Desenvolvimento Profissional

5 Maneiras práticas de aperfeiçoar suas habilidades profissionais sem sair de casa

9 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

Iniciar como empreendedor e desenvolver suas habilidades profissionais não é uma tarefa simples.

Iniciar como empreendedor e desenvolver suas habilidades profissionais não é uma tarefa simples

Na verdade, é uma das etapas mais difíceis na vida de um profissional que quer ser seu próprio chefe.

Ser multitarefa é uma das palavras mais ditas hoje em dia, afinal, quem não quer conseguir realizar diversas tarefas importantes do dia ao mesmo tempo?

Bom, eu poderia citar várias (para não dizer inúmeras) razões para que você deixe de acreditar que ser uma pessoa multitarefa é uma qualidade, mas vou apenas te contar sobre uma experiência minha.

Não acredito que ser multitarefa é uma qualidade. Na verdade, acredito que seja o oposto.

“Na era da multitarefa, produz mais quem faz uma coisa de cada vez”. Já ouviu isso, amigo?

O principal problema de enxergar a multitarefa como qualidade é que você, com ela, não consegue ter um resultado espetacular em todas as várias tarefas que está executando ao mesmo tempo.

Além disso, aperfeiçoar a multitarefa é você estar trabalhando para que o seu desempenho e resultado sejam cada vez mais rasos, fracos e fáceis de serem “batidos” por concorrentes.

Ou seja, a lição número um, antes mesmo que você saiba das outras, para aperfeiçoar suas habilidades profissionais e subir mais um nível no empreendedorismo é eliminar a multitarefa da sua vida.

Não parece tão ruim, mas acredite que é.

Por exemplo, na época de Design, meus amigos me apelidaram de “flash das logos”. Você deve imaginar que, como meu apelido bem sugestivo entrega, eu realmente era rápido em realizar meus projetos.

O que não significa que eu prestava um trabalho ruim ou feito às pressas, já que realmente me esforçava para entregar o meu melhor.

Eu sempre estava concentrado em realizar diversas funções, como, por exemplo:

• Posicionar clientes sobre o andamento do projeto

• Realizar as tarefas do projeto

• Prospectar

• Realizar pagamentos

• E mais várias outras atividades que um profissional freelancer precisa fazer.

UFA! Realmente eram muitas tarefas, e como eu fazia tudo ao mesmo tempo, sentia que virava uma loucura.

Essa não era uma rotina de trabalho que eu desejava. Portanto, sabia que tinha que fazer algo para mudar essa situação.

Nesta mesma época, coincidentemente, eu estava lendo o livro O Poder do Foco, que me ajudou a entender como eu conseguiria resolver a minha questão de forma eficiente.

Empreendedor iniciante que deseja aperfeiçoar suas habilidades profissionais

Me lembro da leitura como se fosse hoje…

Fiquei fascinado em saber que eu poderia continuar realizando diversas tarefas no dia, desde que eu conseguisse direcionar toda minha atenção, foco e concentração para cada uma delas. Uma de cada vez.

E é neste ponto que eu quero chegar para iniciarmos o conteúdo com pé direito.

Aprendi ao longo dos anos que, quanto mais energia e foco você direciona para uma ação, mais rápido você irá chegar ao resultado que deseja.

Pode ser uma boa opção para você começar escrevendo vinte e cinco objetivos, que você possui na sua vida, em um papel. Com eles, selecione os cinco objetivos principais.

Todos serão realizados, mas se concentre nos cinco que você quer que sejam o ponto de partida, combinado?

Com os cinco objetivos selecionados, agora você irá focar toda sua atenção, foco e concentração para conseguir alcançá-los de forma rápida e com qualidade.

Essa é a regra que o Warren Buffett ensina. É um exercício simples, mas pode ser um verdadeiro divisor de águas para você que é empreendedor iniciante e quer aperfeiçoar suas habilidades profissionais.

Como agora eu acredito fortemente que você esteja pronto para aprender, de uma vez por todas, algumas maneiras incríveis para aperfeiçoar o seu melhor, continue a leitura!

5 Maneiras (simples e práticas) de aperfeiçoar as suas habilidades profissionais sem sair de casa

Habilidades Profissionais para seu negócio crescer

Ser empreendedor, ainda mais iniciante, pode te fazer confundir alguns pontos, como, por exemplo, como comentamos acima, a multitarefa.

É normal ouvirmos o quanto parecemos super heróis quando conseguimos realizar uma infinidade de tarefas ao mesmo tempo, mas isso não significa que está certo, que é produtivo ou garante qualidade.

