um espírito ousado e desbravador, além de assumir os riscos necessários para transformar as suas metas em objetivos vencedores.

Por isso, separei alguns erros que os profissionais cometem em relação a criatividade e que você deveria ficar atento, vamos a eles:

Alguns erros que os profissionais cometem em relação a criatividade

  • Acreditar que você precisa criar algo que nunca existiu ou foi visto antes.
  • Pensar que soluções criativas virão até você em poucos minutos.
  • Forçar a sua mente a ser criativa, mesmo estando em bloqueio criativo.
  • Acreditar que suas ideias não precisam da colaboração de outras pessoas para serem aprimoradas.

Você alguma vez pensou dessa forma?

Como você já sabe, todos nós podemos ser criativos, por isso, o psicólogo Graham Wallas desenvolveu uma teoria sobre o processo criativo, confira os estágios:

Graham Wallas desenvolveu uma teoria sobre o processo criativo

  • Preparação: É o momento onde é investigado as causas do problema, utilizando as perguntas certas para recolher todas as informações necessárias que mostrarão a direção para resolvê-lo.
  • Incubação: Essa é a fase onde se formam as conexões para a resolução do problema, você ainda procura por soluções e está preparando o caminho para elas.
  • Iluminação: É aquele momento onde aparece uma lâmpada acima da cabeça dos personagens, exatamente quando a ideia surge. Não existe um período de tempo exato para ela surgir, mas o importante é que ela sempre vai aparecer.
  • Verificação: Esse é o momento em que você precisa validar a sua ideia. Trazê-la a realidade e colocá-la a prova mostrará se ela realmente é capaz de sobreviver e trazer os resultados desejados.

Interessante, não é?

Assim, você consegue aprender como ser criativo utilizando todos os estágios corretamente.

Além disso, há também uma diferença no processo criativo das profissões que envolvem a criatividade e os artistas.

Nas profissões criativas, a criatividade aparece a partir da solução de um problema.

Já para os artistas, ela aparece por meio das emoções, experiências e lembranças.

Muitos profissionais acreditam que uma ideia só é inovadora, quando ninguém a teve antes.

E na verdade, o fator crucial é analisar as situações usando uma perspectiva diferente, se tornando pioneiro em sua área.

Talvez a sua preocupação seja apenas em descobrir como ser criativo e tenha deixado passar alguns detalhes da nossa atualidade, por isso vou aprofundar um pouco mais.

As pessoas hoje em dia, buscam acompanhar pessoas autênticas nas mídias sociais, elas querem apenas conhecer perspectivas e formas criativas de lidar com as informações, por isso, o improviso é algo tão valorizado na criatividade.

Portanto, eu separei alguns momentos em que a criatividade pode surgir para que você fique atento, vamos a eles:

Alguns momentos em que a criatividade pode surgir para que você fique atento

  • Quando você está descansando, a mente livre e aberta proporciona pensamentos valiosos.
  • Quando você está escrevendo algo aleatório, a escrita sempre foi a melhor forma de guardar as suas ideias e o cérebro entende isso.
  • Ao assistir um filme ou documentário, as ideias são uma junção de algo existente com características diferentes, geralmente encontradas fora da área habitual.
  • Ao ler um livro da sua área, a leitura pode trazer insights valiosos e nem sempre totalmente relacionados ao que você está lendo em si, as vezes uma palavra é o suficiente para despertar um turbilhão de ideias.

E aí, você já teve boas ideias em algum desses momentos?

Descobrir como ser criativo não é tão simples, mas é totalmente possível.

Apesar da velocidade de informações que passa pelos nossos olhos diariamente, é muito proveitosa a forma como podemos adaptá-las a algo criativo e inovador.

Por isso, separei alguns questionamentos que podem ajudar você a descobrir como ser criativo, vamos a eles:

Alguns questionamentos que podem ajudar você a descobrir como ser criativo

  • Qual é o verdadeiro problema que eu tenho a minha frente?
  • Quais soluções já foram criadas?
  • O que aconteceria se eu resolvesse esse problema?
  • Se eu fosse o meu cliente, como gostaria que fosse essa solução?
  • O que eu consigo implementar na minha solução para diferenciá-la?

Esteja preparado para agir.

É importante não se manter fixo em ideias ou crenças limitantes, pois dessa forma você não consegue analisar os momentos complexos através de uma nova ótica e deixa de encontrar soluções criativas e inovadoras.

Talvez você se cobre, diariamente, a pensar fora da caixa e essa é uma atitude de quem ainda não entendeu como ser criativo de forma verdadeira.

