Empreendedorismo

7 Características que você precisa ter se quiser ser um empreendedor de sucesso

7 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

Vamos lá… Seja um iniciante ou veterano na arte de “ganhar dinheiro fazendo o que ama”, eu afirmo com toda certeza que você já pensou nos seus dias de glória sendo um empreendedor de sucesso.

Fazer o que ama é uma característica de um empreendedor de sucesso

Eu compreendo perfeitamente sua vontade, afinal, quem não deseja ser?

O segredo parece simples: ser dono do seu próprio nariz por ter iniciado um negócio. Mas, infelizmente ou felizmente, o processo para ser um empreendedor de sucesso é mais complicado do que parece.

Ter uma boa ideia, abrir uma empresa e acreditar que tudo funcionará exatamente como o planejado não é o suficiente.

O empreendedorismo é mais do que abrir uma empresa, é mais do que uma boa ideia e é muito mais do que investir todas as horas que você possui para “fazer dar certo”.

É necessário encontrar possibilidade de crescimento para seu negócio e se desenvolver diariamente como profissional para conseguir ter sucesso.

Na verdade, para ser sincero, não existe segredo nenhum. O empreendedorismo é uma junção de características que, para que tenha êxito, é necessário que desenvolva-os.

E meu amigo, essa é uma ótima notícia.

Diferente do que era dito anos atrás, não é preciso nascer com o dom para se tornar patrão de si mesmo. As características para que você seja um empreendedor de sucesso podem ser desenvolvidas.

Se o seu objetivo é saber o que exatamente é fundamental para se tornar um empreendedor de sucesso, continue a leitura. É um desenvolvimento simples, mas que, se realizado da forma correta, você sentirá uma enorme diferença na sua jornada.

E então empreendedor, está pronto para o sucesso?

7 Características que você precisa ter se quiser ser um empreendedor de sucesso [ A 5ª é a mais simples]

O empreendedor de sucesso tem motivação para prosseguir sua jornada

O empreendedorismo ainda é uma incógnita para várias pessoas. Afinal, como pode ser possível criar um exército de apenas um homem?

Como pode ser possível que apenas uma pessoa assuma tantas funções? Como se manter motivado para trabalhar em um negócio sem a certeza de que colherá bons frutos? Como alcançar o sucesso no empreendimento que parece ser tão simples e pequeno comparado aos negócios grandiosos que temos no mercado?

É completamente possível ser um empreendedor de sucesso, desde que você conte com as características corretas.

1. Coragem

Ter coragem para enfrentar desafios é uma característica dos empreendedores de sucesso

Mesmo que não pareça tão essencial, é extremamente importante ser corajoso para conseguir se tornar um empreendedor de sucesso. Na verdade, a coragem é a primeira característica que esperamos quando estamos falando de empreendedores.

É necessário coragem para continuar trabalhando no seu negócio quando todos que dizem que você deveria tentar “algo mais seguro”. Nadar contra a corrente é um processo que depende do quão corajoso é.

Logo, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ser um profissional corajoso. Até porque, sem trabalho árduo e vontade de persistir, dificilmente você chegará em algum lugar no empreendedorismo.

2. Paixão

O empreendedor de sucesso tem paixão pelo que faz e acredita que irá atingir resultados grandiosos

Não é apenas o seu pessoal que pede paixão, o empreendedorismo também.

É simples de entender: Se não é apaixonado pelo que faz, apenas não continue fazendo.

Empreender faz com que você tenha que dedicar muitas horas do seu dia e ainda tenha que sacrificar alguns momentos para conseguir progredir com o seu negócio. Se não for apaixonado, todo esse trabalho terá um peso muito maior do que realmente é.

A paixão pelo seu negócio e trabalho fará com que você continue motivado, menos estressado e com a sensação que tudo dará certo. O brilho nos olhos dos empreendedores, mesmo com longas horas gastas, é paixão.

Muitos dos empreendedores de sucesso dizem ter iniciado no mundo do empreendedorismo pela oportunidade de criar algo incrível. Isso é paixão pelo negócio.

Ter paixão pelo que faz torna o processo extremamente mais fácil.

Conta com essa característica? Acredita que fazer o que ama é uma completa besteira? Repense.

3. Desafios

Você precisa gostar de desafios para ser um empreendedor de sucesso no Brasil

Você precisa amar ser desafiado.

Diferente do trabalho tradicional, no seu próprio negócio não existe um patrão para te pressionar e impor desafios para concluir determinada tarefa.

Os desafios são responsáveis por preparar o empreendedor para o que está por vir. Se você estiver buscando desafios de forma constante, sempre estará preparado para passar pelos obstáculos.

Se desafiar permite que você olhe para suas tarefas de uma forma diferente. Por exemplo, se sempre está buscando tarefas novas e difíceis de serem feitas, suas outras tarefas vão parecer mais simples.

Procure por desafios. Respire desafios. Goste de desafios.

4. ConfiançaTer auto confiança é uma característica primordial de um empreendedor de sucesso

Uma pergunta para começar este tópico com pé direito: Se você não possui confiança em si próprio, quem vai ter?

Se a sua resposta imediata foi “ninguém”, está certo.

Uma característica marcante dos empreendedores de sucesso é escutar sua intuição e confiar em si para a tomada de decisões.