Ser empreendedor está muito mais relacionado ao aperfeiçoamento de qualidades e habilidades profissionais que você realmente precisa para fazer o seu negócio crescer, do que o quanto você parece ser bom.

O empreendedorismo é uma das únicas profissões onde necessita que você esteja buscando melhorar diariamente.

O caminho é difícil, confesso.

Veja abaixo algumas maneiras, das quais eu usei enquanto estava iniciando minha jornada como empreendedor, que além de serem simples e práticas, faz com que você consiga aperfeiçoar suas habilidades profissionais de forma mais rápida.

1. Conhecimento

Selecionar suas habilidades profissionais e trabalhar para aperfeiçoar as primeiras cinco delas

Se você não possui conhecimento, é normal que você cometa erros banais.

Um exemplo claro é acreditar que ser multitarefa é uma qualidade, ou que você, como empreendedor, irá enriquecer num estalar de dedos, no conforto do seu sofá e trabalhando apenas duas horas por semana.

Parece ridículo, eu sei. Mas por falta de conhecimento, muitas pessoas acabam acreditando em coisas como essa.

Você precisa ser parabenizado, afinal, se está lendo esse conteúdo e buscando maneiras de conseguir se aperfeiçoar, dedicar tempo para o conhecimento não parece ser um problema.

O que, obviamente, não significa que você não deve continuar aprendendo e se esforçando para se manter em progresso. Portanto, uma das maneiras mais conhecidas e eficientes de aperfeiçoar suas habilidades profissionais é, de fato, com o conhecimento.

A regra de Warren Buffett, que eu citei acima, pode ser adaptada e, ao invés de separar objetivos, você pode selecionar suas habilidades profissionais e trabalhar para aperfeiçoar as primeiras cinco delas.

*Se você não faz a menor ideia de qual regra eu estou falando, pode significar duas coisas:

1) está faltando atenção na sua leitura

ou

2) você pulou o conteúdo direto para cá.

Independente da opção, a paciência é uma qualidade que precisa ser aperfeiçoada para que você consiga ter informações claras e valiosas. Leia na sequência e com atenção para não deixar nenhuma técnica passar despercebido 🙂

2. Materiais ricos

Uma maneira interessante de conseguir aperfeiçoar suas habilidades profissionais é absorvendo material de valor.

Aproveitando o gancho sobre conhecimento… Uma maneira interessante de conseguir aperfeiçoar suas habilidades profissionais é absorvendo material de valor.

Ou seja, realizando leituras como essa, que te ajudam a solucionar algum problema que está te impossibilitando de crescer como pessoa e/ou como profissional.

Aperfeiçoar suas habilidades profissionais é um fator que você precisa aprender como fazer para que o seu negócio cresça de forma saudável. Afinal, o seu negócio depende única e exclusivamente de você.

O que não significa que os materiais ricos devem ser lidos apenas quando você está sofrendo com algum problema.

Na verdade, fazer da leitura de materiais ricos um hábito diário é fundamental para aperfeiçoar suas habilidades profissionais.

Por qual motivo?

É simples de entender o motivo de não buscar materiais ricos apenas quando você conseguir identificar um problema ou necessidade… Existem deficiências que os empreendedores iniciantes não conseguem enxergar rapidamente.

Se você conseguir fazer da leitura de materiais ricos um hábito, não existe esse problema, já que você irá ver o que está te faltando com cenários e situações descritos. Portanto, colecione materiais ricos e leia-os diariamente.

3. Gestão de tempo

Conseguir fazer uma boa gestão do seu tempo é organizar e planejar sua rotina de trabalho

Pedir para que o dia tenha mais de 24 horas não é um privilégio só seu.

Na verdade, a maioria da população acredita não ter tempo suficiente para a realização das tarefas do dia. E é aí que entra a gestão de tempo e te livra da necessidade de ser multitarefa.

Conseguir fazer uma boa gestão do seu tempo é organizar e planejar sua rotina de trabalho, considerando até o aparecimento de problemas inesperados.

Tudo é uma questão de foco, como disse na introdução deste conteúdo.

Por vezes você gasta mais tempo e energia tentando realizar todas as tarefas ao mesmo tempo, do que centralizar sua atenção e o seu foco para uma tarefa de cada vez.

Acredite, realmente funciona e garante que você não perca tanta energia ou alcance seu maior nível de estresse.

Se você não consegue acreditar, eu te proponho um teste: Anote todas as tarefas que você precisa realizar no dia, assim que fizer isso, retire da sua mesa todas as distrações.