Mas você precisa saber que a caixa é apenas fruto dos limites que você impõe a sua mente para igualar os seus pensamentos aos dos outros.

A criatividade não está presente nos caminhos fáceis, iguais e óbvios, mas sim naqueles repletos de desafios e estímulos dispostos a fazerem você pensar.

Se você chegou até aqui, então está pronto para conhecer as melhores técnicas e aprender a como ser criativo e inovador nos negócios.

Por isso, continue lendo esse conteúdo para obter mais resultados usando a criatividade.

Vem comigo!

8 formas de como ser criativo e inovador nos negócios para atingir mais resultados [A 5° é a minha favorita]

1. Tenha um objetivo definido

Ao definir o seu propósito, você passa a enxergar um pouco a sua frente

Vamos pensar um pouco.

Imagine que você tem um problema, mas não sabe como a resolução desse problema pode agregar em sua vida e por isso, não se sente estimulado a pensar de forma criativa.

Isso acontece quando você não tem um objetivo.

Ao definir o seu propósito, você passa a enxergar um pouco a sua frente, uma direção e um caminho a ser percorrido.

Não seria possível concluir uma viagem sem saber para onde ir, não é?

Por isso, faça a si mesmo as perguntas certas e identifique a direção que você deseja seguir.

A partir disso, você conseguirá pensar com mais clareza e saberá como ser criativo e impactar o seu negócio.

Para criar algo novo, você precisa identificar o seu objetivo principal.

2. Aumente as suas vias de conhecimento

A criatividade precisa de conhecimento

Eu não me considerava criativo.

Sim, é isso mesmo.

Até a idade adulta, eu não sentia a criatividade e procurava inúmeras maneiras de aprender a como ser criativo.

Nunca dava certo e eu não entendia o porquê.

Mas a verdade é que a criatividade precisa de conhecimento.

Eu nunca iria dominar o Photoshop se não soubesse lidar com todos os botões e atalhos dele.

E foi muito simples constatar que para ser criativo em uma ferramenta, eu preciso conhecê-la profundamente.

Por isso, esteja sempre aberto a novos conhecimentos na sua área.

Quanto mais conhecimento você absorve, mais informações você disponibiliza a sua mente para que ela encontre brechas e seja criativa.

3. Faça pequenas alterações na sua rotina diária

Pequenas alterações na sua rotina diária facilitam a criatividade

Poderia o igual gerar algo novo?

É bem mais favorável caminhar sempre pelo mesmo caminho até o trabalho, ou seguir a mesma rotina matinal.

Eu sei bem como é isso, a zona de conforto realmente é muito agradável.

Mas para descobrir como ser criativo, você precisa inovar também no seu dia a dia.

Pensando nisso, eu trouxe algumas dicas de pequenas alterações diárias que você pode implementar no seu cotidiano, vamos a elas:

Algumas dicas de pequenas alterações diárias que você pode implementar no seu cotidiano

  • Experimente um caminho diferente quando sair de casa.
  • Inclua um hábito novo em sua rotina.
  • Troque alguns horários de afazeres diários.
  • Utilize a meditação para se conectar com o seu interior.

Você sente que consegue?

Ideias criativas não virão se você permanecer sempre na mesmice.

Portanto, considere adotar uma nova rotina e mudar algo no seu cotidiano, desafie-se.

4. A mesmice é inimiga da criatividade

A mesmice é inimiga da criatividade

E não é difícil imaginar o porquê.

Um dos fatores contribuintes para ter novas ideias é olhar para o mundo através de perspectivas diferentes.

E porque isso acontece?

Bem, ninguém pensa como você, então como está acostumado apenas a sua visão de mundo e acontecimentos, para você essa é a sua zona de conforto.

Isso seria a minha mesmice? Sim.

A visão por várias perspectivas proporciona a você um leque de oportunidades e a liberdade mental para criar e solucionar problemas de forma inovadora.

Quando você se prende apenas as suas ideias, sua visão se torna nublada para o restante do mundo, diminuindo as chances de soluções criativas.

Por isso, abra a sua mente, se permita diversificar.

As ideias criativas surgirão daquilo que é diferente.

5. Anote os seus pensamentos

Anotar os seus pensamentos estimula a criatividade

Essa sempre foi a melhor maneira de ter ideias.

 Muitas vezes você procura estimular a sua mente e quando as ideias finalmente aparecem, você não encontra sentido algum nelas.

Isso já aconteceu comigo.

Mas hoje, eu as anoto, para analisá-las após um tempo.

Eu sempre dou alguns dias de descanso para analisar as minhas ideias.

