Nos dias de hoje, muitas pessoas procuram pela fórmula secreta da produtividade ou pelo antídoto para curar a procrastinação.
O que eles não sabem, é que não precisam encontrar a cura para tais problemas em seus trabalhos, o que realmente fará diferença em suas vidas é a alta performance.
Antes de entender o conceito do porque estou falando isso para você, preciso saber se está preparado para o flow de informações valiosas que virá a seguir.
Meu amigo, você sabe o que é alta performance?
Alta performance é um estado de equilíbrio em que você vai além das expectativas.
Uma pessoa que vive nas ondas da alta performance alcança mais resultados e consegue ser mais produtivo no seu dia a dia.
Esse equilíbrio tão desconcertante, faz com que as pessoas explorem e encontrem seus potenciais, desempenhando tão bem seus papéis que chamam a atenção do mundo corporativo, rapidamente, para um crescimento em grande escala.
O mercado de trabalho está cada vez mais disputado e a sociedade vem se preparando e se especializando para ocupar espaços de forma definitiva e sólida.
Mas não é só isso, o conhecimento é muito importante, porém a forma como você performa durante o dia, tem se tornado um fator de destaque na atualidade.
Não é novidade para ninguém que um profissional de alta performance possui mais chances de atingir resultados acima da média.
Esses profissionais tão valiosos, se destacam principalmente por conseguirem controlar a si mesmo, no sentido emocional e mental.
Por isso, estão menos propensos a procrastinar e decair em sua produtividade diária.
A inteligência emocional que eles possuem é de um nível altíssimo e pode ser considerada uma das habilidades mais fortes e vantajosas no mercado de trabalho, hoje em dia.
Além disso, a alta performance não é um tema muito debatido, boa parte das pessoas acreditam que ela só pode ser utilizada no lado financeiro ou apenas no meio de grandes empresas.
Mas não é verdade, você pode desempenhar com alta performance em qualquer ambiente de trabalho, ela deve estar enraizada no seu modo de agir e pensar, exatamente como quando você encontra um hábito novo.
Se você deseja identificar com mais facilidade essas pessoas e se tornar uma delas, conheça agora os cinco pilares de alguém que possui alta performance:
Metas e objetivos claros:
Pessoas de alta performance sabem exatamente onde querem chegar e por isso fazem de tudo para definir ao máximo seus objetivos, assim conseguem traçar com facilidade o caminho para se alcançar o êxito.
Autogerenciamento:
É aqui que a procrastinação é impedida de agir.
Alguém que consegue gerenciar suas atitudes, consegue dar um basta em qualquer hábito ruim.
Por isso, pessoas de alta performance atingem grandes resultados, afinal, elas não deixam que nada atrapalhem os seus objetivos, nem elas mesmas.
Conhecem seus pontos fracos e fortes, sabem exatamente onde aperfeiçoar suas habilidades para alcançar novos níveis de produtividade e evitar distrações.
Entenderam em anos de experiência que os resultados e fracassos são méritos delas, dessa forma não perdem tempo culpando ninguém, apenas tomam para si a responsabilidade de alcançar resultados melhores em novos recomeços.
Disciplina:
Não há obstáculo no caminho de quem tem disciplina e força de vontade, pessoas de alta performance sabem disso, por isso organizam suas tarefas diárias para executá-las sem tempo a perder, dando o seu melhor em qualquer situação.
Entendeu agora porque ter uma boa performance pode encurtar o caminho até o seu objetivo?
Se um profissional comum consegue mudar seus resultados, drasticamente, usando alta performance, imagine então a forma em que um líder usaria essa habilidade.
Um bom líder que possui alta performance, sabe que deve motivar sua equipe a buscar eficácia, não perfeição.
Pois o que realmente irá trazer grandes resultados é a combinação de talentos, executando as ações certas com maestria.
Porém, a alta performance não se limita apenas a resultados e a grandes níveis de desempenhos diários.
Para realmente fazê-la funcionar, você precisa manter todas as áreas da sua vida em equilíbrio e fluidez.
Como por exemplo: a área profissional e afetiva.
Na correria do dia a dia, é muito difícil perceber, mas é comum para as pessoas se empenharem mais em uma área, enquanto a outra só decai.
Se você é dono do seu próprio negócio, é muito provável que já tenha deixado a família de lado para continuar o seu trabalho em horas extras, por não conseguir dar de conta de todos os afazeres.
E, é aí que está o erro.
Para desempenhar bem o papel de uma pessoa de alta performance, você precisa enxergar a vida como um todo e entender que cada área dela, contribui na sua relação com as outras.