Isso mesmo, nada de celular ou abas extras abertas.

No momento que você sentir que retirou do seu ambiente todas as distrações, selecione a tarefa mais importante e difícil do seu dia. Feito isso, comece a trabalhar e não dê atenção para nada antes de finalizá-la.

Eu aposto que, além de você se sentir super bem com o trabalho, você irá ter menos estresse, desconforto, problemas e tempo perdido.

Se o seu objetivo é aperfeiçoar suas habilidades profissionais, pode realizar o mesmo teste, substituindo apenas o trabalho pelas tarefas de aperfeiçoamento. O resultado, independente do seu objetivo, será satisfatório.

4. Mentalidade de sucesso

Suas habilidades profissionais nunca vão ser aperfeiçoadas se você, antes de qualquer coisa, não mudar sua mentalidade

Não adianta querer aperfeiçoar suas habilidades, se você possui uma mentalidade vitimista, fracassada e pessimista.

Na verdade, suas habilidades profissionais nunca vão ser aperfeiçoadas se você, antes de qualquer coisa, não mudar sua mentalidade.

Ter uma mentalidade de sucesso não é negar que você possui problemas, por exemplo. É o contrário, é saber que sua vida possui problemas, desafios e limitações, mas continuar persistindo.

A mentalidade de sucesso é a chave para o crescimento profissional.

Não é novidade para quem já leu alguns dos conteúdos publicados por mim aqui no blog, ou nos acompanha nas redes sociais. Sempre falo sobre como ter uma mentalidade de sucesso…

Já que é um assunto extremamente discutido por mim e por toda a equipe do Loop de Sucesso, nada mais justo que você leia alguns conteúdos e confira algumas das nossas publicações nas redes sociais.

É um desafio.

Você já sabe que precisa da mentalidade de sucesso para conseguir aperfeiçoar suas habilidades profissionais, então nada mais interessante que colocarmos em prática as maneiras de fazer isso… Busque conhecimento e confira alguns dos materiais gratuitos e enriquecedores que nós publicamos aqui e também aqui.

5. Atalho para o aperfeiçoamento

Atalhos que podem te ajudar a aperfeiçoar suas qualidades profissionais de forma muito mais rápida

Para finalizar com chave de ouro… vamos falar sobre os atalhos que podem te ajudar a aperfeiçoar suas qualidades profissionais de forma muito mais rápida.

Isso significa que todas as outras quatro maneiras devem ser anuladas e você apenas perdeu tempo? Não!

Na verdade, isso significa que, além de você implementar as outras quatro maneiras, você pode contar com um atalho.

Parece bom demais para ser verdade? Se sim, saiba que é verdade.

O atalho é simples, poderia ser chamado, inclusive, de “dica de amigo”, pois realmente cumpre bem esse papel.

Se chama cronograma semanal. Acredite meu amigo, ele faz toda a diferença.

Durante um tempo e até nos dias de hoje para ser bastante sincero, tive que dar conta de vários compromissos no meu dia, principalmente relacionados a absorção de conhecimento.

Vou explicar melhor, eu precisava adquirir novos conhecimentos para potencializar minhas habilidades através de cursos e materiais enriquecedores, mas o tempo era escasso.

A verdade é que conhecimento é muito importante para o aperfeiçoamento das suas habilidades, mas você precisa adquiri-lo e absorvê-lo da forma certa.

Por isso, recomendo que você distribua suas tarefas diárias, juntamente com suas horas de estudo em um cronograma semanal. Seja detalhista, estipule horários e horas de descanso para não prejudicar a sua produtividade diária.

Lembre-se: Não existe atalhos para o sucesso, mas você pode otimizar o seu caminho e dar passos mais assertivos para atingir níveis cada vez maiores.

Conclusão: Aperfeiçoe suas habilidades profissionais como você nunca pensou que fosse possível

Aperfeiçoe suas habilidades profissionais com materiais ricos

Nada que está no conteúdo é um segredo. Mas, o empreendedorismo é exatamente isso, descobrir caminhos já descobertos.

A diferença não está nas palavras que eu coloquei aqui, está no que você irá fazer com elas. Portanto, espero que você tenha lido com atenção e aproveite cada conselho dado no conteúdo.

Bom, agora é hora de me despedir.

Como eu disse no decorrer do conteúdo, você encontra o Loop de Sucesso nas redes sociais, então se você precisar de ajuda, pode contar conosco.

5 Maneiras práticas de aperfeiçoar suas habilidades profissionais sem sair de casa 1

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.