Quando você julga suas ideias na hora que as tem, as chances de descartá-las são imensas.

Mas se você refletir sobre elas depois, pode conseguir aprimorá-las e implementá-las, atingindo grandes resultados.

Portanto, não descarte as suas ideias.

Não existe ideia ruim, existe ideia que não foi bem trabalhada e validada.

6. Se liberte do medo de errar

Se liberte do medo de errar e descubra como ser criativo

Você já sentiu isso?

É muito comum acontecer em situações novas e desafiadoras.

Mas a verdade, é que o medo pode paralisar todas as suas ações, inclusive na hora de ser criativo.

E também é interessante destacar, que muitas pessoas procuram aprender como ser criativo, mas no fundo possuem um medo absurdo de ter ideias inovadoras.

Geralmente, elas pensam no futuro antes que ele aconteça.

E se imaginam em situações de que as suas ideias atingiram grandes resultados, mas elas não sabem como proceder depois disso.

Por isso, não se cobre tanto, é com os erros que vem os acertos.

Não deixe o medo de errar inibir as suas ideias criativas.

Trazendo para a vida real, poucos erros são fatais, apenas aprenda a reconhecê-los e aprender com eles.

O recomeço pode ser uma nova oportunidade de sucesso.

7. Aprenda a fazer as perguntas certas

Aprenda a fazer as perguntas certas para estimular seu lado criativo

Perguntas certas trarão as respostas certas.

Muitas pessoas se sentem perdidas quando ficam frente a frente com um problema.

Essa dispersão acontece por não saber as perguntas certas a serem feitas para identificar o problema e encontrar soluções.

Por isso, eu elaborei as perguntas corretas para você fazer e encontrar soluções criativas, vamos a elas:

Perguntas corretas para você fazer e encontrar soluções criativas,

  • O seu foco no momento está no problema ou na solução?
  • Quais são as causas do problema?
  • O que você já fez para solucioná-lo?
  • O que você pode fazer para melhorar as causas do problema?
  • Suas atitudes e soluções vão estar alinhadas com o seu objetivo?

Percebe agora?

Esses questionamentos simples podem ajudar você a refletir por uma ótica diferente e descobrir de forma simples como ser criativo nas soluções.

Nem sempre o problema é um monstro tão gigante que você não consiga enfrentá-lo, as vezes você só está usando uma visão super aumentada para enxergá-lo.

Utilize a cada dia uma nova perspectiva para atingir os maiores resultados.

8. Comece a fusão de ideias

 

Comece a fusão de ideias para gerar inovação

É mais simples do que você pensa.

A fusão de ideias acontece quando você conecta uma ideia comum a características que trarão um diferencial, criando algo inovador e único.

Por exemplo: Eu sabia que precisava escrever um artigo sobre como ser criativo e inovador, mas precisava de um diferencial.

Como alimento bastante o meu hábito de leitura, li algo sobre a Torre Eiffel ter sido uma ideia diferenciada e bastante julgada pelas pessoas da França.

E por fim, consegui encaixar esse fato no artigo como uma informação de apoio e ainda usando um monumento conhecido por todos.

Ou seja, esse artigo é algo único, fruto da minha criatividade, mas utilizando várias perspectivas diferentes.

Entendeu como funciona o processo de fusão de ideias?

Agora é a sua hora de usá-lo na prática para conseguir resultados sendo mais criativo.

Conclusão: A sua mente está aberta?

A liberdade de ser criativo é conquistada por uma mente limpa e aberta

A liberdade de ser criativo é conquistada por uma mente limpa e aberta.

As ideias criativas virão até você através das suas atitudes diferenciadas.

Inovação gera inovação.

Se você chegou até aqui, então já absorveu um conteúdo valioso e o tem em suas mãos para atingir suas maiores conquistas.

Hoje você aprendeu: Como ser criativo em passos simples e como funciona uma mente criativa, além de várias dicas e técnicas para implementar na prática e obter resultados.

Lembre-se: Uma mente criativa é fruto de um conjunto de ações, atitudes e pensamentos diferenciados.

Você aprendeu como ser criativo e inovador nos negócios? Se sim, então acompanhe nossos outros conteúdos, acesse a nossa plataforma semanalmente e nos siga no nosso Instagram Oficial.

Ah, você também pode fazer parte do nosso Telegram.

Lá você tem acesso aos melhores conteúdos sobre Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Mas só entre se estiver comprometido com o sucesso, ok? 😀

Coloque as 8 formas de como ser criativo e inovador nos negócios em prática e compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e colegas que também merecem progredir em suas jornadas.

Agora é com você! 😀

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.