A procrastinação pode adiar as suas metas até o fim da vida.
Meu amigo, procrastinação é um conjunto de decisões que em sua maioria se relacionam com o adiamento de ações que contribuiriam para um objetivo maior.
Um dos maiores desafios dos profissionais de hoje é conseguir parar de procrastinar, visto que exige muita determinação e força de vontade, mas ainda assim, é possível.
Adiar tarefas é um hábito que pode influenciar nos seus resultados futuros, além de prejudicar o andamento das suas ações no agora.
Por isso, parar de procrastinar precisa ser o seu primeiro passo a partir de hoje.
Em suas rotinas corridas, muitos profissionais aderem ao: amanhã eu faço.
E quando se dão conta, não conseguem mais parar de procrastinar porque o ciclo se tornou um hábito enraizado.
Para entender melhor, conheça agora os tipos de procrastinação:
- O procrastinador que deseja a perfeição: Esse tipo de procrastinador, é aquele que possui várias metas e objetivos, mas acaba não realizando nenhum deles, porque sempre que está perto de atingi-los, consegue encontrar um defeito e volta todo o projeto para trás. Geralmente, acredita que existe uma hora perfeita para correr atrás dos seus sonhos.
- O procrastinador que alimenta o impostor: É aquele que sempre que o projeto está ganhando impulso, começa a se sentir incapaz, insuficiente e resolve não arriscar mais, desenvolvendo um estado de inércia em relação as suas metas.
- O procrastinador que potencializa o medo: É aquele que tem medo do desconhecido e escolhe não arriscar e apostar em seus sonhos. Ele sabe que as suas ideias podem levar a algo grande e no meio do caminho começa a se sabotar por medo dessa tal grandiosidade. A zona de conforto, apesar de ser cômoda demais, acaba sendo um lugar habitável para esse tipo de pessoa.
- O procrastinador que possui muita demanda: É aquela pessoa que tem uma rotina corrida e cheia de compromissos, são tantas coisas que não sabe por onde começar. A mente acaba se sobrecarregando e gasta toda a energia nesse processo de pensar como iniciar, não sobrando quase nada para a hora da execução.
- O procrastinador conformado: É aquele que acredita que trabalha melhor estando sob pressão, ele adora essa sensação e por isso, adia as suas tarefas ao máximo para senti-la novamente. Podem até se dar bem a princípio, mas nem sempre isso funciona.
E aí, você se identificou com algum desses perfis?
Além disso, existem dois fatores essenciais que fazem com que nós iniciemos o processo de procrastinação: o sistema límbico e o córtex pré-frontal.
O sistema límbico é o grande responsável pelo nosso sistema de recompensa e prazer imediato, então qualquer atitude que se encaixe em uma dessas categorias, é estimulada por ele.
Um grande exemplo é quando você deixa de lado as suas tarefas para assistir o episódio de uma série, essa ação promove o prazer, não é?
Já o córtex pré-frontal é responsável pelas atividades racionais do nosso cérebro, logo quando existe um número muito grande de tarefas, você se sente sobrecarregado e exausto, fazendo com que a sua próxima atitude seja procrastinar.
Entendeu como funciona?
A verdade é que existem inúmeros fatores do seu dia a dia que podem impedir você de parar de procrastinar.
Por isso, eu achei interessante separar para você alguns exemplos de procrastinação, vamos a eles:
- Deixar alguma tarefa para os últimos minutos restantes.
- Priorizar as redes sociais ao invés de entregar o seu trabalho de forma excelente.
- Focar em conversas paralelas no seu ambiente de trabalho e deixar as tarefas de lado.
- Trocar o momento de uma tarefa necessária por um atividade aleatória, apenas para fugir.
Você já teve alguma atitude parecida?
A verdade é que é muito fácil elaborar várias metas e um plano a seguir, mas muitas das vezes, nós superestimamos a nossa capacidade de execução e tendemos a nos sobrecarregar sem compreender os nossos limites.
Pessoas que trabalham em home office precisam lidar e vencer a procrastinação diariamente, porque elas entendem que caso se torne um hábito, ficará ainda mais difícil parar de procrastinar.
A maioria dos profissionais estão habituados a receber ordens e cobranças, e muitas vezes, sem elas, eles não conseguem produzir tão bem, pois a responsabilidade e os resultados estão completamente em suas mãos.
No começo da minha carreira, eu caminhava lado a lado com a procrastinação e também cheguei ao ponto de não saber como parar de procrastinar.