Ser alguém melhor, faz com que suas ações mudem e os seus resultados também.
Talvez você já tenha entendido, mas a alta performance é muito mais comportamental e se reflete na sua forma de agir, superando as expectativas em seus resultados.
É muito importante estimular novos objetivos e metas para extrair o máximo do seu desempenho e potencial.
Por isso, se você quer aprender como implementar técnicas de alta performance no seu ambiente de trabalho, através de novos hábitos, continue lendo esse conteúdo!
8 maneiras de usar a alta performance no seu trabalho, através de hábitos eficazes [A 4° é a minha favorita]
1. A mudança de mentalidade
Você precisa de uma mentalidade diferente para que aja coerência em suas ações.
Sim, a mente sempre vai ser uma peça chave em qualquer coisa que você deseje fazer.
Ela pode ser a sua maior ajuda e também o seu maior obstáculo.
Por isso, é importante que você esteja pronto e focado para desempenhar o seu talento da melhor forma possível, durante a sua trajetória.
Quando você passa a treinar a sua mente para uma mudança de mindset, a sua realidade, automaticamente, vai se moldando de acordo com a forma como você pensa e suas ações também tendem a mudar.
Então, se hoje você não possui bons resultados e não tem uma vida equilibrada em todas as áreas para desenvolver a alta performance, comece mudando a sua forma de pensar e enxergar o mundo.
Suas atitudes sempre vão condizer com a forma como você pensa.
2. Cumpra uma meta e em seguida estabeleça outra
Pessoas de alta performance são criativas e possuem muitas ideias e metas a cumprir.
Mas seu foco, sempre está voltado a uma meta de cada vez, sem hábitos de multitarefa.
Elas sabem que um objetivo é alcançado a partir de várias metas traçadas e que ao cumprir uma meta, é necessário definir a próxima o mais rápido possível para que o foco não seja afetado e venham a ficar mais suscetíveis a procrastinação.
Por isso, se você tem um objetivo claro e definido, não deixe de dar um passo de cada vez todos os dias, pode parecer uma ação pequena, mas no futuro você vai perceber que conseguiu construir um castelo enorme levando um tijolo por vez.
3. Você nunca estará pronto, se auto aperfeiçoe sempre
Muitos estão esperando a hora perfeita ou querem estudar até se considerarem prontos, para enfim, dar o seu primeiro passo e agir.
Esquecem que é impossível a qualquer pessoa saber de tudo, sobre tudo.
E ao invés de tentarem adquirir experiência em suas áreas, escolhem ficar inativos, observando os outros realizarem e conquistarem o mundo.
Pessoas de alta performance compreendem que são aprendizes para a vida inteira e que é preciso estar sempre procurando novos conhecimentos para aperfeiçoar suas habilidades, sem esquecer de agir e aplicar o seu conhecimento.
Se você possui uma habilidade, saiba que para performar bem, é preciso alimentá-la e aperfeiçoá-la com novas bagagens.
Não pense que sabe de tudo, você sempre terá algo a aprender e a melhorar.
Ninguém nunca estará pronto completamente, é preciso seguir a vida em busca de aprendizados e experiências novas.
4. Canalize as suas emoções para as decisões corretas
Controlar as emoções é o desejo de qualquer pessoa, principalmente empreendedores.
Muitas são as pessoas que se prejudicam diariamente pelo furor de suas emoções e por não saber lidar com elas.
De decisões ruins, até situações embaraçosas, são incontáveis as consequências de emoções mal gerenciadas.
Se você sabe lidar bem com a forma como você se sente, quando se depara com certas situações, então poderá passar de forma consciente por obstáculos em seu caminho.
Por isso, a inteligência emocional é tão necessária para qualquer profissional.
Analise como você se sente para decidir como se comportar e atingir novas metas.
Existe uma propensão enorme para decisões erradas quando se está no calor das emoções.
Recomendo que quando você tiver que decidir algo, entre em um estado de meditação, procure o equilíbrio, para que assim você encontre a opção que trará benefícios e não consequências.
Forte não é aquele que vence os outros pela força, mas sim aquele que vence a si mesmo todos os dias em prol dos seus objetivos.
5. Não fuja dos desafios, aceite-os
Pessoas de alta performance estão atentas e se submetem a novas experiências para alcançar aprendizados exclusivos em suas jornadas.
Elas não são conhecidas como alguém que tem medo do desconhecido ou de tentar um novo recomeço.
Suas atitudes estão diretamente alinhadas ao objetivo que está em sua visão de foco.