Se você quer ser referência na sua área, precisa desenvolver a habilidade acreditar em si. As pessoas seguem líderes e para ser um, é necessário ter confiança.

A confiança, além de fazer com que você seja visto como um líder, também faz com que a incerteza diminua consideravelmente.

No empreendedorismo, uma das principais dificuldades é a incerteza. Se é costume passar por momentos de incerteza, é só estimular sua confiança lembrando da sua experiência, do seu esforço e da quantidade de conhecimento que você possui.

Ser confiante é diferente de acreditar que não precisa de ajuda ou conselhos.

Até porque, não existe nada de errado em buscar alguém que possa te ajudar, mas é importante que seja desenvolvido a confiança e ouça sua intuição antes de ouvir a opinião de outras pessoas.

5. Conhecimento

A busca pelo conhecimento te dará vantagem competitiva diante de outros empreendedores

Buscar conhecimento, estar em constante aprendizado e dedicar algumas horas diárias para a leitura de materiais valiosos é essencial para que você se torne um empreendedor de sucesso.

Essa característica é importante por envolver a atualização tanto de dados sobre clientes e sobre o seu negócio em si quanto de informações que você precisa para conseguir progredir.

Para alcançar o sucesso, é necessário que você estude e esteja em constante aprendizado. A busca pelo conhecimento e desenvolvimento profissional faz com que suas chances sejam maiores de fazer seu negócio crescer.

Essa é a característica mais simples, mas não se engane, é uma das características que mais vai precisar de esforço. Portanto, leve os estudos com total seriedade.

6. Medo reduzidoNão deixe o medo atrapalhar seu sonho de ser um empreendedor de sucesso

O medo é responsável por atrapalhar a ação. No empreendedorismo, se parar por estar sentindo medo, o mercado te engole.

É necessário que assim que for identificado uma oportunidade ou reconhecido um erro, você deixe o medo de lado e tome uma atitude.

Não existe empreendedor de sucesso com o medo. É preciso entender como reduzir o medo e fazer com que ele não te guie, para que você consiga ouvir sua intuição e tomar decisões importantes para o crescimento do seu negócio.

O medo é relacionado com a sua perspectiva. Ou seja, ele surge de acordo com a sua forma de enxergar a situação.

Um exercício interessante para reduzir o medo e criar confiança é pensar no seu dia como um todo, analisando suas decisões e quais você conseguiu um resultado positivo.

7. PaciênciaPensar no longo prazo é uma característica do empreendedorismo de sucesso

Essa, com toda certeza, não é uma característica simples de ser desenvolvida. Acreditar que pode levar o tempo que for necessário para uma tarefa não é nada simples, ainda mais quando estamos falando de empreendedores.

O sucesso não é conquistado no tempo de um estalar de dedos, por exemplo. É necessário paciência para entender que alcançar o sucesso é um processo complexo e que levará tempo.

Não existem empreendedores de sucesso que conseguiram chegar onde estão da noite para o dia. Na verdade, se você viu algum negócio crescer de forma tão rápida, sinto te dizer, mas você esqueceu de analisar os bastidores.

Meu amigo, os bastidores precisam ser levados em consideração.

Todos os empreendedores de sucesso, antes de se tornarem o que são hoje, dedicaram longas horas da sua vida ao trabalho árduo e alimentaram a paciência com a certeza de que a hora ia chegar.

A maioria dos empreendedores falharam no decorrer de suas jornadas. Faz parte do caminho.

Desenvolver a paciência é fundamental para continuar o processo, nunca pense em desistir e, no menor sinal de falha, fique tranquilo, trabalhe para entender o que aconteceu de errado e continue sua jornada, o sucesso virá em breve.

Alimente a paciência e use-a para se manter motivado quando estiver tentado a desistir. O sucesso fará valer a pena cada hora que você dedicou para o seu negócio.

Conclusão: Você não será um empreendedor de sucesso amanhãA jornada do empreendedor de sucesso é longa e cheia de desafios

Primeiro, meus parabéns.

É incrível ver que você, mesmo com tantos obstáculos, dúvidas e incertezas sobre o mercado e o empreendedorismo, está aqui absorvendo conhecimento para conseguir alcançar o sucesso.

Porém, como viu no último tópico, você não será um empreendedor de sucesso amanhã, por exemplo.

Saber quais são as sete características para alcançar o sucesso é apenas o primeiro passo. É necessário se dedicar, estudar e trabalhar para desenvolver essas características e, então, conseguir os resultados positivos que almeja.

Se precisar, volte no conteúdo, confira novamente as características, analise quais são mais fáceis de alimentar diariamente e quais terá mais dificuldade. Feito isso, trabalhe arduamente para contar com cada uma delas em um espaço de tempo que você acredita ser suficiente.

Nós do Loop, estaremos com você nessa jornada!

Já aviso: Não é simples vencer dia após dia os obstáculos que fazem com que você, sendo um empreendedor, não consiga desenvolver as características essenciais.

E, bom, se não é uma tarefa simples, comece a trabalhar agora!

Me despeço com essas dicas e espero que você não deixe de trabalhar para contar com as características essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso. Até porque, o seu futuro depende do seu desenvolvimento como profissional.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.