Eu simplesmente acreditava que conseguiria fazer as tarefas que deixei para depois, sem nenhuma dificuldade.
Mas é como uma frase que ouvi uma vez: Se você deixar para depois, nunca vai fazer.
E essa é uma verdade que devemos carregar pelo resto das nossas vidas.
Pensando nisso, eu elaborei algumas dicas para você lidar com a procrastinação no trabalho e obter mais resultados, vamos a elas:
- Analise em qual direção você deve caminhar para atingir o objetivo final. É importante definir metas claras e mensuráveis, assim você tem um plano em mãos e diminui as chances de procrastinar.
- Estipule um tempo para a execução das suas tarefas, dessa forma você terá mais controle no processo de execução.
- Delegue as tarefas certas para as pessoas certas e foque naquilo que realmente se relaciona com a sua habilidade.
- Se você é um líder, converse com os seus colaborados e os estimule a mudar o ciclo da procrastinação na empresa. Com a sua ajuda nesse processo, ficará mais fácil para eles, pararem de procrastinar.
E aí, essas dicas ajudaram você?
Muitos não percebem, mas quando você entra no ciclo da procrastinação e não sabe como parar de procrastinar, a sua mente começa a cobrar de você uma ação relacionada a isso, para que você consiga uma solução imediatamente.
Por exemplo, quando eu procrastino, é como se o meu dia se perdesse em um todo, me sinto angustiado e desmotivado, como se tivesse falhado nas minhas metas.
É assim com você também?
Pensando nisso, eu elaborei as maiores causas que levam uma pessoa a procrastinar, são elas:
- A espera constante por motivação interna ou externa.
- A falta de gerenciamento de tempo.
- A falta de organização no geral.
- E não usar nenhum método para anotar as suas tarefas e ideias.
Você concorda?
Portanto, a partir do momento que a procrastinação se torna um hábito e você não sabe como parar de procrastinar, precisa-se iniciar uma mudança de hábitos.
Assim, os hábitos e comportamentos positivos vão permanecer e influenciar a sua produtividade e os hábitos negativos serão erradicados.
Vamos a uma situação hipotética.
Digamos que você planejou uma rotina semanal e durante 1h por dia, você precise assistir uma aula de um curso.
Mas quando chega na hora exata, você vê que a pia está cheia de louça, o quarto está desarrumado ou o cachorro precisa passear.
Então, você larga o curso e resolve dar prioridade a essas atividades, que até então estavam esquecidas.
A partir daí, você começa a acreditar que está sendo produtivo, quando na verdade, está apenas se ocupando para não executar a meta que é necessária para atingir o seu objetivo.
Por isso, vamos entender agora, as consequências de procrastinar as suas metas:
- Taxa de realizações de objetivos em baixa, já que os resultados passam a se tornarem inviáveis.
- Sensação de insatisfação pela sua jornada de trabalho.
- Acúmulo e sobrecarga de tarefas.
- Noites de sono sem qualidade.
- Aumento da culpa por achar que poderia ter feito mais.
- Falta de motivação e energia para prosseguir.
Você já experimentou algumas dessas consequências?
Além disso, tarefas a longo prazo ou com um processo difícil de execução tendem a estimular em você atitudes procrastinadoras e você não consegue encontrar a saída para parar de procrastinar.
Muitas pessoas relacionam a procrastinação com a preguiça.
E em alguns casos, a preguiça pode influenciar no ato de iniciar tarefas, pois a zona de conforto sempre será mais atrativa do que se arriscar no desconhecido.
Mas é preciso entender muito bem a relação entre a preguiça e a procrastinação, por isso, vamos as diferenças:
Pessoa preguiçosa:
- Escolhe não fazer absolutamente nada.
- Prefere ver a vida passar sem ter que se esforçar ou gastar energia.
- Faz o máximo possível para não ter nenhum compromisso ou responsabilidade.
- Geralmente, não tem um propósito de vida, metas e objetivos.
Pessoas procrastinadoras:
- Sabem o que precisam fazer, mas resolvem adiar ao máximo.
- Não gostam da inércia, mas também não gostam de estarem ativos.
- Estão cientes dos seus compromissos e preferem tê-los.
- Possuem um objetivo e metas, mas têm muita dificuldade de definir uma direção especifica.
E aí, você entendeu um pouco melhor?
A verdade é que parar de procrastinar é um grande desafio, afinal, quem nunca empurrou um problema com a barriga ou tentou esconder uma sujeirinha embaixo do tapete, só para não ter todo aquele trabalho novamente?