Além disso, possuem uma capacidade de inspirar confiança em todos os momentos, e essa confiança vem de dentro, elas têm consciência do seu potencial e sabem que podem chegar em lugares que muitos não ousaram conquistar.
Entenda, se um desafio aparece para você durante sua jornada, é porque você precisa aprender algo e enquanto não o enfrentar para absorver a lição, ele não irá parar de aparecer.
Deixe o medo de lado, e aceite aquilo que a vida está oferecendo, as vezes você não sabe, mas é apenas uma oportunidade de crescimento.
Não escolha a zona de conforto, escolha crescer, se desenvolver, e claro, ser alguém de alta performance.
6. Novas habilidades podem fazer você se desenvolver
A motivação é temporária, mas não significa que você não pode estar sempre motivado.
Houve uma época em que eu não tinha muitos hobbies e habilidades, vivia desmotivado, porque não tinha pequenas conquistas para comemorar.
Hoje em dia tudo mudou, mas agora muita coisa fez sentido para mim. A motivação pode ser criada por você todos os dias.
Quando você começa a aprender coisas novas, a sua mente vai se abrindo cada vez mais e você vai percebendo que é capaz de realizar ações que nunca tinha imaginado antes.
A alta performance cria profissionais mais preparados e que se destacam, mas não é só isso, ela traz também a possibilidade de inúmeras habilidades e essas pessoas agarram essas oportunidades de aprendizado.
Se você quer ter uma boa performance, comece a potencializar o seu desenvolvimento pessoal e profissional com novas habilidades.
As pequenas conquistas serão diárias e a sua motivação também.
7. O feedback é a semente da mudança
“… e tudo que se é plantado, é colhido.”
Durante um tempo, eu me irritava quando recebia críticas sobre o meu trabalho, eu me esforçava tanto que achava que não merecia nada além de um: ‘’parabéns, ficou incrível!’’
Mas hoje em dia percebi a importância do feedback.
Você nunca vai conseguir ser melhor, se achar que tudo que você faz é perfeito.
As pessoas precisam parar de procurar a perfeição, não existe algo perfeito para nós seres humanos, existe no máximo algo excelente.
Se você parar e observar as invenções e ideias de tudo que já foi criado, vai perceber que tudo pode ser melhorado, sempre existe um, “porém”, para algo que é muito bom, mas precisa de aperfeiçoamento.
Por isso, abandone esse mindset fixo sobre feedback ser sempre algo negativo.
Não é, e se você sempre levar para o lado pessoal, nunca vai ser um bom profissional.
Aceite as críticas, analise o que é coerente e filtre aquilo que você pode levar como aprendizado e melhorar uma próxima vez.
A alta performance anda de mãos dadas com os feedbacks de melhoria.
Você só vai ser o melhor um dia, se receber críticas de quem é melhor que você agora.
8. Quem se planeja está dez passos à frente
Uma habilidade que chama a atenção em pessoas de alta performance, são os altos níveis de produtividade que elas conseguem manter com suas tarefas diárias.
E elas não conseguem executar as atividades a tempo apenas por serem talentosas, e sim por se planejarem bem antes.
Quando você se planeja e se organiza no dia anterior, consegue executar suas tarefas de forma excelente e com mais rapidez do que o normal.
As metas precisam ser mensuráveis e realistas, se você coloca metas impossíveis na sua lista diária, não vai conseguir realizá-las e vai prejudicar sua motivação para finalizar o dia com as tarefas cumpridas.
Aprenda com os profissionais de alta performance e comece um crescimento escalável, sabendo priorizar as suas metas diárias, sem se atrapalhar com o que é urgente e aquilo que é prioridade.
Um planejamento bem feito elimina as chances de erros e tarefas mal realizadas.
Conclusão: A ação é amiga do presente!
Se você chegou até aqui, então aprendeu que a alta performance pode fazer com que seus resultados aumentem de forma surpreendente.
Além de fazer seu tempo render para se auto aperfeiçoar e adquirir novas habilidades.
Às vezes você não precisa de uma grande mudança, apenas de pequenos ajustes em parafusos que podem decolar o seu negócio.
Cuidado para que seus objetivos sejam realistas e não apenas devaneios da sua mente.
Para saber se realmente uma meta faz sentido para você, comece a trabalhar na execução dela agora, o presente realmente é algo valoroso que você ganha para implementar novas ações e atitudes.
Lembre-se: A alta performance é mais um comportamento do que algo técnico.
Vamos juntos ao topo! 😀