Autoconhecimento

Ansiedade no empreendedorismo: 8 dicas para ser menos ansioso nos negócios

8 min de leitura
Junte-se a milhares de Loopers

Em menos de um minuto, você pode entrar para a nossa lista prioritária e receber conteúdos exclusivos.

A ansiedade persegue boa parte da população nos dias de hoje.

Muitos culpam as redes sociais, outros culpam o imediatismo e a rapidez em que as coisas acontecem nos dias atuais.

A ansiedade prejudica bastante os empreendedores nos dias de hoje

A verdade é que a ansiedade é uma grande inimiga dos novos empreendedores que precisam inovar, criar estratégias nunca vistas antes e fazer o seu negócio ter sucesso.

Mas o que é o sucesso para você?

Para alguns empreendedores, sucesso representa ganhar dinheiro de forma rápida. Ser tão genial ao ponto de criar algo que vai fazer com que as pessoas enlouqueçam através de gatilhos mentais e ofertas.

Além disso, é muito fácil nessa era digital lotada de informações, sermos bombardeados por histórias de pessoas que venceram diversos obstáculos e conseguiram atingir seus objetivos.

Não que isso seja algo ruim, depende da perspectiva de cada um, eu por exemplo me sinto inspirado a correr atrás dos meus sonhos e metas, mas outras pessoas podem começar a se comparar e desenvolver uma mente que se auto sabota.

E é aí que está o perigo, a ansiedade pode limitar as suas ações por inúmeros fatores e tomar as rédeas da sua vida, impedindo que você conquiste os seus maiores objetivos.

Seja por medo, comparação constante ou auto sabotagem, é preciso se conhecer profundamente para encontrar o motivo e a razão real que pode estar trazendo toda essa ansiedade à tona. O mal deve ser cortado pela raiz.

E foi isso que aconteceu comigo durante um tempo.

Eu me sentia várias vezes como aquele meme em que o cérebro olha para a menina e fala: Já dormiu? Tive uma ideia de negócio.

Cérebro ativo pela noite causa ansiedade e diminiu a energia matinal

As maiores ideias sempre apareciam justamente na hora de dormir, quando a correria do dia passava e a mente começava a trabalhar melhor no subconsciente.

Mas esse processo que acontecia na hora errada, prejudicava minha produtividade no dia seguinte, pois era como uma troca: ideias x energia matinal.

Demorei muito tempo para entender, mas um dia vi uma postagem no Instagram que dizia: “Se você está deprimido, está vivendo no passado, se está ansioso, está vivendo no futuro, e se está em paz consigo mesmo, está vivendo no presente”, eu nunca mais fui o mesmo.

Compreendi que estava vivendo com expectativas no futuro e deixando de construir o meu sucesso no presente, me conheci um pouco mais nesse dia.

Mas não são apenas as coisas internas que prejudicam o nosso estado mental.

A pressão em conquistar objetivos tem pesado cada vez mais na trajetória dos empreendedores.

Afinal, se você tem um negócio próprio precisa ao menos ter um conhecimento básico em todas as áreas da sua empresa, e não é algo fácil.

Boa parte das pessoas resolvem abrir uma empresa para se livrar de um emprego que não se sente satisfeito. E meu amigo, esse é um motivo muito fraco.

Se você não se sente feliz com um determinado emprego, então mude. Um negócio é algo sério, exige disciplina, determinação e comprometimento.

Suas atitudes devem se alinhar ao seu propósito de vida e não o contrário.

A ansiedade é mais um obstáculo na jornada de quem deseja fazer algo diferente e deixar a sua marca no mundo.

No empreendedorismo não existe apenas conquistas e cases de sucesso, o palco não é tudo, os bastidores são mais dolorosos.

As manifestações mentais vão de: problemas de concentração, mente inquieta e problemas de sono, medo e sensação de que pode acontecer algo que vai fazer você perder o seu negócio, até descontrole de pensamentos.

São sintomas simples, mas que podem afetar gravemente a sua rotina diária.

Você quer saber como driblar um dos maiores obstáculos no empreendedorismo?

Se você respondeu com um sim, então continue lendo o conteúdo para ser menos ansioso nos negócios e fazer a sua empresa se desenvolver cada vez mais.

8 dicas para ser menos ansioso nos negócios e driblar um dos maiores obstáculos no empreendedorismo [A 8° é a minha favorita]

1. Priorize o silêncio matinal

O silêncio matinal diminui a ansiedade e renova as energias

Você já pensou em acordar e permanecer em silêncio por alguns minutos?

Ao despertar, o cérebro humano não está totalmente ativo e com o seu desempenho em alta, é necessário um pouco de tempo para que finalmente você se sinta disposto para enfrentar a rotina diária e se livre daquela sensação de moleza.

