O sucesso vem para os responsáveis, como a água flui para o oceano.
Ter sucesso não é simples e fácil, não existe uma fórmula mágica que faz um indivíduo comum se tornar alguém de sucesso.
É um caminho árduo e de bastante aprendizado. Ao chegar no ponto crucial do sucesso, você já não é mais o mesmo que iniciou a caminhada.
As circunstâncias seguem lapidando, até que você realmente se torne digno do que conquistou e esteja pronto para recebê-lo.
Mas se você não entendeu ainda onde quero chegar, então vou apontar a direção.
O segredo do sucesso é a autorresponsabilidade.
Sim, meu amigo, é isso mesmo que você está lendo.
Uma pessoa que possui essa capacidade memorável e valorosa, é alguém que tem um objetivo final, traça metas escaláveis e se coloca a frente de qualquer situação para resolvê-la, ou seja, que possui liberdade de escolha e a usa de maneira sábia, seguindo seus valores, pensamentos e princípios.
Pessoas autorresponsáveis com certeza não são aquelas que seguem a manada e não se esforçam para se adaptar as mudanças da vida, muito pelo contrário, elas estão dispostas a enfrentar quaisquer que sejam os novos desafios que surgirem em sua jornada.
Eu sei que você pode estar pensando agora: será que eu sou uma pessoa autorresponsável?
Para ajudar na sua descoberta, você precisa saber quais são as características desse tipo raro de pessoa, e aí vão elas:
- Pessoas autorresponsáveis não criticam sem elaborarem uma sugestão de melhora, o seu foco não é desmotivar os outros em seus objetivos.
- Focam sempre naquilo que possui e são gratos, sem sobrar tempo para reclamações.
- Se errarem, admitem e encontram uma maneira de recompensar, sem colocar a culpa nos outros.
- Nunca aceitam o rótulo de vítima, são protagonistas das suas histórias e agem com atitudes que condizem com essa condição.
- Para eles os erros são novas oportunidades para o verdadeiro sucesso, por isso não tentam justificar suas falhas.
- E por último, evitam julgar a trajetória dos outros, afinal, cada um tem o seu propósito especial e nenhum é mais ou menos importante do que o outro.
Será que você se identificou com algumas dessas características? Eu realmente espero que sim, mas se isso não aconteceu, então pode ser que você seja um pouco vitimista.
Os vitimistas acreditam que o mundo e as pessoas sempre irão dever algo a eles, principalmente o sucesso em seus objetivos.
Normalmente não se esforçam como deveriam, mas mesmo assim esperam o êxito.
Quando não o conseguem, se tornam reativos e começam a transferir a culpa de situações ruins ou negativas para pessoas próximas, gerando conflitos e embaraços.
Quando eu era uma criança, como qualquer outro filho mais novo entre todos os irmãos, eu vivia na sombra da responsabilidade do meu irmão mais velho, era muito bom poder me divertir, sem me importar se eu iria quebrar algo, afinal, a culpa nunca cairia para o filho caçula.
Um certo dia, aos 12 anos, meu pai me deu um determinado valor para jogar videogame, e dessa quantia eu só poderia gastar 10%, pois o restante era para comprar coisas básicas da casa, ele confiou em mim.
Infelizmente, acabei gastando 50% do valor e ele ficou muito bravo dizendo que não confiaria mais em mim.
Essa história me fez aprender uma boa lição, em nenhum momento coloquei a culpa no meu irmão mais velho ou dei a desculpa que perdi o dinheiro no caminho, apesar de levar bronca, foi a primeira vez que fui de fato, autorresponsável.
Com isso, quero mostrar a você que se vitimizar sempre será mais fácil, porém ser responsável é a atitude que você deve escolher, independentemente, de qualquer situação.
Outra situação muito comum que representa com exatidão a falta de autorresponsabilidade, é a atribuição de sorte as conquistas dos outros.
Com certeza, você já se referiu a alguém com a seguinte frase: Ah, ele conseguiu por sorte.
Mas o que você não percebeu, foi que aconteceu uma transferência de responsabilidade nessa frase tão simples.