Além disso, é muito fácil perceber que as tarefas realmente são comprometidas quando você não consegue parar de procrastinar, pois esse ciclo prejudica toda a excelência e qualidade do seu trabalho.
Algo muito importante para destacar também, é que a procrastinação pode estar correlacionada ao déficit de autorresponsabilidade de cada profissional, pois muitos tendem a terceirizar a culpa das suas ações a outras pessoas.
Assim, eles não entendem onde realmente está o problema para tentar solucioná-lo e o ciclo da procrastinação permanece.
Algo que acontecia bastante comigo, quando eu entrava no estágio de não conseguir parar de procrastinar, era que quando eu me deparava com uma tarefa nova e encontrava dificuldade, carregava uma memória negativa durante um bom tempo.
E sempre que aparecia uma tarefa semelhante a aquela, eu entrava em pânico e adiava, super aumentando o medo.
O melhor a se fazer nesses casos é estar consciente e entender o seu momento, para que você consiga desafixar a memória negativa da sua mente e passe a lidar com desafios normalmente.
Se você chegou até aqui, então com certeza está ciente de todas as consequências que a procrastinação pode trazer na sua vida pessoal e profissional.
Portanto, se você deseja entender como parar de procrastinar de forma simples e prática, continue lendo esse conteúdo.
Então, vem comigo!
7 super técnicas que farão você parar de procrastinar os seus sonhos e metas, obtendo mais resultados [ A 6° é a minha favorita ]
1. Descubra os estímulos que despertam a sua procrastinação
Você já parou para pensar sobre isso?
É fato que existem tarefas que despertam a nossa atenção e vontade em executá-las, mas têm outras que fazem você querer pegar um balde de pipoca e conectar a Netflix para assistir um filme novo.
Mas a verdade, é que na carreira de qualquer profissional, vão existir essas tais tarefas, infelizmente apesar de nós focarmos em uma área que gostamos, algumas atividades são melhores de se fazer do que outras.
É como o seu paladar degustativo, alguns alimentos são mais apetitosos do que outros.
E esse pode ser apenas mais um estimulo que não deixa você parar de procrastinar, vamos conhecer mais alguns:
- Necessidade de prazer imediato.
- E distrações.
Acredito que você já esteja ciente desses dois colaboradores da procrastinação, ao decorrer desse conteúdo, mas sempre é importante dar um destaque maior para que você esteja atento a eles.
Mas o que eu recomendo a você nesses casos, é antes das tarefas do dia, tirar um tempo para refletir nos porquês de você ter metas e objetivos.
É como um convencimento diário, você precisa convencer a si mesmo que as suas tarefas são importantes e a procrastinação não pode tomar o lugar delas, ou seus resultados serão nulos.
Inicie essa técnica durante a semana e acompanhe o seu progresso.
2. Analise os seus picos de energia
Tudo no universo é energia.
Talvez você não tenha tirado um tempo para refletir sobre isso, mas tudo que existe, se move através de uma força, que no caso é energia.
Sabe quando você acorda cansado e diz que não tem coragem para fazer nada?
Isso é resultado de uma noite com zero qualidade de sono, que ao invés de recarregar as suas energias para o dia seguinte, as consumiu e fez com que você acordasse exausto.
Mas para conseguir parar de procrastinar, você precisa entender sobre os picos de energia.
Se você teve uma boa noite de sono, as suas baterias acordam completamente recarregadas para as tarefas do dia.
E funciona como um celular, ao passar das horas, a energia vai sendo consumida e o dispositivo vai ficando mais fraco.
Assim é com você.
Meu amigo, você já ouviu falar sobre procrastinação estruturada?
Procrastinação estruturada é uma forma de organizar as suas tarefas por nível de dificuldade.
As tarefas mais complexas ficam no topo, ou seja, no início da manhã quando as suas energias estão em alta.
E ao final do dia, estão as tarefas mais simples, que não exigirão um gasto de energia muito alto, ou seja, os níveis das tarefas acompanharão os seus níveis de energia.
E ao final do dia, você terá sido bastante produtivo, sem ao menos se dar conta disso.
3. Inicie o dia com desafios
Você já faz isso?
Muitas pessoas enfrentam aquela sensação de moleza ao acordar, é como um desencorajamento, falta motivação.
Por isso, é importante você iniciar o dia com pequenos desafios, como por exemplo: arrumar a sua cama.