Por isso, implementei essa técnica do silêncio todos os dias e sigo com ela sem me permitir falhar nenhuma vez.

Os momentos de silêncio fazem com que você se conecte consigo mesmo, com a sua essência e os seus pensamentos.

A partir disso, você consegue equilibrar seus sentimentos e decidir como quer que o seu dia aconteça. E ainda pode se esquivar de tensões dos dias anteriores.

Viva cada dia como se fosse o primeiro. Assim você dará o seu melhor sempre, pois todos os dias se comportará como se estivesse começando algo novo.

2. Mantenha suas tarefas organizadas, empreendedor!

Manter as tarefas organizadas ajuda ater menos ansiedade

Controlar o tempo seria um superpoder fundamental para quem é empreendedor.

Não existem superpoderes, mas você pode usar técnicas de gestão de tempo ao seu favor.

Executar uma lista de tarefas pode ser bem complicado e elaborá-la um dia antes nem se fala.

Mas acredite em mim, meu amigo. É exatamente do que você precisa. Como diz aquele ditado popular: O tempo vale ouro.

E horas vagas mais ainda. Afinal, é com elas que você consegue adquirir conhecimento extra para estar à frente dos seus concorrentes.

Por isso, organizar a sua lista na noite anterior é uma mão na roda.

Você ainda tem memorizado tudo que aconteceu no seu dia e já irá despertar com uma sensação de prazer e força de vontade ao se deparar com uma lista de tarefas pronta e organizada para que você possa cumpri-la.

Alguns minutos do seu dia anterior, te garantirão horas no seu dia seguinte.

3. Se você tem um bom planejamento, não tem porque se apressar

Um bom planejamento ajuda a diminuir a ansiedade com o futuro

 

Depois que consegui encontrar o autoconhecimento, percebi que existiam situações no futuro em que eu não poderia controlar totalmente, e que ficar pensando nelas o tempo todo poderia ativar o senso de auto sabotagem, colocando tudo que construí por água abaixo.

Então comecei a aceitar que meus projetos futuros dependem do que eu faço agora, por isso decidi que é aqui que vou investir a maior parte das minhas energias.

Se você tem um projeto sólido, estratégico e bem estruturado, não tem porque dar lugar a ansiedade e se preocupar com a velocidade em que as coisas estão andando.

Não tente medir o seu sucesso com a régua dos outros, o seu tempo não tem que ser o mesmo de mais ninguém.

Cada pessoa enxerga a vida por uma perspectiva diferente e aprende de forma diferente também. São evoluções distintas, procure evoluir da sua forma, não seguindo os passos dos outros.

Confie no seu projeto, no universo e no seu potencial.

Dê um passo todos os dias e não se preocupe em correr, o que está reservado para você está a sua espera, não vai sair do lugar.

Apenas mostre que você está pronto e é merecedor.

4. É necessário analisar seus horários

O planejamento do tempo pode diminuir sua ansiedade.

O planejamento do tempo pode diminuir a ansiedade.

A correria do dia a dia é inegável, são muitas tarefas para conciliar e as vezes você simplesmente esquece de descansar ou tirar um tempo para o lazer com a família.

Ainda há aqueles que são compulsivos pelo trabalho e não largam por nada, inclusive os empreendedores são vistos assim pelas pessoas que os cercam.

Eu sei, que quando se tem um propósito é preciso muita disciplina, mas a falta de tempo para o lazer pode prejudicar a sua mente e fazer com que você fique cada vez mais ansioso, irritado e descontrolado.

O cérebro valoriza tudo aquilo que é mais prazeroso, isso é um fato, ele ama quando você procrastina ou dorme demais por exemplo.

E eu não estou dizendo para que você faça coisas desse tipo, nada disso. Mas em meio a sua rotina é importante encontrar minutos para aproveitar momentos simples que irão fazer com que você se sinta feliz, amado e apreciado.

São esses sentimentos que renovarão sua força de vontade e farão com que o seu desempenho profissional aumente em grande escala.

Tirar um tempo para você, não é perda de tempo, é um investimento no maior bem que você tem: a sua mente.

5. A autocrítica pode ser um peso muito grande

A autocrítica também pode aumentar a ansiedade.

A autocrítica também pode aumentar a ansiedade.

 Alguns fatores podem contribuir, como por exemplo: a busca pelo perfeccionismo, o medo da frustração e a culpa atribuída a si mesmo por situações negativas.

A autocrítica é como um bichinho venenoso que dispara apenas palavras dolorosas, você não consegue calá-lo e, é alvejado por setas o tempo inteiro.