Você não admitiu que a conquista do outro foi por esforço, para não afirmar que você também não conquistou algo porque não se esforçou.
A autorresponsabilidade muitas vezes gera constrangimento, mas o que não incomoda, não faz você mudar.
Lembre-se: Ao desviar o foco de você, seu crescimento é prejudicado. Procure se autoconhecer e se responsabilizar pelas suas atitudes.
Se você deseja aumentar o seu nível de autorresponsabilidade e atrair cada vez mais o sucesso para si, então continue lendo esse conteúdo e comece a evoluir!
7 fatos que podem potencializar o seu nível de autorresponsabilidade e atrair o sucesso para si de forma definitiva
1. O primeiro passo para a mudança
Pode parecer estranho, mas a verdade é que muitas pessoas têm medo de mudar para melhor.
E a única forma de conseguir driblar o medo é tomando consciência que ele existe.
Não há como curar algo sem saber da existência desse problema.
Por isso, comece admitindo para si mesmo que você tem medo do desconhecido, que ele é incerto e você não faz a menor ideia do que estar por vir, que isso causa arrepios em você.
Agora que você sentiu esse turbilhão de emoções desesperadoras, comece a pensar positivo, medite um pouco, sinta a energia fluir.
Se você conseguiu se manter calmo, então é a hora de traçar as suas metas e escrever um plano de ação.
Você finalmente descobriu onde quer chegar e está se visualizando por lá, ainda está com medo?
Comece a agir e colocar o seu plano em prática, não existe um abismo lá na frente esperando a sua queda, a não ser que você estagne e deixe a procrastinação guiar seu caminho.
Se você persegue o seu objetivo como o coiote persegue o papa-léguas, então a sua frente só existe um futuro de conquistas e abundância. Persista!
2. O sucesso é conquistado dia após dia, não no momento que você deseja
Não existe sucesso de forma instantânea.
O sucesso não é um macarrão cozido em 3 minutos, e é por isso que muitos andam se frustrando por aí.
Seria muito fácil desejar a conquista de um objetivo e ele chegar em sua porta dias depois.
Muitos estão fracassando porque não entendem a consistência do sucesso. E novamente, é mais fácil se vitimizar, do que se autorresponsabilizar pelas suas atitudes e buscar o autoconhecimento.
Os maiores mentores do mundo, incessantemente, repetem que o sucesso é fruto da consistência.
Por isso, eu falo isso para você, meu amigo. Nada é mais precioso do que um objetivo dividido em pequenas metas diárias sendo executadas sem o efeito da procrastinação.
Pare de pensar que o mundo deve algo a você e comece a mostrar para o mundo o porquê de você estar aqui. Você possui um grande potencial, autorresponsabilize-se e vá atrás dos seus objetivos.
A única coisa que cai do céu sem preço algum, meu amigo, é chuva.
3. Uma pessoa autorresponsável tem mais chances de progredir
Como eu falei antes, durante a minha infância me escondia atrás do meu irmão mais velho para não assumir responsabilidades.
Mas no ensino médio, eu já dava traços de que isso estava mudando.
Os grupos se formavam para trabalhos e a responsabilidade era automaticamente transferida para mim, e isso me fez descobrir que por mais que seja difícil ser autorresponsável, é necessário e recompensador.
A autorresponsabilidade faz com que você tenha mais chances de abraçar novas oportunidades, elas surgem para você tão fácil quanto você possa imaginar.
E isso acontece simplesmente porque você está mais propenso a aprender com seus erros.
Ao redor do mundo, existem pessoas que são incríveis no que fazem.
Alguns alinham isso a talento ou dom divino, pode até ser, mas sabe o que é difícil imaginar quando você está olhando o palco dos outros? Aquela pessoa já foi ruim naquilo que hoje ela faz tão bem.
Ok, mas e o que faz você ser diferente delas?
Pode ser a disponibilidade de errar quantas vezes forem necessárias para se atingir um objetivo de forma excelente.
Será que você se permite errar? Ou se castiga mentalmente quando isso acontece?
Pessoas autorresponsáveis sabem que precisam passar por essa fase para conseguir aflorar o melhor de si.