A medida que você vai fazendo atividades pequenas, o seu corpo vai aquecendo, fazendo com que você tenha mais disposição.
E a sua mente vai ganhando mais motivação, pois você estará dando conta de pequenas tarefas logo no início do dia.
Além disso, algo que eu faço constantemente, é colocar a tarefa mais desafiadora no início da lista.
Após enfrentá-la com excelência, eu me sinto preparado para lidar com todas as outras tarefas.
É o gás necessário para quem sente uma falta de motivação constante e deseja parar de procrastinar.
4. Olhe para as suas tarefas com urgência
Você já tentou fazer isso?
Provavelmente, você já assistiu algum filme em que uma pessoa bem-sucedida pedia algo e o funcionário procurava fazer e dar prioridade com urgência, como se fosse o pedido mais valioso do mundo.
As suas metas são as pessoas bem-sucedidas, você é o funcionário e o pedido mais valioso do mundo é o seu objetivo final.
Isso é algo que eu faço constantemente e que pode ajudar você a parar de procrastinar.
Sempre que eu analiso a minha lista de tarefas, olho para ela com urgência e senso de prioridade.
Eu realmente passo a enxergar a importância delas e a forma como elas levarão ao meu objetivo final.
Por isso, eu acredito ser uma técnica importante e válida para você implementar em sua rotina.
Trate as suas metas como prioridades.
5. Detalhe ao máximo as suas tarefas
Essa pode ser a sua fonte de resultados.
Vamos usar um exemplo: se você deseja fazer um bolo, não pode colocar na sua lista de tarefas apenas fazer um bolo.
É preciso detalhar todo o processo: Fazer a massa, fazer o recheio, preparar o forno, preparar a forma, assar.
Cada uma dessas etapas leva tempo e essa seria uma tarefa razoavelmente demorada, se você levar em consideração todo esse processo.
Portanto, quando for elaborar a sua lista de tarefas, procure dar o máximo de detalhes possíveis, assim você vai cumprindo todas as etapas de forma mais rápida e organizada, ganhando também uma otimização de tempo melhor.
Analise o seu progresso, após a implementação dessa técnica e veja se realmente ela ajudou você a parar de procrastinar.
6. Administre o seu emocional
Esse é um fator importante para você parar de procrastinar.
A rotina dos profissionais não é fácil e o tempo parece ser algo muito valioso nas horas corridas do dia.
Mas o seu emocional também pode influenciar o ciclo da procrastinação nos momentos de sobrecarga e cansaço físico e mental.
É preciso cuidar do seu físico e emocional para ter uma produtividade inteligente, afinal, você não é uma máquina.
Por isso, priorize o seu descanso também.
Defina minutos para descansar entre as tarefas, não misture lazer com trabalho e dê um respiro a sua mente para que ela funcione bem e com bastante criatividade.
7. Se prepare para os imprevistos
A surpresa pode ser a maior inimiga da produtividade.
Na hora da empolgação em elaborar as suas metas e o seu plano de ação, você pode esquecer de deixar alguns minutos extras para os imprevistos.
As vezes na hora do trabalho pode aparecer:
- Alguém pedindo um favor.
- Algum compromisso ou urgência extra.
- Uma tarefa pendente que precisa ser adiantada.
- Algum problema familiar.
Percebe como é importante?
E se você estiver preparado, eles não impactarão tanto na sua rotina e no seu planejamento semanal.
Portanto, na hora do seu planejamento, lembre-se sempre dos imprevistos, é melhor colocá-los por segurança na sua lista, do que deixá-los de fora e comprometer toda a sua rotina.
Conclusão: Comece a se mover!
Não seja perfeccionista, é melhor agir do que ficar estagnado.
Se você chegou até aqui, então já aprendeu sobre os tipos de procrastinação, as consequências de procrastinar as suas metas e como parar de procrastinar.
Mas sabemos que o mais difícil não é atingir o sucesso e sim, se manter por lá.
Por isso, eu elaborei algumas dicas para não deixar a procrastinação voltar depois que você conseguir vencê-la:
- Remova sempre as distrações do seu ambiente de trabalho.
- Inicie o seu dia fazendo tarefas menores para se manter ativo.
- Queime as pontes que fazem você procrastinar, esconda tudo aquilo que pode prejudicar a sua concentração.
- Quando sentir vontade de adiar algo, comece hoje, mesmo que não dê tempo e fique uma parte para o outro dia.
E aí, você está realmente preparado para parar de procrastinar?
Vamos juntos ao topo! 😀