É importante se autoanalisar e encontrar os seus pontos fracos para que possam ser aperfeiçoados, mas não de forma que desmotive as suas ações.

Por isso, sempre que fizer uma crítica a si mesmo, faça também um elogio. Reconheça as suas habilidades e talentos.

Seja tolerante consigo mesmo e com os seus erros, sem eles você não teria uma oportunidade de evolução.

Você não aprende coisas novas quando acerta e sim quando fracassa.

Quando o foco está apenas nos pontos negativos, eles se engrandecem e encobrem os pontos positivos.

Não é o que acontece com você que te representa, mas sim a forma com que você resolve agir diante disso.

6. O autoconhecimento é a força real de uma pessoa imbatível

Se autoconhecer ajuda a manter a ansiedade controlada

Se autoconhecer é uma das maiores características de alguém que é um forte candidato ao sucesso.

Quando passo por alguma dificuldade, sempre procuro imaginar como um empreendedor de sucesso pensaria se estivesse naquela situação.

E diante de vários momentos usando essa técnica, cheguei à conclusão que cada um pensaria de forma diferente, porque o que eles mais têm de valioso é o autoconhecimento.

Eles sabem quais são seus pontos fortes e fracos, em que devem insistir ou deixar para lá.

Não existe uma única resposta de ouro, existe você se conectando com o seu interior para decidir o que fazer quando levar uma rasteira da vida.

A ansiedade muito se fortalece quando você não descobre a causa dela, o monstro só vai crescendo e você vai perdendo o controle sobre aquilo.

Por isso, pergunte a si mesmo: Como eu ajo? O que me faz feliz? Quais são os meus pontos fracos e fortes? Qual é o meu propósito?

Questione-se até conseguir entender como você reage as situações, logo estará pronto para traçar objetivos alinhados com as suas atitudes.

7. Mude a sua percepção, foque em pensamentos positivos

Uma pessoa com ansiedade não consegue focar em suas metas com clareza.

Uma pessoa com ansiedade percebe a realidade de forma distorcida.

Situações corriqueiras e comuns tendem a ser supervalorizadas por pessoas que têm ansiedade. A apreensão e o medo se instalam causando uma preocupação exagerada.

A atenção se volta apenas para aquilo que irá contribuir para o aumento da ansiedade.

Então, você só ouve coisas como: a empresa caiu de nível ou a equipe está desmotivada, ou ainda, nossas vendas caíram esse mês.

E esquece de focar em coisas boas que também devem ter acontecido naquele mês, simplesmente foca nos problemas e não nas soluções.

A negatividade nunca foi uma boa companhia rumo ao caminho do sucesso.

Por isso, se você quiser vencer e dar continuidade a sua missão de vida, precisa se aliar a quem trará mais benefícios do que malefícios. Se alie aos pensamentos positivos.

Olhe ao redor, agradeça pelo que já conquistou e pelo que ainda irá conquistar. Descubra novas soluções para problemas existentes, use a positividade e os reduza ao pó.

Você só atingirá objetivos grandes se deixar a sua energia positiva fluir para o universo.

8. A meditação pode ser o antídoto

A meditação pode ser o antídoto para a meditação

Para uma mente repleta de pensamentos negativos ou distração extrema, o método que tem trazido mais resultados é a meditação.

O foco é se manter no presente, aumentar os níveis de positividade e agregar valor no agora.

A meditação mindfulness faz com que você exercite a sua atenção plena, pare de fazer as coisas no piloto automático e tome atitudes mais conscientes.

Além de melhorar sua produtividade e autocontrole.

Percebe agora que todas as portas estão abertas para você?

Lembre-se: A meditação é uma maneira de se conectar com a sua essência. Afinal, a ação perfeita é fruto da meditação perfeita.

Conclusão: Você também precisa descansar!

Aproveite pequenos minutos com lazer e descanso para diminuir a ansiedade.

Viu como você encontrou a solução para diminuir a ansiedade?

Agora é com você!

Não adianta procurar autoconhecimento, motivação e novas técnicas, se você não estiver disposto a colocá-las em ação.

Tente diminuir o ritmo da sua mente inquieta e aproveite pequenos minutos com lazer e descanso. Uma alta produtividade é alcançada quando se está bem em todas as áreas: física e emocional.

Agora que você já aprendeu a diminuir a ansiedade para focar no seu propósito, queremos que saiba que estamos aqui para ajudar no que você precisar, por isso fique por dentro também dos nossos conteúdos no Instagram oficial e no nosso Loopgram.

Compartilhe esse conteúdo com pessoas que também enfrentam problemas como esse e os ajude a progredirem também.

Boa subida ao topo!

Ansiedade no empreendedorismo: 8 dicas para ser menos ansioso nos negócios 1

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.