Comece a errar e aprender com os seus erros.
A evolução virá mais rápido do que você pensa.
4. A autorresponsabilidade faz você ser o autor da sua história
No momento, você está agindo como o protagonista ou a vítima da sua própria história?
Quando você escolhe não se autorresponsabilizar por nada, passa a se tornar uma simples vítima que está apenas esperando as adversidades lhe atingirem.
Se você não tem um objetivo ou plano traçado, a vida presenteia você com qualquer coisa, porque a sua mente é confusa e não sabe o que deseja conquistar.
Sem sequer perceber, você passa o banco do motorista para o acaso e se conforma em ser apenas um passageiro.
A questão é: você está gostando do que anda recebendo?
É preciso estar no controle, ter um objetivo definido, saber o próximo passo, tomar decisões conscientes e dirigir a sua vida para o rumo que você deseja tomar.
Não deixe a direção nas mãos do acaso, você merece mais e pode ser quem sempre sonhou se souber quais caminhos seguir.
5. Você sempre vai estar colhendo o que plantou
“… sendo autorresponsável ou não’’
O que o ser humano mais almeja é colher o que nunca plantou.
Sucesso fácil, salário alto…
Mas a verdade é que não há como quebrar ou burlar o ciclo da colheita. Também não há como querer colher igual ao outro, sendo que você não teve as mesmas atitudes.
Por isso, o ideal é que você esteja em movimento constante e cultivando pensamentos positivos.
Seja um agente de transformação, uma peça chave para o seu crescimento pessoal e profissional.
O esforço por uma boa colheita nada mais é do que uma demonstração de merecimento e autorresponsabilidade pelo que virá.
Em uma geração que delega a responsabilidade, seja aquele que a toma para si e colhe frutos bons.
6. Culpa não significa responsabilidade
Se você acredita que ser autorresponsável é assumir a culpa por tudo, inclusive por erros que não são seus, está completamente errado.
A autorresponsabilidade consiste em tomar a responsabilidade dos seus atos para si, sem atribuir a culpa aos outros e aprender com seus erros.
Por isso, seja claro e não fuja do foco. Quando você assume as falhas de alguém sem argumentar, pode estar se vitimizando e se deixando passar por uma situação que só trará desgaste emocional.
Preze por uma saúde mental saudável para conseguir cumprir seus objetivos de forma eficiente e rápida.
7. Entenda que o mérito é TODO seu
‘’… seja ele bom ou ruim’’
O que mais se destaca em uma pessoa autorresponsável é a sua capacidade de tomar para si as dores da equipe, principalmente se ela está em uma posição de líder.
Um bom líder entende que se seus resultados estão ruins, ele pode tomar sobre si a responsabilidade e mudá-los através de ações.
Quando a responsabilidade está em suas mãos, o controle é inteiramente seu.
A partir do momento que um líder usa sua assertividade, visão ampla e criatividade, pode ter certeza, meu amigo. Se houver um problema, ele vai ser solucionado.
Por isso, entenda que o mérito é todo seu e das suas ações, sejam elas boas ou ruins. Conscientes ou inconscientes, vitimistas ou autorresponsáveis.
Cuidado com aquilo que você não pega para si, tomar as rédeas do seu destino é uma das maiores chaves para a autorresponsabilidade.
Conclusão: Você é o motorista da sua vida!
Acredito que você agora sabe que a autorresponsabilidade é um passo gigante ao sucesso e que você precisa tomar para si as responsabilidades, se quiser ter uma vida plena e abundante com objetivos alcançados.
Ela é uma habilidade essencial para se criar um ambiente de confiança para uma equipe ou em qualquer lugar, a jornada é longa e cheia de armadilhas, colocar a culpa nos outros não vai te ajudar a passar por elas.
E você, está pronto (a) para vivenciar a autorresponsabilidade na sua vida todos os dias?
Se sim, ótimo, então está na hora de dar um novo passo rumo ao seu Sucesso, com o Clube do Loop.
Mas só entre se estiver comprometido com o sucesso, ok?
Vamos juntos ao topo! 😀